Geral do Curso: Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Gerais da Disciplina: Apresentar a importância da análise do jogo como uma área de pesquisa e aplicação no âmbito dos esportes coletivos. Descrever, testar e avaliar possíveis modelos de análise de jogo em diferentes esportes coletivos em situações de treino e competição.. Específicos da Disciplina: 1. Identificar as diferenças entre os contextos dos esportes coletivos; 2. Apresentar ao discente os métodos de análise do jogo; 3. Planejar, aplicar e avaliar um modelo de análise de jogo específico; 4. Balizar etapas do processo de ensino-aprendizagem-treinamento a partir dos parâmetros de desempenho observados em situação competitiva; 5. Proporcionar aos discentes a vivência no campo da análise do jogo.
Definições e contextos pertinentes à análise de jogo. A análise do jogo como campo de investigação no âmbito esportivo. Análises quantitativas e qualitativas nos esportes coletivos. Tipos e possibilidades de aplicação nos esportes coletivos. Utilização de recursos computacionais para a coleta e análise dos resultados. Planejamento de um modelo de análise de jogo com categorias criadas a partir da observação assistemática. Observação e registro dos dados de forma sistemática. Avaliação da aplicabilidade e viabilidade do modelo proposto. Relações entre a análise de situações competitivas e a transferência para as situações de treino.
1. Definições e contextos da análise do jogo; 2. Análise do jogo como campo de investigação e feedback para o planejamento dos treinamentos; 3. Análises quantitativas e qualitativas nos esportes coletivos; 4. Tipos, possibilidades e ferramentas de aplicação nos esportes coletivos; 5. Análise de vídeo x análise in loco; 6. Recursos computacionais aplicados à análise do jogo; 7. Observação assistemática e formulação das categorias de análise em esporte coletivo; 8. Planejamento de um modelo de análise de jogo a partir das categorias propostas; 9. Aquisição dos dados (observação sistemática) em situação de treino/competição para aplicação do modelo proposto; 10. Avaliação da aplicabilidade dos modelos criados; 11. Tratamento dos dados e apresentação dos resultados; 12. Transferência dos parâmetros referentes ao desempenho esportivo no ambiente de competição para o ambiente de treino; 13. Proposição das etapas do processo de ensino-aprendizagem-treinamento a partir das variáveis analisadas.
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