Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0079 - Exercício Físico em Condições Especiais de Saúde I
Physical Exercise in special health care condition I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Conhecer e entender a fisiopatologia de doenças, os distúrbios da função cognitiva e as modificações decorrentes da gestação, capacitar o profissional da área de Educação Física para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais. 

Específicos da Disciplina
Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar as necessidades de adaptação de um programa de exercício físico para indivíduos que apresentam condições especiais de saúde, entre elas indivíduos com distúrbios cardiovasculares, imunológicos e cognitivos. Também deverá ser capaz de adaptar um programa de exercício físico para gestantes. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos que apresentam determinada condição especial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4170596 - Camila de Moraes
 
Programa Resumido
Elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos por distúrbios como hipertensão arterial; insuficiência cardíaca congestiva; doença vascular periférica; doença arterial coronariana, neoplasias, síndrome da imunodeficiência adquirida e distúrbios cognitivos. Deverá elaborar programas adequados aos diferentes trimestres da gestação. Principais medicamentos utilizados por indivíduos acometidos por doença cardiovascular, neoplasia e síndrome da imunodeficiência adquirida e a influência da medicação sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças cardiovasculares (Hipertensão Arterial; Insuficiência Cardíaca; Doença vascular periférica e Doença arterial coronariana); influência da medicação de ação cardiovascular sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço.
Módulo 2. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos com neoplasias e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; influência da medicação de ação antitumoral e terapia antirretroviral sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço.
Módulo 3. Adequada orientação e prescrição de exercícios para aprimoramento da função cognitiva (atenção, memória e aprendizagem)
Módulo 4. Adequada orientação e prescrição de exercícios para gestantes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, leitura e preparação de seminários em sala de aula. Fórum de discussão, com grupo fechado, sobre as recentes pesquisas publicadas que investigaram os efeitos de exercício físico sobre as condições especiais saúde abordadas na disciplina.
Critério
Avaliação escrita ao final de cada módulo, num total de quatro avaliações. Os trabalhos realizados em sala de aula comporão uma quinta nota. A média semestral será obtida por média aritmética das notas obtidas nas avaliações e a nota final dos trabalhos em sala de aula (totalizando 5 notas).
Norma de Recuperação
Será realizada recuperação no período previsto pela Instituição. A recuperação poderá ser uma prova ou trabalho manuscrito compreendendo o conteúdo do módulo no qual o aluno não obteve aproveitamento mínimo. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p.
LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p.
NEGRÃO CE; BARRETO ACP. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 2.ed. Barueri: Manole, 2006. 392 p.
RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013.
ZANESCO, A.; PUGA, G.M. (Org). Doenças Cardiometabólicas e Exercícios Físicos. Rio de Janeiro: Revinter, 2013.
RONDON, MUPB: BRUM PC. Exercício físico como tratamento Exercício físico como tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial. Rev Bras Hipertens, 10: 134-139, 2003.
CASTINHEIRAS-NETO, AG; COSTA-FILHO, IR; FARINATTI, PTV. Respostas cardiovasculares ao exercício resistido são afetadas pela carga e intervalos entre séries. Arq Bras Cardiol; 95(4): 493-501, 2010.
TERRA, R; SILVA, SAG; PINTO, VS; DUTRA, PML. Efeito do exercício no sistema imune: resposta, adaptação e sinalização celular. Rev Bras Med Esporte, 18(3): 208-2014, 2012.
CURLIK, DM; SHORS, TJ. Training your brain: Do mental and physical (MAP) training enhance cognition through the process of neurogenesis in the hippocampus? Neuropharmacology, 64: 506-514, 2013.
ANTUNES, HKM; SANTOS, R; CASSILHAS, R; SANTOS, RVT; BUENO, OFA; MELLO MT. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, 12(2): 108-114, 2006.
CHUNG, E; LEINWAND, LA. Pregnancy as a cardiac stress model. Cardiovasc Res, 101: 561–570, 2014.
NASCIMENTO, SL; GODOY, AC; SURITA, FG; PINTO e SILVA JL. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet, 36(9): 423-31, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0079

Clique para consultar o oferecimento para REF0079

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP