Geral da Disciplina Conhecer e entender a fisiopatologia de doenças, os distúrbios da função cognitiva e as modificações decorrentes da gestação, capacitar o profissional da área de Educação Física para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais. Específicos da Disciplina Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar as necessidades de adaptação de um programa de exercício físico para indivíduos que apresentam condições especiais de saúde, entre elas indivíduos com distúrbios cardiovasculares, imunológicos e cognitivos. Também deverá ser capaz de adaptar um programa de exercício físico para gestantes. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos que apresentam determinada condição especial.
Elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos por distúrbios como hipertensão arterial; insuficiência cardíaca congestiva; doença vascular periférica; doença arterial coronariana, neoplasias, síndrome da imunodeficiência adquirida e distúrbios cognitivos. Deverá elaborar programas adequados aos diferentes trimestres da gestação. Principais medicamentos utilizados por indivíduos acometidos por doença cardiovascular, neoplasia e síndrome da imunodeficiência adquirida e a influência da medicação sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço.
Módulo 1. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças cardiovasculares (Hipertensão Arterial; Insuficiência Cardíaca; Doença vascular periférica e Doença arterial coronariana); influência da medicação de ação cardiovascular sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço. Módulo 2. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos com neoplasias e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; influência da medicação de ação antitumoral e terapia antirretroviral sobre a capacidade de exercício e o controle da intensidade do esforço. Módulo 3. Adequada orientação e prescrição de exercícios para aprimoramento da função cognitiva (atenção, memória e aprendizagem) Módulo 4. Adequada orientação e prescrição de exercícios para gestantes.
ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p. LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p. NEGRÃO CE; BARRETO ACP. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 2.ed. Barueri: Manole, 2006. 392 p. RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013. ZANESCO, A.; PUGA, G.M. (Org). Doenças Cardiometabólicas e Exercícios Físicos. Rio de Janeiro: Revinter, 2013. RONDON, MUPB: BRUM PC. Exercício físico como tratamento Exercício físico como tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial. Rev Bras Hipertens, 10: 134-139, 2003. CASTINHEIRAS-NETO, AG; COSTA-FILHO, IR; FARINATTI, PTV. Respostas cardiovasculares ao exercício resistido são afetadas pela carga e intervalos entre séries. Arq Bras Cardiol; 95(4): 493-501, 2010. TERRA, R; SILVA, SAG; PINTO, VS; DUTRA, PML. Efeito do exercício no sistema imune: resposta, adaptação e sinalização celular. Rev Bras Med Esporte, 18(3): 208-2014, 2012. CURLIK, DM; SHORS, TJ. Training your brain: Do mental and physical (MAP) training enhance cognition through the process of neurogenesis in the hippocampus? Neuropharmacology, 64: 506-514, 2013. ANTUNES, HKM; SANTOS, R; CASSILHAS, R; SANTOS, RVT; BUENO, OFA; MELLO MT. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, 12(2): 108-114, 2006. CHUNG, E; LEINWAND, LA. Pregnancy as a cardiac stress model. Cardiovasc Res, 101: 561–570, 2014. NASCIMENTO, SL; GODOY, AC; SURITA, FG; PINTO e SILVA JL. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet, 36(9): 423-31, 2014.