Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0080 - Exercício Físico em Condições Especiais de Saúde II
Physical Exercise in special health care condition II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Conhecer e entender a fisiopatologia das doenças, capacitar o profissional da área de Educação Física para avaliar prescrever e monitorar programas de exercícios em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais. 

Específicos da Disciplina
Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar a influência da prática regular de exercício físico sobre a prevenção e como recurso complementar à terapia de algumas doenças metabólicas, respiratórias e osteoneuromusculares. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos acometidos pelas doenças em questão. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos que apresentam determinada condição especial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4170596 - Camila de Moraes
8090041 - Marcelo Papoti
 
Programa Resumido
Seleção de protocolos de avaliação para elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos pelas doenças abordadas durante a disciplina, como: Diabetes mellitus, Dislipidemias, doenças hepáticas, asma, DPOC, osteoporose, dores lombares, sarcopenia e Doença de Parkinson.
Influência da medicação utilizada no tratamento da doença sobre a capacidade de exercício do indivíduo.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças endócrino metabólicas (Diabetes mellitus e Dislipidemias); influência da medicação hipoglicemiante e hipolipemiante sobre a capacidade de exercício..
Módulo 2. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças respiratórias (Asma brônquica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
Módulo 3. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por doenças osteomusculares e neuromusculares (osteoporose, dores lombares, sarcopenia e Doença de Parkinson).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, leitura e preparação de seminários em sala de aula. Fórum de discussão, com grupo fechado, sobre as recentes pesquisas publicadas que investigaram os efeitos de exercício físico sobre as condições especiais saúde abordadas na disciplina.
Critério
Avaliação escrita ao final de cada módulo, num total de três avaliações. Os trabalhos realizados em sala de aula comporão uma quarta nota. A média semestral será obtida por média aritmética das notas obtidas nas avaliações e a nota final dos trabalhos em sala de aula (totalizando 4 notas).
Norma de Recuperação
Será realizada recuperação no período previsto pela Instituição. A recuperação poderá ser uma prova ou trabalho manuscrito compreendendo o conteúdo do módulo no qual o aluno não obteve aproveitamento mínimo. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p.
CARVALHO CRR. Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2006. 370 p.
LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p.
KWON HR, MIN KW, AHN HJ, SEOK HG, LEE JH, PARK GS, HAN KA. Effects of Aerobic Exercise vs. Resistance Training on Endothelial Function in Women with Type 2Diabetes Mellitus. Diabetes Metab J. 2011 Aug;35(4):364-73. doi: 10.4093/dmj.2011.35.4.364. Epub 2011 Aug 31.
RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013.
SALES MM, CAMPBELL CS, MORAIS PK, ERNESTO C, SOARES-CALDEIRA LF, RUSSO P, MOTTA DF, MOREIRA SR, NAKAMURA FY, SIMÕES HG. Noninvasive method to estimate anaerobic threshold in individuals with type 2 diabetes. Diabetol Metab Syndr, 12;3(1):1, 2011.
STEFANELLI F, MEOLI I, COBUCCIO R, CURCIO C, AMORE D, CASAZZA D, TRACEY M, ROCCO G.High-intensity training and cardiopulmonary exercise testing in patients with chronic obstructive pulmonary disease and non-small-cell lung cancer undergoing lobectomy. Eur J Cardiothorac Surg, 44(4):e260-e265, 2013.
TRZASKA-SOBCZAK M, BROŻEK G, FARNIK M, PIERZCHAŁA W. Evaluation of COPD progression based on spirometry and exercise capacity. Pneumonol Alergol Pol, 81(4):288-93, 2013.
WASSERMAN K, COX TA, SIETSEMA KE. Ventilatory regulation of arterial H(+) (pH) during exercise. Respir Physiol Neurobiol, 1 (190):142-148, 2014. 
CAMPBELL, MD; WALKER, M;TRENELL, MI; et al. Metabolic implications when employing heavy pre- and post-exercise rapid-acting insulin reductions to prevent hypoglycaemia in type 1 diabetes patients: a randomised clinical trial. PLoS One, 23;9(5):e97143, 2014.
GUELFI, KJ; RATNAM, N; SMYTHE, GA; JONES, TW; FOURNIER, PA. Effect of intermittent high-intensity compared with continuous moderate exercise on glucose production and utilization in individuals with type 1 diabetes. Am J Physiol Endocrinol Metab, 292(3):E865-70, 2007.
MADSEN, SM; THORUP, AC; OVERGAARD, K; JEPPESEN, PB. High Intensity Interval Training Improves Glycaemic Control and Pancreatic β Cell Function of Type 2 Diabetes Patients. PLoS One, 10;10(8):e0133286, 2015.
SOARES, WTE. Parâmetros, Considerações e Modulação deProgramas de Exercício Físico para Pacientes Oncológicos – Uma Revisão Sistemática. Rev Bras Med Esporte, 17(4): 284-289, 2011. 
 

Clique para consultar os requisitos para REF0080

Clique para consultar o oferecimento para REF0080

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP