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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0084 - Saúde coletiva e atuação do profissional de Educação Física
Collective health and performance of the professional physical education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Gerais da Disciplina
Apresentar os temas relacionados à organização do sistema de saúde brasileiro e relacionar este panorama às possibilidades e aos objetivos da ação dos profissionais de Educação Física na área da saúde coletiva.

Específicos da Disciplina
Compreender os conceitos de saúde pública e saúde coletiva, compreender o significado de promoção da saúde, integrar estes conceitos à prática profissional no ambiente dos Núcleos de Saúde da Família e Unidade de Saúde da Família.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4170596 - Camila de Moraes
 
Programa Resumido
Conceitos de saúde coletiva e saúde pública e as políticas públicas de promoção de saúde. Ações educativas e pedagógicas em promoção da saúde. Atividades de competência do profissional de educação física, integradas com equipes multidisciplinares de programas de saúde coletiva.
 
 
 
Programa
1. Legislação vigente: Pacto pela Saúde e Criação dos Núcleos de Apoio à saúde da Família;
2. Saúde pública e saúde coletiva: a atuação do profissional de Educação Física.
3. Competências profissionais para o trabalho em saúde coletiva;
4. Estratégias de ações educativas para a população: riscos à saúde, autocuidado, inclusão social, valorização dos espaços públicos de convivência.
5. Programas de exercício físico em Unidades de Saúde da Família.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, leituras em sala de aula, visitas às Unidades de Saúde da Família do distrito Oeste da cidade de Ribeirão Preto.
Critério
Os alunos serão avaliados com base na participação ativa nas aulas expositivas e práticas (40% da nota), e na realização de um trabalho final que versará sobre as propostas de atuação do profissional de Educação Física no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (60% da nota).
Norma de Recuperação
Não há recuperação prevista para esta disciplina.
 
Bibliografia
     
ANJOS, TC; DUARTE, ACGO. A Educação Física e a Estratégia de Saúde da Família: formação e atuação profissional. Rev Saúde Coletiva, 19(4): 1127-1144, 2009.
BLAIR SN. Physical inactivity: the biggest public health problem of the 21st century. Br J Sports Med, 43(1):1-2, 2009.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. LEI Nº 12.864, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. Altera o caput do art. 3o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde. 
_______. PORTARIA nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
_______. PORTARIA Nº 399/GM DE 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. 
CARVALHO, YM; MANOEL EJ. A survey of body practices and primary health care in a district of São Paulo, Brazil. Motriz, v. 21, p. 75-83, 2015.
CODOGNO JS, TURI BC, KEMPER HC, FERNANDES RA, CHRISTOFARO DG, MONTEIRO HL. Physical inactivity of adults and 1-year health care expenditures in Brazil. Int J Public Health, 60(3):309-16, 2015.
FERNANDES RA, ZANESCO A. Early physical activity promotes lower prevalence of chronic diseases in adulthood. Hypertens Res, 33(9):926-931, 2010.
FRAGA, AB; WACHS, F. (Orgs.). Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
FREITAS, F.F. A Educação Física no serviço público de saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
 

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