Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade crítico-analítica do aluno a fim de que ele seja capaz de elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos voltados para a adolescência. Específicos da Disciplina - Identificar a influência dos processos de crescimento, maturação e desenvolvimento sobre o desempenho em programas de exercícios e treinamento ao longo da adolescência; - Aplicar os conceitos de crescimento, desenvolvimento, puberdade e maturação sexual para a elaboração e avaliação de programas de exercícios para a adolescência; - Identificar as principais características socioculturais observadas na adolescência e sua relação com a aderência aos programas de exercícios.
Crescimento, maturação e desenvolvimento. Puberdade e esporte. Eixo GH/IGF-I e esporte. Potência aeróbia e anaeróbia na adolescência. Capacidades motoras condicionais e programas de exercícios na adolescência. Formação esportiva na adolescência. Síndrome da adolescência normal.
1- Crescimento, maturação e desenvolvimento: conceituações, definições e sua aplicação prática na elaboração de programas de exercícios na adolescência, idade cronológica x biológica, fases sensíveis e treinabilidade na adolescência; 2- Conceituação de puberdade e sua relação com a prática de esportiva: influência da puberdade sobre a prática esportiva e vice-versa; 3- Eixo GH/IGF-I e sua relação com o estirão de crescimento: leptina, kisspeptina, receptor GPR54, hormônios esteróides, hormônio do crescimento (GH) e fator de crescimento similar à insulina (IGF-I). 4- Influência de programas de treinamento e de exercícios sobre o Eixo GH/IGF-I: supressão do eixo GH/IGF-I, aspectos nutricionais, intensidade de treinamento, possíveis repercussões no processo de crescimento durante a adolescência; 5- Capacidades motoras condicionais e programas de exercícios na adolescência: força, resistência e velocidade; 6- Formação esportiva na adolescência – iniciação esportiva, especialização e alto desempenho; 7- Síndrome da Adolescência Normal: a passagem da infância para a vida adulta; o “luto” na adolescência. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão participar, elaborar e conduzir aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- ABERASTURY, A; KNOBEL, M. Adolescência Normal. Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed Editora, 1981. 2- BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. São Paulo: Manole, 2005. 3- BOHME, M.T.S. Esporte infantojuvenil – treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte Editora, 2011. 4- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009. 5- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005 6- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009. 7- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. 8- SILVA, L.R.R. Desempenho esportivo – treinamento com crianças e adolescentes. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2010. 9- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. 10- TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; KOHAMA, E.; FORNEL, R.; MARTINELLI JR., C.E Acute and chronic effects of physical exercise on GH/IGF-I axis in children and adolescents: a narrative review. J.J. Sport Med, v.4, n.1, p. 1-6, 2017. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1- LLOYD, R.S.; FAIGENBAUM, A.D.; STONE, M.H. Position statement on youth resistance training: the 2014 International Consensus. Br. J. Sports Med., p. 1-12, 2013. 2-SETIAN, N.; COLLI, A.S.; MARCONDES, E. Adolescência. São Paulo: Savier, 1979. 3-TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; PUGGINA,E.F.; PAPOTI, M.; BARBIERI, R.; MARTINELLI JR., C.R. Serum IGF-I, IGFBP-3 and ALS concentrations and physical performance in young swimmers during a training season. Growth Hormone & IGF Research, v. 32, p.49-54, 2017.