Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade crítico-analítico sobre a diversidade de programas de exercícios físicos realizados durante a adolescência. Específicos da Disciplina Analisar “in loco” a participação dos adolescentes envolvidos com programas de exercícios ou equipes esportivas a fim de realizar reflexões sobre a atuação da prática profissional nesta faixa etária.
Perfil fisiológico, maturacional e sociocultural. Estrutura de organização e promoção esportiva no mundo e no Brasil. Formação esportiva na adolescência.
1- Perfil fisiológico e maturacional e sua aplicação para a elaboração de programas de exercícios: potência aeróbia e anaeróbia, idade biológica x cronológica, fases sensíveis e treinabilidade na adolescência; 2- Perfil sociocultural e sua influência na elaboração de programas de exercícios: aderência em programas de exercícios, prática de atividade física nos diferentes níveis sociais; 3 - Estrutura organizacional esportiva no Brasil e no mundo: categoria contextual, processual e específica; 4- Análise da formação esportiva ao longo da adolescência: formação atlética, especialização e alto desempenho. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Aulas expositivas realizadas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e participação em seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão realizar visitas junto com o professor da disciplina em diferentes locais de práticas de atividade física para adolescentes (clubes, academias, escolas de esporte, equipes esportivas) e ao final elaborar um relatório com as principais reflexões sobre as visitas. Palestras de Convidados Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na adolescência e sobre a experiência prática profissional junto aos adolescentes. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em visitas a locais de prática esportiva voltadas para adolescentes; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- ABERASTURY, A; KNOBEL, M. Adolescência Normal. Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed Editora, 1981. 2- BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. São Paulo: Manole, 2005. 3- BOHME, M.T.S. Esporte infantojuvenil – treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte Editora, 2011. 4- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009. 5- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005 6- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009. 7- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. 8- SILVA, L.R.R. Desempenho esportivo – treinamento com crianças e adolescentes. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2010. 9- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. 10-TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; KOHAMA, E.; FORNEL, R.; MARTINELLI JR., C.E Acute and chronic effects of physical exercise on GH/IGF-I axis in children and adolescents: a narrative review. J.J. Sport Med, v.4, n.1, p. 1-6, 2017. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1. LLOYD, R.S.; FAIGENBAUM, A.D.; STONE, M.H. Position statement on youth resistance training: the 2014 International Consensus. Br. J. Sports Med., p. 1-12, 2013. 2. SETIAN, N.; COLLI, A.S.; MARCONDES, E. Adolescência. São Paulo: Savier, 1979. 3. TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; PUGGINA,E.F.; PAPOTI, M.; BARBIERI, R.; MARTINELLI JR., C.R. Serum IGF-I, IGFBP-3 and ALS concentrations and physical performance in young swimmers during a training season. Growth Hormone & IGF Research, v. 32, p.49-54, 2017.