Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0101 - Programas de Educação Física e Esporte para a Adolescência II
Physical Education and Sports Programs for Adolescents II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Desenvolver a capacidade crítico-analítico sobre a diversidade de programas de exercícios físicos realizados durante a adolescência.

Específicos da Disciplina
Analisar “in loco” a participação dos adolescentes envolvidos com programas de exercícios ou equipes esportivas a fim de realizar reflexões sobre a atuação da prática profissional nesta faixa etária.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540480 - Hugo Tourinho Filho
 
Programa Resumido
Perfil fisiológico, maturacional e sociocultural. Estrutura de organização e promoção esportiva no mundo e no Brasil. Formação esportiva na adolescência.
 
 
 
Programa
1- Perfil fisiológico e maturacional e sua aplicação para a elaboração de programas de exercícios: potência aeróbia e anaeróbia, idade biológica x cronológica, fases sensíveis e treinabilidade na adolescência;
2- Perfil sociocultural e sua influência na elaboração de programas de exercícios: aderência em programas de exercícios, prática de atividade física nos diferentes níveis sociais;
3 - Estrutura organizacional esportiva no Brasil e no mundo: categoria contextual, processual e específica;
4- Análise da formação esportiva ao longo da adolescência: formação atlética, especialização e alto desempenho.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Aulas expositivas realizadas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e participação em seminários.

Aulas Práticas
Os alunos deverão realizar visitas junto com o professor da disciplina em diferentes locais de práticas de atividade física para adolescentes (clubes, academias, escolas de esporte, equipes esportivas) e ao final elaborar um relatório com as principais reflexões sobre as visitas.

Palestras de Convidados
Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na adolescência e sobre a experiência prática profissional junto aos adolescentes.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em visitas a locais de prática esportiva voltadas para adolescentes; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação do relatório produzido a partir das visitas realizadas ao longo da disciplina.
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas duas avaliações.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1- ABERASTURY, A; KNOBEL, M. Adolescência Normal. Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed Editora, 1981.
2- BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. São Paulo: Manole, 2005.
3- BOHME, M.T.S. Esporte infantojuvenil – treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte Editora, 2011.
4- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
5- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005
6- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009.
7- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011.
8- SILVA, L.R.R. Desempenho esportivo – treinamento com crianças e adolescentes. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2010.
9- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. 
10-TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; KOHAMA, E.; FORNEL, R.; MARTINELLI JR., C.E Acute and chronic effects of physical exercise on GH/IGF-I axis in children and adolescents: a narrative review. J.J. Sport Med, v.4, n.1, p. 1-6, 2017.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1. LLOYD, R.S.; FAIGENBAUM, A.D.; STONE, M.H. Position statement on youth resistance training: the 2014 International Consensus. Br. J. Sports Med., p. 1-12, 2013.
2. SETIAN, N.; COLLI, A.S.; MARCONDES, E. Adolescência. São Paulo: Savier, 1979.
3. TOURINHO FILHO, H.; PIRES, M.; PUGGINA,E.F.; PAPOTI, M.; BARBIERI, R.; MARTINELLI JR., C.R. Serum IGF-I, IGFBP-3 and ALS concentrations and physical performance in young swimmers during a training season. Growth Hormone & IGF Research, v. 32, p.49-54, 2017.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0101

Clique para consultar o oferecimento para REF0101

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP