Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade crítico-analítica do aluno a fim de que ele seja capaz de elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 3 e 10 anos (3-6/7-10 anos). Específicos da Disciplina Capacitar o aluno para identificar, relacionar e aplicar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico para a elaboração de programas de exercícios para a faixa etária compreendida entre 3 a 10 anos (3-6/7-10 anos).
Desenvolvimento físico, motor, cognitivo e afetivo durante a infância. Aspectos fisiológicos e funcionais de crianças. Capacidades motoras coordenativas e condicionais. Jogos (reais e virtuais) e atividades lúdicas para crianças de 3 a 10 anos. Diretrizes para a elaboração de programas de exercícios para a infância (3-6/7-10 anos).
1. Desenvolvimento cognitivo e implicações para programas de exercício físico para crianças: linguagem e compreensão de regras. 2. Desenvolvimento afetivo-social e implicações na elaboração de programas de exercícios físicos: a personalidade, os relacionamentos sociais, a agressividade. 3. Aspectos fisiológicos e funcionais de crianças de 3 a 10 anos: Metabolismo anaeróbio e metabolismo aeróbio ao longo da infância. 4. Capacidades motoras coordenativas: ritmo, percepção espaço-temporal, percepção óculo-manual, lateralidade, equilibro e coordenação. 5. Capacidades motoras condicionais: resistência, força e velocidade ao longo da infância 6. Conteúdo de programas de exercício físico para crianças: conceitos do movimento; fatores do movimento; habilidades motoras básicas; atividades rítmicas e de expressão; jogos simbólicos e capacidades motoras coordenativas. 7. A inserção dos exergames em programas de exercícios na infância: os pilares utilizados pelos games - aprender com o erro, protagonismo e engajamento - e sua aplicação na elaboração de programas para exercícios para crianças. 8. Planejamento de programas de exercício físico para crianças de 3 a 10 anos de idade 9. O ambiente de ensino: motivação, instalações, equipamentos e segurança, observação, disciplina e comunicação MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão participar, elaborar e conduzir aulas práticas de acordo com as características da faixa etária compreendida entre 3 a 10 anos, divididos nas faixas etárias 3 a 6 anos e 7 a 10 anos. Nesta disciplina as aulas práticas serão ministradas para os colegas de turma. Palestras de Convidados Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na infância. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- ARAGÃO, R.B.; DIAS, J. D.; ALÍPIO, T.; PINTO, R.P.; LIBERATORE JR., R.D.R; MARTINELLI JR, C.E; TOURINHO FILHO, H. Exergames reduces triceps and subscapular skinfolds and improve self-esteem and body image of obese children. International Journal of Physical Education, Sports and Health, v. 7, n.4, p. 232-238, 2020 2- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009. 3- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005 4- GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001. 5- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009. 6- OLIVEIRA, C.B.; PINTO, R.Z; SARAIVA, B.T.C.; TEBAR, W.R.; DELFINO, L.D.; FRANCO, M.R.; SILVA, C.C.M.; CHRISTOFARO, D.G.D. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v. 30; p. 4–12, 2020. 7- RICCO, R.C; RICCO, R.G.; QUELUZ, M.C.; DE PAULA, T.S; ATIQUE, P.V.; CUSTÓDIO, R.J.; TOURINHO FILHO, H.; LIBERATORI JR., R.D.R.; MARTINELLI JR, C.E.. IGF-IR Mrna expression is increased in obese children. Growth Hormone & IGF Research, v. 39, p.1-5, 2018. 8- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. 9- ROWLAND, T.W. Fisiologia do exercício na criança. 2a edição. São Paulo: Manole, 2008. 10- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1- OLIVEIRA, C. et al. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v.30, p. 4–12, 2020 2- TOURINHO FILHO, H. Toda criança tem o direito a não ser campeã. Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico - SBPC/UNICAMP, Unicamp - Campinas, p. 1 - 4, 10 abr. 2014. 3- TOURINHO FILHO, H. Brincadeira de criança? Sport Life, São Paulo, p. 30 - 30, abr., 2014.