Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0103 - Programas de Educação Física e Esporte para a Infância II
Physical Education and Sports Programs for Children II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Aprofundar o conhecimento do aluno por meio de vivências práticas realizadas com crianças a fim de capacitá-lo a elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 3 e 10 anos (3-6/7-10 anos).

Específicos da Disciplina
Capacitar o aluno para identificar e relacionar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico a fim de que ele possa conduzir aulas práticas à frente de crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 10 anos, separadas nos grupos 3-6 anos e 7-10 anos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540480 - Hugo Tourinho Filho
 
Programa Resumido
Características físicas, motoras, cognitivas e afetivo-sociais de crianças de 3 a 10 anos de idade. Conteúdos e procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos.
 
 
 
Programa
1. Tendências atuais dos programas de exercício físico e de esporte para a criança de 3 a 10 anos: aptidão física, esporte, recreação, lazer.
2. Desenvolvimento físico e motor e implicações para os programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos de idade:
- Combinação e aplicação de movimentos fundamentais: diversidade e complexidade
- Capacidades coordenativas e condicionais: ritmo, percepção espaço-temporal, percepção óculo-manual, lateralidade, equilíbrio, coordenação, força, velocidade e resistência.
3. Desenvolvimento cognitivo e afetivo-social e implicações para programas de exercícios voltados a crianças de 3 a 10 anos de idade: julgamento moral e regras, punição e sanção, competição e cooperação, questão de gênero, agressividade.
4. Conteúdos para programas de atividade física para crianças de 3 a 10 anos de idade: jogos, dança, ginástica, lutas, rodas cantadas.
5. Planejamento e aplicação prática de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos: objetivos, estratégias de ensino, ambiente de ensino, metas e avaliação. 

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários.

Aulas Práticas
Os alunos deverão participar, elaborar e conduzir aulas práticas para crianças, de acordo com as características da faixa etária compreendida entre 3 a 10 anos, separando as crianças nos grupos 3-6 anos e 7-10 anos.

Palestras de Convidados
 Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na infância II.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação e aplicação de aulas práticas para crianças; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação da aula prática ministrada pelos alunos;
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas duas avaliações.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
1- ARAGÃO, R.B.; DIAS, J. D.; ALÍPIO, T.; PINTO, R.P.; LIBERATORE JR., R.D.R; MARTINELLI JR, C.E; TOURINHO FILHO, H. Exergames reduces triceps and subscapular skinfolds and improve self-esteem and body image of obese children. International Journal of Physical Education, Sports and Health, v. 7, n.4, p. 232-238, 2020
2- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
3- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005
4- GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001.
5- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009.
6- OLIVEIRA, C.B.; PINTO, R.Z; SARAIVA, B.T.C.; TEBAR, W.R.; DELFINO, L.D.; FRANCO, M.R.; SILVA, C.C.M.; CHRISTOFARO, D.G.D. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v. 30; p. 4–12, 2020.
7- RICCO, R.C; RICCO, R.G.; QUELUZ, M.C.; DE PAULA, T.S; ATIQUE, P.V.; CUSTÓDIO, R.J.; TOURINHO FILHO, H.; LIBERATORI JR., R.D.R.; MARTINELLI JR, C.E.. IGF-IR Mrna expression is increased in obese children. Growth Hormone & IGF Research, v. 39, p. 1-5, 2018.
8- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011.
9- ROWLAND, T.W. Fisiologia do exercício na criança. 2a edição. São Paulo: Manole, 2008.
10- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
1- OLIVEIRA, C. et al. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v.30, p. 4–12, 2020.
2- TOURINHO FILHO, H. Toda criança tem o direito a não ser campeã. Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico - SBPC/UNICAMP, Unicamp - Campinas, p. 1 - 4, 10 abr. 2014.
3- TOURINHO FILHO, H. Brincadeira de criança? Sport Life, São Paulo, p. 30 - 30, abr., 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0103

Clique para consultar o oferecimento para REF0103

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP