Geral da Disciplina Aprofundar o conhecimento do aluno por meio de vivências práticas realizadas com crianças a fim de capacitá-lo a elaborar, desenvolver e avaliar programas de exercícios físicos para a faixa etária compreendida entre 3 e 10 anos (3-6/7-10 anos). Específicos da Disciplina Capacitar o aluno para identificar e relacionar o corpo de conhecimento apresentado no ciclo básico a fim de que ele possa conduzir aulas práticas à frente de crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 10 anos, separadas nos grupos 3-6 anos e 7-10 anos.
Características físicas, motoras, cognitivas e afetivo-sociais de crianças de 3 a 10 anos de idade. Conteúdos e procedimentos pedagógicos para o planejamento, execução e avaliação de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos.
1. Tendências atuais dos programas de exercício físico e de esporte para a criança de 3 a 10 anos: aptidão física, esporte, recreação, lazer. 2. Desenvolvimento físico e motor e implicações para os programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos de idade: - Combinação e aplicação de movimentos fundamentais: diversidade e complexidade - Capacidades coordenativas e condicionais: ritmo, percepção espaço-temporal, percepção óculo-manual, lateralidade, equilíbrio, coordenação, força, velocidade e resistência. 3. Desenvolvimento cognitivo e afetivo-social e implicações para programas de exercícios voltados a crianças de 3 a 10 anos de idade: julgamento moral e regras, punição e sanção, competição e cooperação, questão de gênero, agressividade. 4. Conteúdos para programas de atividade física para crianças de 3 a 10 anos de idade: jogos, dança, ginástica, lutas, rodas cantadas. 5. Planejamento e aplicação prática de programas de exercício físico e de esporte para crianças de 3 a 10 anos: objetivos, estratégias de ensino, ambiente de ensino, metas e avaliação. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão participar, elaborar e conduzir aulas práticas para crianças, de acordo com as características da faixa etária compreendida entre 3 a 10 anos, separando as crianças nos grupos 3-6 anos e 7-10 anos. Palestras de Convidados Serão convidados palestrantes para abordar temas relevantes sobre programas de exercícios na infância II. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação e aplicação de aulas práticas para crianças; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e seminários.
1- ARAGÃO, R.B.; DIAS, J. D.; ALÍPIO, T.; PINTO, R.P.; LIBERATORE JR., R.D.R; MARTINELLI JR, C.E; TOURINHO FILHO, H. Exergames reduces triceps and subscapular skinfolds and improve self-esteem and body image of obese children. International Journal of Physical Education, Sports and Health, v. 7, n.4, p. 232-238, 2020 2- DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009. 3- FERREIRA SALLES, L. M. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, vol. 22, n. 1, pp. 33-41, 2005 4- GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adultos e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2001. 5- MALINA, R.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2ªed. São Paulo: Phorte Editora, 2009. 6- OLIVEIRA, C.B.; PINTO, R.Z; SARAIVA, B.T.C.; TEBAR, W.R.; DELFINO, L.D.; FRANCO, M.R.; SILVA, C.C.M.; CHRISTOFARO, D.G.D. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v. 30; p. 4–12, 2020. 7- RICCO, R.C; RICCO, R.G.; QUELUZ, M.C.; DE PAULA, T.S; ATIQUE, P.V.; CUSTÓDIO, R.J.; TOURINHO FILHO, H.; LIBERATORI JR., R.D.R.; MARTINELLI JR, C.E.. IGF-IR Mrna expression is increased in obese children. Growth Hormone & IGF Research, v. 39, p. 1-5, 2018. 8- RÉ, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, vol. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. 9- ROWLAND, T.W. Fisiologia do exercício na criança. 2a edição. São Paulo: Manole, 2008. 10- TOURINHO FILHO, H.; MORAES, C.; LIBERATORE JR, R. R.; MARTINELLI Jr., C. E. Crianças, adolescentes e exercício físico: aspectos metabólicos e funcionais. In: Marisa Márcia Mussi-Pinhata; Virgínia Paes Leme Ferriani. (Org.). Condutas em Pediatria. 1ªed. São Paulo: Atheneu, p. 57-61, 2019. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1- OLIVEIRA, C. et al. Effects of active video games on children and adolescents: A systematic review with meta‐analysis. Scand J Med Sci Sports. v.30, p. 4–12, 2020. 2- TOURINHO FILHO, H. Toda criança tem o direito a não ser campeã. Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico - SBPC/UNICAMP, Unicamp - Campinas, p. 1 - 4, 10 abr. 2014. 3- TOURINHO FILHO, H. Brincadeira de criança? Sport Life, São Paulo, p. 30 - 30, abr., 2014.