Geral da Disciplina - Apresentar as teorias e mecanismos de controle do movimento humano nos níveis comportamental e neural de análise. Específicos da Disciplina - Descrever a área de estudo de comportamento motor. - Apresentar conceitos básicos sobre habilidades motoras. - Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do controle de movimentos. - Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao controle de movimentos.
Introdução ao comportamento motor. Habilidades motoras. Introdução ao controle motor. Sistemas sensoriais. Integração sensório-motora. Controle da postura. Controle da locomoção. Controle de habilidades manipulativas.
Módulo I: Introdução ao comportamento motor Comportamento motor e suas subáreas História do comportamento motor Módulo II: Habilidades motoras Definição de habilidades motoras Classificação de habilidades motoras Módulo III: Introdução ao controle motor Sistemas de controle Teorias de controle motor Métodos de estudo e medidas de desempenho em controle motor Módulo IV: Sistemas sensoriais Sistema visual Sistema somatossensorial Sistema vestibular Módulo V: Integração sensório-motora Lei de Fitts Tempo de reação Movimentos reflexos Movimentos rítmicos Movimentos voluntários Módulo VI: Controle da postura Circuitos neurais envolvidos Ajustes posturais proativos e reativos Módulo VII: Controle da locomoção Circuitos neurais envolvidos Locomoção adaptativa Módulo VIII: Controle de habilidades manipulativas Circuitos neurais envolvidos Contribuição das informações sensoriais MÉTODOS UTILIZADOS Aulas expositivas dialogadas e realização de trabalhos em grupos. ATIVIDADES DISCENTES Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos. Realização de atividades extraclasse.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1 - Bear MF, Connors BW, Paradiso MA (2010) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed, Porto Alegre, 857p 2 - Enoka RM (2000) Bases neuromecânicas da cinesiologia. Manole, São Paulo, 450p 3 - Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM (2003) Princípios da neurociência. Manole, São Paulo, 1412p 4 - Latash M (2008) Neurophysiological basis of movement. Human Kinetics, Champaign, 427p 5 - Magill RA (2008) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p 6 - Rose DJ, Christina RW (2006) A multilevel approach to the study of motor control and leraning. Pearson Education, San Francisco, 445p 7 - Schmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p 8 - Schmidt RA, Wrisberg CA (2008) Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 352p 9 - Shumway-Cook A, Woollacott MH (2010) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 621p 10 - Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1 - Fairbrother J (2012) Fundamentos do comportamento motor. Manole, São Paulo, 184p 2 - Corrêa UC (2008) Pesquisa em comportamento motor: a intervenção profissional em perspectiva. Universidade de São Paulo, São Paulo, 289p 3 – Tani G (2016) Comportamento motor - conceitos, estudos e aplicações. Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 292p.