Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0108 - Aprendizagem Motora
Motor Learning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
- Apresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras.

Específicos da Disciplina
- Descrever a área de estudo de aprendizagem motora.
- Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais da aprendizagem motora.
- Identificar os fatores que influenciam na aprendizagem de habilidades motoras.
- Identificar o vocabulário próprio da profissão relacionado à aprendizagem de movimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5709315 - Renato de Moraes
 
Programa Resumido
Introdução à aprendizagem motora. Avaliação da aprendizagem motora. Estágios de aprendizagem motora. Atenção, memória e aprendizagem. Diferenças individuais e capacidades motoras. Preparação para a prática. Técnicas de apresentação das habilidades motoras. Organização da prática. Feedback extrínseco.
 
 
 
Programa
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora
- A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação
- Teorias de aprendizagem motora

Módulo II: Avaliação da aprendizagem motora
- Curvas de desempenho
- Transferência de aprendizagem

Módulo III: Estágios de aprendizagem motora
- Modelos de estágios de aprendizagem motora
- Desempenho especialista

Módulo IV: Atenção, memória e aprendizagem
- Atenção e aprendizagem
- Memória e aprendizagem
- Aprendizagem motora explícita e implícita

Módulo V: Diferenças individuais e capacidades motoras

Módulo VI: Preparação para a prática
- O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem
- Estabelecimento de metas

Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras
- Instrução
- Demonstração

Módulo VIII: Organização da prática
- Prática do todo e prática das partes
- Prática massificada e prática distribuída
- Prática física e prática mental
- Prática constante e prática variada
- Interferência contextual

Módulo IX: Feedback extrínseco
- Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho
- Propriedades do feedback extrínseco
- Considerações práticas ao fornecer feedback

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas expositivas dialogadas, seminários e realização de trabalhos em grupos.

ATIVIDADES DISCENTES
Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos.
Elaboração de seminários e realização de atividades extraclasse.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Duas provas - Um seminário
Critério
- Prova I: 40% da nota final - Prova II: 40% da nota final - Seminário: 20% da nota final
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1 - Fairbrother J (2012) Fundamentos do comportamento motor. Manole, São Paulo, 184p 
2 - Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p
3 - Schmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p
4 - Schmidt RA, Wrisberg CA (2010) Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 416p
5 - Shumway-Cook A, Woollacott MH (2010) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 621p
6 - Tani G (2008) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 333p.
7 – Tani G, Corrêa UC (2016) Aprendizagem motora e o ensino do esporte. Blucher, São Paulo, 384p
8 - Tani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411p

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1 - De Rose D (2009) Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Artmed, Porto Alegre, 256p.
2 – Tani G (2016) Comportamento motor - conceitos, estudos e aplicações. Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 292p
3 - Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0108

Clique para consultar o oferecimento para REF0108

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP