Geral da Disciplina - Apresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras. Específicos da Disciplina - Descrever a área de estudo de aprendizagem motora. - Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais da aprendizagem motora. - Identificar os fatores que influenciam na aprendizagem de habilidades motoras. - Identificar o vocabulário próprio da profissão relacionado à aprendizagem de movimentos.
Introdução à aprendizagem motora. Avaliação da aprendizagem motora. Estágios de aprendizagem motora. Atenção, memória e aprendizagem. Diferenças individuais e capacidades motoras. Preparação para a prática. Técnicas de apresentação das habilidades motoras. Organização da prática. Feedback extrínseco.
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora - A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação - Teorias de aprendizagem motora Módulo II: Avaliação da aprendizagem motora - Curvas de desempenho - Transferência de aprendizagem Módulo III: Estágios de aprendizagem motora - Modelos de estágios de aprendizagem motora - Desempenho especialista Módulo IV: Atenção, memória e aprendizagem - Atenção e aprendizagem - Memória e aprendizagem - Aprendizagem motora explícita e implícita Módulo V: Diferenças individuais e capacidades motoras Módulo VI: Preparação para a prática - O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem - Estabelecimento de metas Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras - Instrução - Demonstração Módulo VIII: Organização da prática - Prática do todo e prática das partes - Prática massificada e prática distribuída - Prática física e prática mental - Prática constante e prática variada - Interferência contextual Módulo IX: Feedback extrínseco - Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho - Propriedades do feedback extrínseco - Considerações práticas ao fornecer feedback MÉTODOS UTILIZADOS Aulas expositivas dialogadas, seminários e realização de trabalhos em grupos. ATIVIDADES DISCENTES Leituras de textos previamente definidos e discussão dos mesmos. Elaboração de seminários e realização de atividades extraclasse.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1 - Fairbrother J (2012) Fundamentos do comportamento motor. Manole, São Paulo, 184p 2 - Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p 3 - Schmidt RA, Lee TD (2011) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p 4 - Schmidt RA, Wrisberg CA (2010) Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 416p 5 - Shumway-Cook A, Woollacott MH (2010) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 621p 6 - Tani G (2008) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 333p. 7 – Tani G, Corrêa UC (2016) Aprendizagem motora e o ensino do esporte. Blucher, São Paulo, 384p 8 - Tani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411p REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1 - De Rose D (2009) Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Artmed, Porto Alegre, 256p. 2 – Tani G (2016) Comportamento motor - conceitos, estudos e aplicações. Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 292p 3 - Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p.