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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0110 - Programas de Educação Física e Esporte para Idosos I
Physical Education and Sports Programs for the Elderly I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Objetivo geral
Desenvolver a capacidade crítico-analítica dos alunos a fim de que eles sejam capazes de elaborar, desenvolver e avaliar sessões de Educação Física voltadas para idosos.

Objetivos específicos
- Identificar e aplicar as principais características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento a programas de Educação Física para idosos; 
- Integrar informações sobre envelhecimento e Educação Física, trabalhadas nas outras disciplinas do curso, para aplicá-las em contexto de prática profissional;
- Elaborar, desenvolver e avaliar sessões de Educação Física voltadas para idosos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4900766 - Carlos Roberto Bueno Júnior
 
Programa Resumido
Características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento a programas de Educação Física para idosos. Elementos de sessões de Educação Física para idosos. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de sessões de Educação Física voltadas para idosos.
 
 
 
Programa
1. Características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento associadas a programas de Educação Física para idosos;
2. Elementos de sessões de Educação Física para idosos:
- Objetivos e necessidades;
- Tipos de atividades físicas e seus benefícios para idosos: exercícios físicos, lutas, danças, modalidades esportivas e jogos;
- Volumes, intensidades, considerações pedagógicas, instrução, demonstração, feedback e estruturação do ambiente;
3. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de sessões de Educação Física voltadas para idosos.

MÉTODOS UTILIZADOS
Atividades de classe
Serão realizadas discussões e dinâmicas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos de caso, mapas mentais, entrevistas e análises de vídeos e guidelines/artigos científicos.

Atividades de campo
Os alunos deverão planejar, executar e avaliar sessões de programa de Educação Física para idosos, de acordo com as discussões desenvolvidas durante as atividades de classe.

Referenciais teóricos para as atividades de classe e de campo
Aprendizagem baseada em projetos, gamificação, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e aprendizagem entre pares.

ATIVIDADES DISCENTES
Participação nas discussões, preparação prévia para as dinâmicas e realização das avaliações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Dinâmicas (mapas mentais, entrevistas com idosos, análises de vídeos e guidelines/artigos científicos); - Planejamento, desenvolvimento e avaliação de sessões de Educação Física.
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas duas avaliações.
Norma de Recuperação
Devido ao grande número de aulas práticas, não haverá nenhum tipo de recuperação na disciplina.
 
Bibliografia
     
1. Chodzko-Zajko, W. J., Proctor, D. N.; Fiatarone Singh, M. A.; Minson, C. T.; Nigg; C. R.; Salem, G. J.; Skinner, J. S. Exercise and physical activity for older Adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 41, n. 7, p. 1510-1530, 2009.
2. Ermolao, A.; Gasperetti, A.; Rigon, A.; Patti, A.; Battista, F.; Frigo, A. C.; Duregon, F.; Zaccaria, M.; Bergamin, M.; Neunhaeuserer, D. Comparison of cardiovascular screening guidelines for middle-aged/older adults. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, v. 29, n. 9, p. 1375-1382, 2019.
3. Farinatti, P. T. V. Envelhecimento - promoção da saúde e exercício, Manole, 2008.
4. Lee, P. G.; Jackson, E. A.; Richardson, C. R. Exercie prescriptions in older adults. American Family Physician, v. 95, n. 7, p. 425-432, 2017.
5. Medeiros, L. H. L.; Sandbakk, S. B.; Bertazone, T. M. A.; Bueno Júnior, C. R. Comparison of periodization models of concurrent training in recreationally active postmenopausal women. Journal of Strength and Conditioning Research, 2020.
6. Okuma, S. S. O idoso e a atividade física, Papirus, 2012.
7. Piercy, K. L.; Troiano, R. P.; Ballard, R. M.; Carlson, S. A.; Fulton, J. E.; Galuska D. A; George, S. M.; Olson, R. D. The physical activity guidelines for Americans. JAMA, v. 320, n. 19, p. 2020-2028, 2018.
8. Rivera-Torres, S.; Fahey, T. D.; Rivera, M. A. Adherence to exercise programs in older adults: informative report. Gerontology and Geriatric Medicine, v. 5, n. 2333721418823604, 2019.

Bibliografia complementar
1. Dantas, E. H. M. Atividade física e envelhecimento saudável, Shape, 2008.
2. Mazo, G. Z. Atividade física, qualidade de vida e envelhecimento, Sulina, 2008.
3. Spirduso, W. Physical dimensions of aging, Human Kinetics, 2005.
 

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