Objetivo geral Desenvolver a capacidade crítico-analítica dos alunos a fim de que eles sejam capazes de elaborar, desenvolver e avaliar sessões de Educação Física voltadas para idosos. Objetivos específicos - Identificar e aplicar as principais características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento a programas de Educação Física para idosos; - Integrar informações sobre envelhecimento e Educação Física, trabalhadas nas outras disciplinas do curso, para aplicá-las em contexto de prática profissional; - Elaborar, desenvolver e avaliar sessões de Educação Física voltadas para idosos.
Características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento a programas de Educação Física para idosos. Elementos de sessões de Educação Física para idosos. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de sessões de Educação Física voltadas para idosos.
1. Características físicas, psicológicas e socioculturais do envelhecimento associadas a programas de Educação Física para idosos; 2. Elementos de sessões de Educação Física para idosos: - Objetivos e necessidades; - Tipos de atividades físicas e seus benefícios para idosos: exercícios físicos, lutas, danças, modalidades esportivas e jogos; - Volumes, intensidades, considerações pedagógicas, instrução, demonstração, feedback e estruturação do ambiente; 3. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de sessões de Educação Física voltadas para idosos. MÉTODOS UTILIZADOS Atividades de classe Serão realizadas discussões e dinâmicas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos de caso, mapas mentais, entrevistas e análises de vídeos e guidelines/artigos científicos. Atividades de campo Os alunos deverão planejar, executar e avaliar sessões de programa de Educação Física para idosos, de acordo com as discussões desenvolvidas durante as atividades de classe. Referenciais teóricos para as atividades de classe e de campo Aprendizagem baseada em projetos, gamificação, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e aprendizagem entre pares. ATIVIDADES DISCENTES Participação nas discussões, preparação prévia para as dinâmicas e realização das avaliações.
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