Objetivo geral Desenvolver a capacidade crítico-analítica dos alunos a fim de que eles sejam capazes de elaborar, desenvolver e avaliar programas de Educação Física voltadas para idosos. Objetivos específicos - Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre envelhecimento e Educação Física, para aplicá-las em diferentes contextos de prática profissional; - Elaborar, desenvolver e avaliar programas de Educação Física voltadas para idosos.
Elementos de programas de Educação Física para idosos. Tipos de programas de Educação Física para idosos. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de programas de Educação Física voltadas para idosos.
1. Elementos de programas de Educação Física para idosos: - Planejamento e divulgação; - Triagem de saúde, anamnese, contrato e socorros de urgência; - Objetivos e necessidades; - Sessões de programas de Educação Física para idosos; 2. Tipos de programas de Educação Física para idosos: - Individualizados; - Coletivos; - Populacionais; 3. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de programas de Educação Física voltadas para idosos. MÉTODOS UTILIZADOS Atividades de classe Serão realizadas discussões e dinâmicas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos de caso, mapas mentais, entrevistas e análises de vídeos e guidelines/artigos científicos. Atividades de campo Os alunos deverão planejar, executar e avaliar sessões de programa de Educação Física para idosos, de acordo com as discussões desenvolvidas durante as atividades de classe. Referenciais teóricos para as atividades de classe e de campo Aprendizagem baseada em projetos, gamificação, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e aprendizagem entre pares. ATIVIDADES DISCENTES Participação nas discussões, preparação prévia para as dinâmicas e realização das avaliações.
1- Chodzko-Zajko, W. J., Proctor, D. N.; Fiatarone Singh, M. A.; Minson, C. T.; Nigg; C. R.; Salem, G. J.; Skinner, J. S. Exercise and physical activity for older Adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 41, n. 7, p. 1510-1530, 2009. 2- Ermolao, A.; Gasperetti, A.; Rigon, A.; Patti, A.; Battista, F.; Frigo, A. C.; Duregon, F.; Zaccaria, M.; Bergamin, M.; Neunhaeuserer, D. Comparison of cardiovascular screening guidelines for middle-aged/older adults. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, v. 29, n. 9, p. 1375-1382, 2019. 3- Farinatti, P. T. V. Envelhecimento - promoção da saúde e exercício, Manole, 2008. 4- Lee, P. G.; Jackson, E. A.; Richardson, C. R. Exercie prescriptions in older adults. American Family Physician, v. 95, n. 7, p. 425-432, 2017. 5- Medeiros, L. H. L.; Sandbakk, S. B.; Bertazone, T. M. A.; Bueno Júnior, C. R. Comparison of periodization models of concurrent training in recreationally active postmenopausal women. Journal of Strength and Conditioning Research, 2020. 6- Okuma, S. S. O idoso e a atividade física, Papirus, 2012. 7- Piercy, K. L.; Troiano, R. P.; Ballard, R. M.; Carlson, S. A.; Fulton, J. E.; Galuska D. A; George, S. M.; Olson, R. D. The physical activity guidelines for Americans. JAMA, v. 320, n. 19, p. 2020-2028, 2018. 8- Rivera-Torres, S.; Fahey, T. D.; Rivera, M. A. Adherence to exercise programs in older adults: informative report. Gerontology and Geriatric Medicine, v. 5, n. 2333721418823604, 2019. Bibliografia complementar 1- Dantas, E. H. M. Atividade física e envelhecimento saudável, Shape, 2008. 2- Mazo, G. Z. Atividade física, qualidade de vida e envelhecimento, Sulina, 2008. 3- Spirduso, W. Physical dimensions of aging, Human Kinetics, 2005.