Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0113 - Introdução à Pesquisa Científica
Introduction to Scientific Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Preparar profissionais para compreender e identificar o que é uma pesquisa científica.

Específicos da Disciplina
- Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de conhecimento; 
- Reconhecer os diferentes tipos de pesquisa na Educação Física e Esporte; 
- Planejar e executar um projeto de pesquisa.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8406410 - Márcio Pereira Morato
 
Programa Resumido
Ciência: história, classificação, paradigmas. Conhecimento e método científico. Fontes de informações. Tipos de pesquisa. Trabalho científico. Aspectos éticos da ciência.
 
 
 
Programa
- Ciência e tipos de conhecimento
– Classificação das ciências
– Método científico
– Tipos de pesquisa
– Fontes de informação científica e pesquisa bibliográfica
– Problemas, objetivos e hipóteses da pesquisa
– Aspectos éticos da ciência
– Trabalho científico
– Elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisa

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
As aulas teóricas buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários.

Aulas Práticas
As aulas práticas tem o objetivo de proporcionar maior significado à aprendizagem dos alunos, por meio da elaboração e execução de um projeto de pesquisa durante o semestre. 

ATIVIDADES DISCENTES
Participar das aulas teóricas; ler e discutir os textos previamente definidos; realizar prova; elaborar projeto de pesquisa; executar a pesquisa planejada; participar na execução dos projetos de pesquisa de outros grupos; elaborar relatório de pesquisa para apresentação em formato de seminário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) avaliação escrita; - 01 (uma) avaliação do projeto de pesquisa; - 01 (uma) avaliação da apresentação do seminário;
Critério
- Prova (4 pontos) - Projeto de pesquisa (2 pontos) - Seminário (4 pontos)
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
2. CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense. 1993.
3. ESTEVES-VASCONCELLOS, M.J. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
4. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
5. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas. 1996.
6. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
7. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 1991.
8. THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física.  6ed. São Paulo: Artmed, 2012.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
 As referências complementares são atualizadas periodicamente e baseadas em artigos científicos disponibilizados aos alunos em ambiente virtual (e.g. email, GDrive e Classroom). 
 

Clique para consultar os requisitos para REF0113

Clique para consultar o oferecimento para REF0113

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP