Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0114 - Educação Física Adaptada
Adapted Physical Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Apresentar as características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras; contextualizar o papel da educação física e esporte como instrumento para a melhora da saúde, autonomia e sociabilização da pessoa com deficiência.

Específicos da Disciplina
- Conhecer e classificar as diferentes deficiências e suas possíveis limitações para a educação física e esporte;
- Discutir os benefícios advindos da educação física e esporte para pessoas com deficiência;
 - Aplicação dos conhecimentos para o planejamento, adaptação e implantação de programas de educação física e esporte para pessoas com deficiência.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8406410 - Márcio Pereira Morato
 
Programa Resumido
Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada. Esporte Adaptado e Paralímpico. Características das deficiências. Programas de Educação Física e Esporte para pessoas com deficiência.
 
 
 
Programa
– Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada
– Fundamentos e características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras.
– Educação física e esporte para pessoas com deficiência auditiva
– Educação física e esporte para pessoas com deficiência visual
– Educação física e esporte para pessoas com deficiência física
– Educação física e esporte para pessoas com deficiência intelectual
– Esporte Adaptado e Paralímpico

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
As aulas teóricas buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários.

Aulas Práticas
As aulas práticas possibilitarão a vivência dos alunos em condição de deficiência simulada para refletirem sobre a alteridade e as condições das pessoas com deficiência de maneira mais significativa. Eventualmente serão realizadas visitas técnicas a instituições especializadas ao atendimento a essa população. Além disso, os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. 

ATIVIDADES DISCENTES
Participar das aulas teóricas e práticas; ler e discutir os textos previamente definidos; elaborar resenhas e seminários; elaborar e participar das aulas práticas; entrevistar uma pessoa com deficiência; participar das visitas didáticas quando ocorrerem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) avaliação em forma de resenha de artigo ou filme; - 03 (três) avaliações de aulas práticas ministradas pelos alunos; - 01 (uma) avaliação da apresentação da entrevista realizada com uma pessoa com deficiência. - 01 (uma) avaliação da apresentação do seminário;
Critério
- Resenha (2 pontos) - Aulas práticas (3 pontos) - Entrevista (2 pontos) - Seminário (3 pontos)
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. Almeida, J.J.G. et al. (Orgs.). Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas: Autores Associados, 2008. 
2. Conde, A.J.M.; Sobrinho, P.A.S.; Senatore, V. Introdução ao movimento paraolímpico: manual de orientação para professores de educação física. Brasília: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006.
3. Gorgatti, M.G.; Costa, R.F. (2018). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4ª Ed. São Paulo: Manole
4. Mauerberg-de Castro, E. (2005). Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd.
5. Mello, M.T.; Winckler, C. (Eds.). Esporte Paralímpico. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.
6. Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. 4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
As referências complementares são atualizadas periodicamente e baseadas em artigos científicos disponibilizados aos alunos em ambiente virtual (e.g. email, GDrive e Classroom). 
 

Clique para consultar os requisitos para REF0114

Clique para consultar o oferecimento para REF0114

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP