Geral da Disciplina Apresentar as características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras; contextualizar o papel da educação física e esporte como instrumento para a melhora da saúde, autonomia e sociabilização da pessoa com deficiência. Específicos da Disciplina - Conhecer e classificar as diferentes deficiências e suas possíveis limitações para a educação física e esporte; - Discutir os benefícios advindos da educação física e esporte para pessoas com deficiência; - Aplicação dos conhecimentos para o planejamento, adaptação e implantação de programas de educação física e esporte para pessoas com deficiência.
Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada. Esporte Adaptado e Paralímpico. Características das deficiências. Programas de Educação Física e Esporte para pessoas com deficiência.
– Conceitos e histórico da Educação Física Adaptada – Fundamentos e características das deficiências sensoriais, intelectuais e físico/motoras. – Educação física e esporte para pessoas com deficiência auditiva – Educação física e esporte para pessoas com deficiência visual – Educação física e esporte para pessoas com deficiência física – Educação física e esporte para pessoas com deficiência intelectual – Esporte Adaptado e Paralímpico MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas As aulas teóricas buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários. Aulas Práticas As aulas práticas possibilitarão a vivência dos alunos em condição de deficiência simulada para refletirem sobre a alteridade e as condições das pessoas com deficiência de maneira mais significativa. Eventualmente serão realizadas visitas técnicas a instituições especializadas ao atendimento a essa população. Além disso, os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES Participar das aulas teóricas e práticas; ler e discutir os textos previamente definidos; elaborar resenhas e seminários; elaborar e participar das aulas práticas; entrevistar uma pessoa com deficiência; participar das visitas didáticas quando ocorrerem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. Almeida, J.J.G. et al. (Orgs.). Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas: Autores Associados, 2008. 2. Conde, A.J.M.; Sobrinho, P.A.S.; Senatore, V. Introdução ao movimento paraolímpico: manual de orientação para professores de educação física. Brasília: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006. 3. Gorgatti, M.G.; Costa, R.F. (2018). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4ª Ed. São Paulo: Manole 4. Mauerberg-de Castro, E. (2005). Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd. 5. Mello, M.T.; Winckler, C. (Eds.). Esporte Paralímpico. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. 6. Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. 4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. As referências complementares são atualizadas periodicamente e baseadas em artigos científicos disponibilizados aos alunos em ambiente virtual (e.g. email, GDrive e Classroom).