Geral da Disciplina Apresentar a importância da análise do jogo como uma área de pesquisa e a sua aplicação no âmbito dos esportes coletivos. Elaborar, descrever, testar e avaliar possíveis modelos de análise de jogo em diferentes esportes coletivos em situações de treino e competição. Específicos da Disciplina - Identificar as diferenças entre os contextos dos esportes coletivos; - Apresentar ao discente os métodos de análise do jogo; - Planejar, aplicar e avaliar um modelo de análise de jogo específico; - Balizar etapas do processo de ensino-aprendizagem a partir dos parâmetros de desempenho observados em situação competitiva; - Proporcionar aos discentes a vivência e as reflexões pertinentes ao campo da análise do jogo.
Definições e contextos pertinentes à análise de jogo. Análises quantitativas e qualitativas nos esportes coletivos. Tipos e possibilidades de aplicação nos esportes coletivos. Planejamento de um modelo de análise de jogo com categorias criadas a partir da observação assistemática. Observação e registro dos dados de forma sistemática. Avaliação da aplicabilidade e viabilidade do modelo proposto. Relações entre a análise de situações competitivas e a transferência para as situações de treino.
- Definições e contextos da análise do jogo; - Análises quantitativas e qualitativas nos esportes coletivos; - Tipos, possibilidades e ferramentas de aplicação nos esportes coletivos; - Observação assistemática e formulação das categorias de análise em esporte coletivo; - Planejamento de um modelo de análise de jogo a partir das categorias propostas; - Coleta dos dados (observação sistemática) em situações de treino e competição para aplicação e avaliação do modelo proposto; - Tratamento dos dados e possibilidades de apresentação dos relatórios com os resultados; - Transferência dos parâmetros referentes ao desempenho esportivo no ambiente de competição para o ambiente de treino; - Proposição das etapas do processo de ensino-aprendizagem a partir das variáveis analisadas. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas As aulas teóricas buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários. Aulas Práticas As aulas práticas tem o objetivo de proporcionar maior significado à aprendizagem dos alunos, por meio da elaboração e execução de treinos para sua equipe, análise dos videos de jogos e treinos, e elaboração dos relatórios de jogo. ATIVIDADES DISCENTES Participar das aulas teóricas; ler e discutir os textos previamente definidos; participar da elaboração do modelo de jogo e do protocolo de análise da equipe; participar dos treinos propostos pela equipe e dos jogos entre as equipes; analisar os vídeos dos jogos; elaborar relatório dos jogos para apresentá-los em formato de seminário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. ANGUERA, M. T.; MENDO, A. H.. La metodología observacional en el ámbito del deporte. Revista de Ciencias del Deporte, v. 9, n. 3, p. 135-160, 2013. 2. GARGANTA, J. A análise da performance nos jogos desportivos: revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n.1, p.57-64, 2001. 3. GARGANTA, J. (2008). Modelação táctica em jogos desportivos: a desejável cumplicidade entre pesquisa, treino e competição. In: TAVARES, F., GRAÇA, A., GARGANTA, J., MESQUITA, I (Eds.), Olhares e Contextos da Performance nos jogos desportivos (pp. 108-121). Universidade do Porto: Faculdade de Desporto. 4. HUGHES, M.D.; BARTLETT, R.M. The use of performance indicators in performance analysis. Journal of Sports Sciences, v.20, p.739-754, 2002. 5. MARCELINO, R.; SAMPAIO, J.; MESQUITA, I. Investigação centrada na análise do jogo: da modelação estática à modelação dinâmica. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.11, n.1, p.481-499, 2011. 6. MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B. Análise do jogo de handebol como ferramenta para sua compreensão técnico-tática. Motriz, v.16, n.2, p.458-467, 2010. 7. MORATO, M.P.; GOMES, M.S.P.; JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA, J.J.G. Os processos auto-organizacionais do goalball. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.34, n.3, p.741-760, 2012. 8. O'DONOGHUE, P. Research methods for sports performance analysis. New York: Routledge, 2010. 9. SARMENTO, H.; BRADLEY, P.; TRAVASSOS, B.. The transition from match analysis to intervention: optimising the coaching process in elite futsal. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 15, n. 2, p. 471-488, 2015. 10. WRIGHT, C. et al. Elite football player engagement with performance analysis. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 16, n. 3, p. 1007-1032, 2016. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. As referências complementares são atualizadas periodicamente e baseadas em artigos científicos disponibilizados aos alunos em ambiente virtual (e.g. email, GDrive e Classroom).