Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0123 - Monografia
Monography

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Orientar os alunos para a elaboração de trabalho acadêmico/científico com fins de realização de trabalho de conclusão de curso (TCC) em educação física e esporte. 

Específicos da Disciplina
Ao final do desenvolvimento do programa da disciplina espera-se que o aluno seja capaz de: 
a) dominar os princípios básicos para elaboração do trabalho acadêmico/científico;
b) identificar as possibilidades de investigação científica na área de educação física e esporte
c) definir um tema relacionado a área de Educação Física e Esporte, e também o orientador.
d) apresentar/ entregar um projeto de trabalho, constando os elementos principais de um trabalho científico: Título; Resumo; Introdução; Metodologia, Resultados esperados; Referências Bibliográficas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3045315 - Ellen Cristini de Freitas
 
Programa Resumido
A educação física e o esporte como campos de conhecimento. Características da monografia. Tipos e etapas da pesquisa científica. Elaboração de um pré projeto de pesquisa, orientado por um docente que conte com os elementos principais de um trabalho científico.
 
 
 
Programa
1. A educação física e o esporte como campos de conhecimento.
2. Características da monografia. 
3. Tipos e etapas da pesquisa científica. 
4. Editor de texto e de apresentação.
5. Reuniões com orientador
6. Elaboração de um pré projeto de pesquisa constando os elementos principais de um trabalho científico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Realização de atividades extras no decorrer da disciplina que auxilie na fundamentação teórica para construção do pré projeto científico. - Entrega e apresentação de um pré-projeto de pesquisa constando os elementos principais de um trabalho científico com indicação de tema, problemas relacionados com o tema e questões que orientam o estudo. - A realização do pré projeto deverá ser desenvolvido por meio de encontros sistemáticos entre aluno e docente orientador, caracterizados por discussão de aspectos metodológicos, revisão e análise de literatura correlata ao tema sendo abordado, e estruturação do trabalho a ser apresentado.
Critério
- Apresentação de um pré-projeto de pesquisa constando os elementos principais de um trabalho científico, sendo analisado pelo docente responsável pela disciplina (10,0). - Entrega do pré-projeto de pesquisa constando os elementos principais de um trabalho científico, a ser corrigido pelo orientador (10,0). - Atividades extras serão solicitadas aos discentes no decorrer do desenvolvimento da disciplina (10,0).
Norma de Recuperação
Não há previsão para prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. Bastos, Lilia da Rocha. Paixao, Lyra. Fernandes, Lucia Monteiro. Deluiz, Neise. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias.   6. ed.  Rio de Janeiro, LTC, 2008, 2003. xii, 222 p.
2. Demo, Pedro. Introdução à metodologia da ciência.   2. ed.  São Paulo, Atlas, 2013, 2011. 118 p. 21. 
3. Ávila Júnior, Paulo de. Torres, Bayardo Baptista (orient). Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação.  São Paulo, 2010. 272 p.
4. Marconi, Marina de Andrade. Lakatos, Eva Maria. Medeiros, Joao Bosco (atual). Metodologia do trabalho científico : projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso.   8. ed..  São Paulo, Atlas, 2018, 239 p.
5. Popper, Karl Raimund. Hegenberg, Leonidas (trad). Mota, Octanny Silveira da (trad). A lógica da pesquisa científica.   2. ed., 4ª reimpressão.  São Paulo, Cultrix, 2019. 454 p. Tradução de: The logic of scientific discovery.
6. Thomas, Jerry R. Nelson, Jack K. Silverman, Stephen J. Petersen, Ricardo Demétrio de Souza (trad). Métodos de pesquisa em atividade física.   6. ed.  Porto Alegre, ArtMed, 2012. xi, 478 p.
7. BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora Itatiaia. São Paulo, EDUSP, 1980.
8. LUNGARZO, C. O que é ciência? São Paulo. Ed. Brasiliense, 1992.
9. MORAES, I.N. Elaboração da pesquisa científica. São Paulo, Ed. Átamo, 1985

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1. Emerson Luís Velozo. Educação física, ciência e cultura. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) vol.31 no.3 Porto Alegre May 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-32892010000300006 
2. DAOLIO, J; VELOZO, E. L. A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 9-16, 2008.
3. Daolio, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura.   2. ed.  Campinas, Autores Associados, c2007. 77 p. 
4. Kuhn, Thomas Samuel. Boeira, Beatriz Vianna (trad). Boeira, Nelson (trad). Abreu, Márcia (rev). A estrutura das revoluções científicas.   12.ed..  São Paulo, Perspectiva, 2013. 323p
 

Clique para consultar os requisitos para REF0123

Clique para consultar o oferecimento para REF0123

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP