Geral da Disciplina Orientar os alunos para a elaboração de trabalho acadêmico/científico com fins de realização de trabalho de conclusão de curso (TCC) em educação física e esporte. Específicos da Disciplina Ao final do desenvolvimento do programa da disciplina espera-se que o aluno seja capaz de: a) dominar os princípios básicos para elaboração do trabalho acadêmico/científico; b) identificar as possibilidades de investigação científica na área de educação física e esporte c) definir um tema relacionado a área de Educação Física e Esporte, e também o orientador. d) apresentar/ entregar um projeto de trabalho, constando os elementos principais de um trabalho científico: Título; Resumo; Introdução; Metodologia, Resultados esperados; Referências Bibliográficas.
A educação física e o esporte como campos de conhecimento. Características da monografia. Tipos e etapas da pesquisa científica. Elaboração de um pré projeto de pesquisa, orientado por um docente que conte com os elementos principais de um trabalho científico.
1. A educação física e o esporte como campos de conhecimento. 2. Características da monografia. 3. Tipos e etapas da pesquisa científica. 4. Editor de texto e de apresentação. 5. Reuniões com orientador 6. Elaboração de um pré projeto de pesquisa constando os elementos principais de um trabalho científico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. Bastos, Lilia da Rocha. Paixao, Lyra. Fernandes, Lucia Monteiro. Deluiz, Neise. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro, LTC, 2008, 2003. xii, 222 p. 2. Demo, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2013, 2011. 118 p. 21. 3. Ávila Júnior, Paulo de. Torres, Bayardo Baptista (orient). Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação. São Paulo, 2010. 272 p. 4. Marconi, Marina de Andrade. Lakatos, Eva Maria. Medeiros, Joao Bosco (atual). Metodologia do trabalho científico : projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed.. São Paulo, Atlas, 2018, 239 p. 5. Popper, Karl Raimund. Hegenberg, Leonidas (trad). Mota, Octanny Silveira da (trad). A lógica da pesquisa científica. 2. ed., 4ª reimpressão. São Paulo, Cultrix, 2019. 454 p. Tradução de: The logic of scientific discovery. 6. Thomas, Jerry R. Nelson, Jack K. Silverman, Stephen J. Petersen, Ricardo Demétrio de Souza (trad). Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre, ArtMed, 2012. xi, 478 p. 7. BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora Itatiaia. São Paulo, EDUSP, 1980. 8. LUNGARZO, C. O que é ciência? São Paulo. Ed. Brasiliense, 1992. 9. MORAES, I.N. Elaboração da pesquisa científica. São Paulo, Ed. Átamo, 1985 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1. Emerson Luís Velozo. Educação física, ciência e cultura. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) vol.31 no.3 Porto Alegre May 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-32892010000300006 2. DAOLIO, J; VELOZO, E. L. A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 9-16, 2008. 3. Daolio, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas, Autores Associados, c2007. 77 p. 4. Kuhn, Thomas Samuel. Boeira, Beatriz Vianna (trad). Boeira, Nelson (trad). Abreu, Márcia (rev). A estrutura das revoluções científicas. 12.ed.. São Paulo, Perspectiva, 2013. 323p