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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0125 - Programa de Esporte Individual I
Individual Sports Program II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da disciplina
Oferecer subsídio teórico e prático para que o futuro profissional tenha condições de planejar, executar e avaliar programas esportivos de Ginástica. Desenvolver a habilidade analítico-crítica sobre o conteúdo técnico, didático e pedagógico de programas esportivos de Ginástica e sua apropriação à especificidade do contexto a ser desenvolvido. 

Específico da disciplina 
Oferecer conhecimento geral da Ginástica, dos esportes Ginásticos, da Ginástica Artística: história, cultura, atualidades, métodos/escolas de Ginástica;
Apresentar as principais manifestações de Ginástica e de esportes Ginásticos;
Apresentar a filosofia educacional dos esportes Ginásticos;
Apresentar o processo de ensino e aprendizagem dos esportes Ginásticos;
Apresentar noções gerais sobre organização competitiva e regras dos esportes Ginásticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1385068 - Myrian Nunomura
 
Programa Resumido
Processo histórico-cultural da Ginástica e dos esportes Ginásticos. Panorama geral e atual dos esportes Ginásticos. Filosofia Educacional dos esportes Ginásticos. Processo ensino-aprendizagem dos esportes Ginásticos. Programa de esportes Ginásticos. Organização competitiva e regras gerais dos esportes Ginásticos.
 
 
 
Programa
1. Origem da Ginástica, os métodos de Ginástica, as manifestações de Ginástica, a origem dos esportes ginásticos.
2. Panorama geral e atualidades dos esportes Ginásticos.
3. Manifestações de Ginástica e esportes Ginásticos na formação humana geral.
4. Filosofia educacional dos esportes Ginásticos: diversão; aptidão físico-motora; fundamentos.
5. Segurança na prática de esportes Ginásticos.
6. Processo de ensino e aprendizagem dos esportes Ginásticos: fases de aprendizagem e fatores que afetam a aprendizagem.
7. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: aptidão físico-motora nos esportes Ginásticos.
8. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: fundamentos dos esportes Ginásticos.
9. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: habilidades básicas da Ginástica Artística.
10. Organização competitiva e regras gerais dos esportes Ginásticos.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Conteúdo expositivo com o auxílio de recursos audiovisuais, vídeos, documentários, textos. 

Aulas Práticas
Vivências práticas de acordo com conteúdo programático e experiências em planejamento e execução de atividades práticas. 
Interação com contexto por meio de visita a grupos de prática/treinamento (a depender da disponibilidade das instituições).

ATIVIDADES DISCENTES
Participação em todas as atividades teóricas e práticas; realizar a leitura prévia dos materiais didáticos indicados; realizar as tarefas e provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação das atividades práticas elaboradas pelos alunos; - tarefas
Critério
Para o cálculo da média final será realizado o somatório das três avaliações com as respectivas proporcionalidades.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
GYMNASTICS CANADA GYMNASTIQUE. (2008). Athlete Long Term Development: Gymnastics. Disponível Online: http://www.gymcan.org/uploads/gcg_ltad_en.pdf.
NORTH AMERICAN DIVISION OFFICE OF EDUCATION. (2016-2017). Gymnastics: SAFETY MANUAL. Disponível Online. 53p. http://s3.amazonaws.com/SDA-HPERA/documents/Gymnastics_Safety_Manual_NAD_June_2016.pdf
NUNOMURA, M. (Org.) (2016). Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí: Editora Fontoura, 258p.
OLIVEIRA, M.S.; NUNOMURA, M. (2012). A Produção Histórica em Ginástica e a Constituição desse Campo de Conhecimento na Atualidade. Conexões, v. 10, n. Especial, p. 80-97, dez. 
PAOLIELLO, E.  (S/D). O Universo da Ginástica. Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral. FEF – UNICAMP. 7p.
PUBLIO, N.S. (2019). Evolução História da Ginástica Olímpica. São Paulo: Phorte Editora. 328p. Disponível Online: https://cev.org.br/biblioteca/evolucao-historica-ginastica-olimpica-1
RUSSELL, K. (2013). Move Your Body: Athletics Canada, Gymnastics Canada, Swimming Canada. Gymnastics Canada. 140p. Disponível online: http://gymcan.org/uploads/MYB_2019_EN.pdf.
SANDS, W. (1999). Why Gymnastics? Technique, v.19, n.3, p.5-16. 
SANDS, W. (2018). What Happened to Gymnastics? Personal Reflections. Researchgate net, Outubro.  
TSUKAMOTO, M.H.C.; CARRARA, P.D.S.; NUNOMURA, M. (2011). Ginástica Artística. In: BÖHME, M. S. (Org.). Esporte Infanto Juvenil. 1ª. Edição. São Paulo: Phorte, p. 409-425.
WERNER, P.H.; WILLIAMS, L.H.; HALL, T.J. (2015). Ensinando Ginástica para Crianças. Barueri: Editora Manole, 234p.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
LEGUET, J. (1987). As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Editora Manole. 230p.
NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V.N. (Org.). (2008). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte Editora, p.181. 2ª Edição.
NUNOMURA, M. (2008). Ginástica Artística. Coleção Agon: O Espírito do Esporte. São Paulo: Odysseus Editora. p.158.
RUSSELL, K. (2009). Gymnastics Foundations. Toronto: Ruschkin and Gymnastique Canada Gymnastics Publishing. 
RUSSELL, K. (2008). Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Ruschkin Publishing. Tradução Federação Portuguesa de Ginástica.
SANTOS, C.E.; PUBLIO, N.S.; ALONSO, H.; CRAUSE, I.; POLI, M.E.; BASTOS, S.A.;  AMBRÓSIO, M.P. (2006). Ginástica – Federação Internacional de Ginástica-FIG – Confederação Brasileira de Ginástica-CBG. IN: DACOSTA, LAMARTINE (ORG.). ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, p. 8220-8.221. https://cev.org.br/biblioteca/atlas-esporte-brasil.
UZUNOV, V. (2008). Stretching Scientifically Part II: Stretching methods, the pros and cons to each method. Gym Coach, v. 2, March, p. 6-14. 
UZUNOV, V. (2007). Stretching scientifically part I: myths, facts, the science. Gym Coach, v. 1, December, p. 28-32.
 

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