Geral da disciplina Oferecer subsídio teórico e prático para que o futuro profissional tenha condições de planejar, executar e avaliar programas esportivos de Ginástica. Desenvolver a habilidade analítico-crítica sobre o conteúdo técnico, didático e pedagógico de programas esportivos de Ginástica e sua apropriação à especificidade do contexto a ser desenvolvido. Específico da disciplina Oferecer conhecimento geral da Ginástica, dos esportes Ginásticos, da Ginástica Artística: história, cultura, atualidades, métodos/escolas de Ginástica; Apresentar as principais manifestações de Ginástica e de esportes Ginásticos; Apresentar a filosofia educacional dos esportes Ginásticos; Apresentar o processo de ensino e aprendizagem dos esportes Ginásticos; Apresentar noções gerais sobre organização competitiva e regras dos esportes Ginásticos.
Processo histórico-cultural da Ginástica e dos esportes Ginásticos. Panorama geral e atual dos esportes Ginásticos. Filosofia Educacional dos esportes Ginásticos. Processo ensino-aprendizagem dos esportes Ginásticos. Programa de esportes Ginásticos. Organização competitiva e regras gerais dos esportes Ginásticos.
1. Origem da Ginástica, os métodos de Ginástica, as manifestações de Ginástica, a origem dos esportes ginásticos. 2. Panorama geral e atualidades dos esportes Ginásticos. 3. Manifestações de Ginástica e esportes Ginásticos na formação humana geral. 4. Filosofia educacional dos esportes Ginásticos: diversão; aptidão físico-motora; fundamentos. 5. Segurança na prática de esportes Ginásticos. 6. Processo de ensino e aprendizagem dos esportes Ginásticos: fases de aprendizagem e fatores que afetam a aprendizagem. 7. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: aptidão físico-motora nos esportes Ginásticos. 8. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: fundamentos dos esportes Ginásticos. 9. Processo de ensino e aprendizagem e vivências práticas: habilidades básicas da Ginástica Artística. 10. Organização competitiva e regras gerais dos esportes Ginásticos. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Conteúdo expositivo com o auxílio de recursos audiovisuais, vídeos, documentários, textos. Aulas Práticas Vivências práticas de acordo com conteúdo programático e experiências em planejamento e execução de atividades práticas. Interação com contexto por meio de visita a grupos de prática/treinamento (a depender da disponibilidade das instituições). ATIVIDADES DISCENTES Participação em todas as atividades teóricas e práticas; realizar a leitura prévia dos materiais didáticos indicados; realizar as tarefas e provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS GYMNASTICS CANADA GYMNASTIQUE. (2008). Athlete Long Term Development: Gymnastics. Disponível Online: http://www.gymcan.org/uploads/gcg_ltad_en.pdf. NORTH AMERICAN DIVISION OFFICE OF EDUCATION. (2016-2017). Gymnastics: SAFETY MANUAL. Disponível Online. 53p. http://s3.amazonaws.com/SDA-HPERA/documents/Gymnastics_Safety_Manual_NAD_June_2016.pdf NUNOMURA, M. (Org.) (2016). Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí: Editora Fontoura, 258p. OLIVEIRA, M.S.; NUNOMURA, M. (2012). A Produção Histórica em Ginástica e a Constituição desse Campo de Conhecimento na Atualidade. Conexões, v. 10, n. Especial, p. 80-97, dez. PAOLIELLO, E. (S/D). O Universo da Ginástica. Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral. FEF – UNICAMP. 7p. PUBLIO, N.S. (2019). Evolução História da Ginástica Olímpica. São Paulo: Phorte Editora. 328p. Disponível Online: https://cev.org.br/biblioteca/evolucao-historica-ginastica-olimpica-1 RUSSELL, K. (2013). Move Your Body: Athletics Canada, Gymnastics Canada, Swimming Canada. Gymnastics Canada. 140p. Disponível online: http://gymcan.org/uploads/MYB_2019_EN.pdf. SANDS, W. (1999). Why Gymnastics? Technique, v.19, n.3, p.5-16. SANDS, W. (2018). What Happened to Gymnastics? Personal Reflections. Researchgate net, Outubro. TSUKAMOTO, M.H.C.; CARRARA, P.D.S.; NUNOMURA, M. (2011). Ginástica Artística. In: BÖHME, M. S. (Org.). Esporte Infanto Juvenil. 1ª. Edição. São Paulo: Phorte, p. 409-425. WERNER, P.H.; WILLIAMS, L.H.; HALL, T.J. (2015). Ensinando Ginástica para Crianças. Barueri: Editora Manole, 234p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES LEGUET, J. (1987). As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Editora Manole. 230p. NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V.N. (Org.). (2008). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte Editora, p.181. 2ª Edição. NUNOMURA, M. (2008). Ginástica Artística. Coleção Agon: O Espírito do Esporte. São Paulo: Odysseus Editora. p.158. RUSSELL, K. (2009). Gymnastics Foundations. Toronto: Ruschkin and Gymnastique Canada Gymnastics Publishing. RUSSELL, K. (2008). Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Ruschkin Publishing. Tradução Federação Portuguesa de Ginástica. SANTOS, C.E.; PUBLIO, N.S.; ALONSO, H.; CRAUSE, I.; POLI, M.E.; BASTOS, S.A.; AMBRÓSIO, M.P. (2006). Ginástica – Federação Internacional de Ginástica-FIG – Confederação Brasileira de Ginástica-CBG. IN: DACOSTA, LAMARTINE (ORG.). ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, p. 8220-8.221. https://cev.org.br/biblioteca/atlas-esporte-brasil. UZUNOV, V. (2008). Stretching Scientifically Part II: Stretching methods, the pros and cons to each method. Gym Coach, v. 2, March, p. 6-14. UZUNOV, V. (2007). Stretching scientifically part I: myths, facts, the science. Gym Coach, v. 1, December, p. 28-32.