Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade crítico-analítica do aluno a fim de que ele seja capaz de elaborar, desenvolver e avaliar programas de esportes aquáticos de acordo com os ciclos da vida. Específicos da Disciplina Oferecer conhecimentos básicos sobre administração e manutenção de conjuntos aquáticos. Estudar os princípios físicos que envolvem a permanência do corpo humano na água e suas variáveis. Analisar e identificar a mecânica dos gestos natatórios dos quatro nados competitivos, saídas e viradas. Estudar a fisiologia e os princípios mecânicos que envolvem a natação. Oferecer conhecimentos métodos existentes de ensino, progressões e exercícios na água, para os diferentes níveis de habilidade. Elaborar programas de aulas e treinamentos em diferentes níveis. Oferecer noções básicas do polo aquático e nado artístico.
Adaptação ao meio líquido, correntes pedagógicas do ensino da natação, fundamentos do polo aquático e nado artístico, descrição dos nados culturalmente determinados, regras dos esportes aquáticos, avaliação dos esportes aquáticos e elaboração de programas em esportes aquáticos. Sempre que possível, pretende-se oportunizar a realização de viagens didáticas aos alunos do curso para que possam ter experiência do conteúdo teórico na prática profissional.
01. Propriedades físicas da água e biomecânica aplicada aos diferentes tipos de nado (teórico/prática); 02. Descrição dos nados culturalmente determinados (Crawl, Costas, Peito e Borboleta) (teórico/prática); 03. Pedagogia da natação: Adaptação ao meio líquido (teórico/prática); 04. Regras de higiene e segurança de um conjunto aquático (teórico/prática); 05. Conhecimentos básicos da hidrodinâmica na natação (teórico/prática); 06. Fundamentos do pólo aquático, saltos ornamentais e nado artístico (teórico/prática); 07. Regras dos esportes aquáticos (teórico/prática); 08. Características fisiológicas dos esportes aquáticos (teórico/prática); 09. Protocolos de avaliação dos esportes aquáticos (teórico/prática); 10. Programas de esportes aquáticos ao longo dos ciclos da vida (teórico). 11. Realização de viagens didáticas, sempre que possível até a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA - Bauru-SP), com os alunos para que possam ter experiência do conteúdo teórico na prática profissional. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão participar, elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Grupo Palestra Sport, 1995. CATEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. Manole, 1990. COLWIN, C.M. Nadando para o século XXI. Manole, 2000. EMMETT H. Natação para condicionamento físico. 2. ed. Manole, 2009. DALLACQUA, J.L., DALLACQUA FLL. A aprendizagem do nado sincronizado. CRV. 2016. FAJARDO, M., TUCHER, G. Atividades Aquáticas: Um Olhar Dirigido ao Ensino Appris, 2020. GAROFF, G. O ensino da Natação. Manole, 1990. GUZMAN, R. Natação: exercícios de técnica para melhoria do nado. Manole, 2008. KERBEJ, F.C. Natação: algo mais que 4 estilos. Manole, 2002. LOBO DA COSTA, P. H. Natação e Atividades Aquáticas: subsídios para o ensino. Manole, 2009. MAGLISCHO, E.W. Nadando o mais Mais Rápido Possível. Manole, 2010. MAKARENKO, L.P. Natação. P. Alegre, Artmed, 2001. MANSOLDO, A.C. A iniciação dos 4 nados. Manole, 1996. PALMER, L. M. A ciência do ensino da natação. Manole, 1990. PAPOTI, M, ZAGATTO, A M, FREITAS JÚNIOR, P B, CUNHA, SA, MARTINS, LEB, GOBATTO, CA. Utilização do intercepto-y na avaliação da aptidão anaeróbia e predição da performance de nadadores treinados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2005. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. FINA. Regras Oficiais de Natação 2017 – 2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/natacao/RegrasOficiaisNatacao2017_2021.pdf FINA. Regras Oficiais Maratona Aquática 2017-2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/maratonas/RegrasOficiaisMaratonaAquatica2017_2021.pdf FINA. Regras oficiais Polo Aquático 2017-2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/polo/RegrasOficiaisPoloAquatico2017_2021.pdf MAGLISCHO, E.W. Nadando Ainda Mais Rápido. Manole, 1999. PAPOTI M, DA SILVA AS, KALVA-FILHO CA, ARAUJO GG, SANTIAGO V, MARTINS LB, CUNHA SA, GOBATTO CA. Tethered Swimming for the Evaluation and Prescription of Resistance Training in Young Swimmers. Int J Sports Med. 2017. PAPOTI, M; ZAGATTO, AM.; MENDES, OC. GOBATTO, CA. Utilização de métodos invasivo e não invasivo na predição das performances aeróbia e anaeróbia em nadadores de nível nacional. Rev. Port. Cien. 2005.