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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0126 - Programa de Esporte Aquático
Aquatic Sport program

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Desenvolver a capacidade crítico-analítica do aluno a fim de que ele seja capaz de elaborar, desenvolver e avaliar programas de esportes aquáticos de acordo com os ciclos da vida.

Específicos da Disciplina
Oferecer conhecimentos básicos sobre administração e manutenção de conjuntos aquáticos. 
Estudar os princípios físicos que envolvem a permanência do corpo humano na água e suas variáveis. 
Analisar e identificar a mecânica dos gestos natatórios dos quatro nados competitivos, saídas e viradas. 
Estudar a fisiologia e os princípios mecânicos que envolvem a natação. 
Oferecer conhecimentos métodos existentes de ensino, progressões e exercícios na água, para os diferentes níveis de habilidade. 
Elaborar programas de aulas e treinamentos em diferentes níveis. 
Oferecer noções básicas do polo aquático e nado artístico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8090041 - Marcelo Papoti
 
Programa Resumido
Adaptação ao meio líquido, correntes pedagógicas do ensino da natação, fundamentos do polo aquático e nado artístico, descrição dos nados culturalmente determinados, regras dos esportes aquáticos, avaliação dos esportes aquáticos e elaboração de programas em esportes aquáticos.
Sempre que possível, pretende-se oportunizar a realização de viagens didáticas aos alunos do curso para que possam ter experiência do conteúdo teórico na prática profissional.
 
 
 
Programa
01. Propriedades físicas da água e biomecânica aplicada aos diferentes tipos de nado (teórico/prática);
02. Descrição dos nados culturalmente determinados (Crawl, Costas, Peito e Borboleta) (teórico/prática);
03. Pedagogia da natação: Adaptação ao meio líquido (teórico/prática);
04. Regras de higiene e segurança de um conjunto aquático (teórico/prática);
05. Conhecimentos básicos da hidrodinâmica na natação (teórico/prática);
06. Fundamentos do pólo aquático, saltos ornamentais e nado artístico (teórico/prática);
07. Regras dos esportes aquáticos (teórico/prática);
08. Características fisiológicas dos esportes aquáticos (teórico/prática);
09. Protocolos de avaliação dos esportes aquáticos (teórico/prática);
10. Programas de esportes aquáticos ao longo dos ciclos da vida (teórico).
11. Realização de viagens didáticas, sempre que possível até a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA - Bauru-SP), com os alunos para que possam ter experiência do conteúdo teórico na prática profissional.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários.

Aulas Práticas
Os alunos deverão participar, elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. 

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação das aulas práticas ministradas pelos alunos; - 01 (uma) avaliação da apresentação do seminário.
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas três avaliações
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Grupo Palestra Sport, 1995.
CATEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. Manole, 1990.
COLWIN, C.M. Nadando para o século XXI. Manole, 2000.
EMMETT H. Natação para condicionamento físico. 2. ed. Manole, 2009.
DALLACQUA, J.L., DALLACQUA FLL. A aprendizagem do nado sincronizado. CRV. 2016.
FAJARDO, M., TUCHER, G. Atividades Aquáticas: Um Olhar Dirigido ao Ensino Appris, 2020.
GAROFF, G. O ensino da Natação. Manole, 1990.
GUZMAN, R. Natação: exercícios de técnica para melhoria do nado. Manole, 2008.
KERBEJ, F.C. Natação: algo mais que 4 estilos. Manole, 2002.
LOBO DA COSTA, P. H. Natação e Atividades Aquáticas: subsídios para o ensino. Manole, 2009.
MAGLISCHO, E.W. Nadando o mais  Mais Rápido Possível. Manole, 2010.
MAKARENKO, L.P. Natação. P. Alegre, Artmed, 2001.
MANSOLDO, A.C. A iniciação dos 4 nados. Manole, 1996.
PALMER, L. M. A ciência do ensino da natação. Manole, 1990.
PAPOTI, M, ZAGATTO, A M, FREITAS JÚNIOR, P B, CUNHA, SA, MARTINS, LEB, GOBATTO, CA. Utilização do intercepto-y na avaliação da aptidão anaeróbia e predição da performance de nadadores treinados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2005.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
	
FINA. Regras Oficiais de Natação 2017 – 2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/natacao/RegrasOficiaisNatacao2017_2021.pdf
FINA. Regras Oficiais Maratona Aquática 2017-2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/maratonas/RegrasOficiaisMaratonaAquatica2017_2021.pdf
FINA. Regras oficiais Polo Aquático 2017-2021. Disponível em: https://cbda.org.br/_uploads/polo/RegrasOficiaisPoloAquatico2017_2021.pdf
MAGLISCHO, E.W. Nadando Ainda Mais Rápido. Manole, 1999.
PAPOTI M, DA SILVA AS, KALVA-FILHO CA, ARAUJO GG, SANTIAGO V, MARTINS LB, CUNHA SA, GOBATTO CA. Tethered Swimming for the Evaluation and Prescription of Resistance Training in Young Swimmers. Int J Sports Med. 2017.
PAPOTI, M; ZAGATTO, AM.; MENDES, OC. GOBATTO, CA. Utilização de métodos invasivo e não invasivo na predição das performances aeróbia e anaeróbia em nadadores de nível nacional. Rev. Port. Cien. 2005.
 

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