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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0127 - Pedagogia da Educação Física e do Esporte I
Physical Education and Sport Pedagogy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da disciplina
Preparar o futuro profissional para planejar, gerenciar, executar e avaliar programas de práticas corporais e programas esportivos individuais em contextos diversos. Despertar a habilidade de análise e crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas do profissional de Educação Física e Esporte. 

Específico da disciplina
Compreender a responsabilidade ética, moral e pedagógica na orientação de programas de práticas corporais e de esportes individuais nos diversos contextos e grupos etários. Compreender o processo educativo e formativo na atuação em programas de práticas corporais e de esportes individuais. Interagir com profissionais e suas experiências na atuação em programas de práticas corporais e de esportes individuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1385068 - Myrian Nunomura
 
Programa Resumido
Fundamentos didáticos e pedagógicos na orientação de práticas corporais e esportivas. Compreender a diversidade de contextos de práticas corporais e esportivas. Implicações pedagógicas do profissional no processo de Formação Esportiva. Ambiente de ensino nas práticas corporais e esportivas individuais. Competências pedagógicas do profissional de Educação Física e Esporte. Programas de práticas corporais e esportes individuais.
 
 
 
Programa
Reflexões sobre as experiências pessoais em práticas corporais e esportivas
Conceitos básicos de Pedagogia e Pedagogia da Educação Física e do Esporte.
Competências Pedagógicas do Profissional de Educação Física e Esporte.
Formação Esportiva e implicações pedagógicas: iniciação esportiva; especialização esportiva; especialização esportiva precoce; participação dos pais; clima motivacional; talento esportivo.
Modelos de Formação Esportiva e Treinamento de Longo Prazo.
Organização didático-pedagógica do ambiente de ensino: segurança; espaço físico; materiais; métodos e estilos de ensino; gerenciamento tempo; estrutura da aula.
Reflexão e análise das experiências de profissionais em práticas corporais e esportes individuais.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Conteúdo expositivo com o auxílio de recursos audiovisuais, vídeos, documentários, textos. 

Aulas Práticas
Vivências práticas de acordo com conteúdo programático e experiências em planejamento e execução de atividades práticas. 
Interação e vivências práticas com profissionais da área.

ATIVIDADES DISCENTES
Participação em todas as atividades teóricas e práticas; leitura prévia dos materiais didáticos indicados; realização de tarefas e provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação das atividades práticas elaboradas pelos alunos; - tarefas
Critério
Para o cálculo da média final será realizado o somatório das três avaliações com as respectivas proporcionalidades.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
ARENA, S.S.; BÖHME, M.T.S. (2000). Programas de Iniciação e Formação Esportiva na Grande São Paulo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.14, n.2, p.184-195.
ARENA, S.S.; BOHME, M.T.S. (2004). Federações esportivas e organização de competições para jovens. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n.4, p. 45-50.
BALYI, Y. (2004). Long-Term Athlete Development: Trainability in Childhood and Adolescence: Windows of Opportunity, Optimal Trainability. Victoria: National Coaching Institute British Columbia & Advanced Training and Performance Ltd.
DE ROSE JR., D. (2002). Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed. Capítulos 1, 3, 5, 6, 7 e 9.
GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (2004). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS Editora. 608p. Disponível Online. https://www.lume.ufrgs.br/
GARN, A.; BYRA, M. (2002). Espectro de Estilos em Desenvolvimento Psicomotor, Cognitivo e Social. In: Teaching Elementary Physical Education, v.13, n.2, p.8-13, 2002. Traduzido por Alice Midori Tanabe para fins didáticos. Junho/03.
HEADSTRON, R.; GOULD, D. (2004). Research in Youth Sports: Critical Issues Status. Institute for the Study of Youth Sports. 43p.
RESENDE, R.; GILBERT, W. (2015). Desporto juvenil: Formação e competências do treinador. IN: Resende, A.A.; Gomes, A.R. (Eds.). Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer. p. 17-38. Lisboa: Visão & Contextos. 
ROSADO, A. (2015). Porque é que o Desporto precisa da Pedagogia? Researchgate net. 16p.
RUSSELL, K. (2013). Move Your Body: Athletics Canada, Gymnastics Canada, Swimming Canada. Gymnastics Canada. 140p. Disponível online: http://gymcan.org/uploads/MYB_2019_EN.pdf.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
CASSIDY, t.; JONES, R.; POTRAC, P. (2009). Understanding Sports Coaching: the Social, Cultural and Pedagogical Foundations of Coaching Practice. 2nd Ed. Routledge. 216p.
GRAHAM, G. (1994). Teaching Children Physical Education. Human Kinetics. 179p.
GYMNASTICS CANADA GYMNASTIQUE. (2008). Athlete Long Term Development: Gymnastics. Disponível Online: http://www.gymcan.org/uploads/gcg_ltad_en.pdf.
JONES, R.L. (2006). The Sports Coach as Educator. London: Routledge. 185p.
NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). (1999). Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus. 126p.
 

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