Geral da Disciplina: Conhecer e entender a fisiopatologia das doenças, capacitar o profissional da área de Educação Física para avaliar prescrever e monitorar programas de exercícios em equipes de saúde interdisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais. Específicos da Disciplina: Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar e explicar a influência da prática regular de exercício físico sobre a prevenção e como recurso complementar à terapia de algumas doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada ao caso. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos acometidos por condição especial de saúde.
Seleção de protocolos de avaliação para elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos pelas doenças abordadas durante a disciplina, como: doenças cardiovasculares; doenças metabólicas e doença pulmonar obstrutiva crônica. Influência da medicação utilizada no tratamento da doença sobre a capacidade de exercício do indivíduo.
1. Módulo 1. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças cardiovasculares (Hipertensão Arterial; Insuficiência Cardíaca; Doença vascular periférica e Doença arterial coronariana); influência da medicação sobre a capacidade de exercício, a prescrição do exercício e o controle da intensidade do esforço. 2. Módulo 2. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças endócrino metabólicas (Diabetes mellitus e Dislipidemias); influência da medicação hipoglicemiante e hipolipemiante sobre a prescrição do exercício. 3. Módulo 3. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica (Asma e bronquite); influência da medicação utilizada sobre a capacidade de exercício, a prescrição do exercício e o controle da intensidade do esforço. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas Aulas expositivas dialogadas com o auxílio de recursos audiovisuais, aprendizagem baseada em problemas, leitura e preparação de seminários em sala de aula. Aulas práticas Observação das respostas de variáveis fisiológicas, frequência cardíaca, pressão artéria sistêmica e glicemia, em diferentes condições de tipo e intensidade de esforço físico com a redação de relatório que deverão integrar os aspectos teóricos trabalhados em sala de aula com a observação da prática. ATIVIDADES DISCENTES Participação ativa aulas expositivas e em aulas práticas; elaboração de relatórios das aulas práticas; ler os textos indicados; realizar as provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p. LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p. NEGRÃO CE; BARRETO ACP. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2010. 752 p. RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013. CAMPBELL MD, WALKER M, TRENELL MI, et al. Metabolic implications when employing heavy pre- and post-exercise rapid-acting insulin reductions to prevent hypoglycaemia in type 1 diabetes patients: a randomised clinical trial. PLoS One. 2014;9(5):e97143. Published 2014 May 23. doi:10.1371/journal.pone.0097143 CAMPBELL MD, WALKER M, BRACKEN RM, et al. Insulin therapy and dietary adjustments to normalize glycemia and prevent nocturnal hypoglycemia after evening exercise in type 1 diabetes: a randomized controlled trial. BMJ Open Diabetes Res Care. 2015 May 12;3(1):e000085. doi: 10.1136/bmjdrc-2015-000085. PMID: 26019878; PMCID: PMC4442134. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES MADSEN, SM; THORUP, AC; OVERGAARD, K; JEPPESEN, PB. High Intensity Interval Training Improves Glycaemic Control and Pancreatic β Cell Function of Type 2 Diabetes Patients. PLoSOne, 10;10(8):e0133286, 2015. GUELFI, KJ; RATNAM, N; SMYTHE, GA; JONES, TW; FOURNIER, PA. Effect of intermittent high-intensity compared with continuous moderate exercise on glucose production and utilization in individuals with type 1 diabetes. Am J Physiol Endocrinol Metab, 292(3):E865-70, 2007.