Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0128 - Exercício Físico em Condições Especiais de Saúde I
Physical Exercise in special health care condition I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina: 
Conhecer e entender a fisiopatologia das doenças, capacitar o profissional da área de Educação Física para avaliar prescrever e monitorar programas de exercícios em equipes de saúde interdisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais.

Específicos da Disciplina: 
Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar e explicar a influência da prática regular de exercício físico sobre a prevenção e como recurso complementar à terapia de algumas doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada ao caso. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos acometidos por condição especial de saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4170596 - Camila de Moraes
 
Programa Resumido
Seleção de protocolos de avaliação para elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos pelas doenças abordadas durante a disciplina, como: doenças cardiovasculares; doenças metabólicas e doença pulmonar obstrutiva crônica. Influência da medicação utilizada no tratamento da doença sobre a capacidade de exercício do indivíduo.
 
 
 
Programa
1. Módulo 1. Adequada orientação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças cardiovasculares (Hipertensão Arterial; Insuficiência Cardíaca; Doença vascular periférica e Doença arterial coronariana); influência da medicação sobre a capacidade de exercício, a prescrição do exercício e o controle da intensidade do esforço.
2. Módulo 2. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças endócrino metabólicas (Diabetes mellitus e Dislipidemias); influência da medicação hipoglicemiante e hipolipemiante sobre a prescrição do exercício.
3. Módulo 3. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica (Asma e bronquite); influência da medicação utilizada sobre a capacidade de exercício, a prescrição do exercício e o controle da intensidade do esforço.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas teóricas
Aulas expositivas dialogadas com o auxílio de recursos audiovisuais, aprendizagem baseada em problemas, leitura e preparação de seminários em sala de aula.

Aulas práticas
Observação das respostas de variáveis fisiológicas, frequência cardíaca, pressão artéria sistêmica e glicemia, em diferentes condições de tipo e intensidade de esforço físico com a redação de relatório que deverão integrar os aspectos teóricos trabalhados em sala de aula com a observação da prática.

ATIVIDADES DISCENTES
Participação ativa aulas expositivas e em aulas práticas; elaboração de relatórios das aulas práticas; ler os textos indicados; realizar as provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A aprendizagem dos alunos será avaliada a partir de um conjunto de critérios que incluem as avaliações escritas ao final de cada módulo, os relatórios de aula prática, a participação nas atividades em sala de aula, trabalhos realizados em sala de aula.
Critério
A média semestral será obtida por média aritmética das notas: NOTA 1+NOTA 2+NOTA 3, sendo a NOTA 1 a média das notas das avaliações escritas; a NOTA 2 a média das notas dos relatórios de aula prática; e NOTA 3 a participação sala de aula considerando inclusive os trabalhos realizados em sala de aula.
Norma de Recuperação
Será realizada recuperação no período previsto pela Instituição. A recuperação poderá ser uma prova ou trabalho manuscrito compreendendo o conteúdo do módulo no qual o aluno não obteve aproveitamento mínimo. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p. 
LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p. 
NEGRÃO CE; BARRETO ACP. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2010. 752 p.
RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013. 
CAMPBELL MD, WALKER M, TRENELL MI, et al. Metabolic implications when employing heavy pre- and post-exercise rapid-acting insulin reductions to prevent hypoglycaemia in type 1 diabetes patients: a randomised clinical trial. PLoS One. 2014;9(5):e97143. Published 2014 May 23. doi:10.1371/journal.pone.0097143 
CAMPBELL MD, WALKER M, BRACKEN RM, et al. Insulin therapy and dietary adjustments to normalize glycemia and prevent nocturnal hypoglycemia after evening exercise in type 1 diabetes: a randomized controlled trial. BMJ Open Diabetes Res Care. 2015 May 12;3(1):e000085. doi: 10.1136/bmjdrc-2015-000085. PMID: 26019878; PMCID: PMC4442134.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

MADSEN, SM; THORUP, AC; OVERGAARD, K; JEPPESEN, PB. High Intensity Interval Training Improves Glycaemic Control and Pancreatic β Cell Function of Type 2 Diabetes Patients. PLoSOne, 10;10(8):e0133286, 2015.
GUELFI, KJ; RATNAM, N; SMYTHE, GA; JONES, TW; FOURNIER, PA. Effect of intermittent high-intensity compared with continuous moderate exercise on glucose production and utilization in individuals with type 1 diabetes. Am J Physiol Endocrinol Metab, 292(3):E865-70, 2007. 
 

Clique para consultar os requisitos para REF0128

Clique para consultar o oferecimento para REF0128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP