Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0129 - Exercício Físico em Condições Especiais de Saúde II
Physical Exercise in special health care condition II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina: 
Conhecer e entender a fisiopatologia das doenças, capacitar o profissional da área de Educação Física para avaliar prescrever e monitorar programas de exercícios em equipes de saúde interdisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais.

Específicos da Disciplina: 
Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar e explicar a influência da prática regular de exercício físico como complementar a terapia do paciente oncológico, pessoas que vivem com HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Ainda, reconhecer o papel do exercício físico sobre a saúde mental (transtornos do humor). Listar e discutir as limitações, os benefícios e a prescrição adequada ao caso especifico. Elaborar o programa de exercício físico apropriado aos indivíduos acometidos por condição especial de saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4170596 - Camila de Moraes
 
Programa Resumido
Seleção de protocolos de avaliação para elaboração de programas de exercício físico para indivíduos acometidos pelas doenças abordadas durante a disciplina, como: câncer, HIV+, depressão e ansiedade. Influência da medicação utilizada no tratamento da doença sobre a capacidade de exercício do indivíduo.
 
 
 
Programa
1. Módulo 1. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos acometidos por câncer; influência dos tratamentos sobre a capacidade de exercício. 
2. Módulo 2. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos que vivem com HIV e aqueles que desenvolveram a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; influência do tratamento medicamentoso sobre a capacidade de exercício.
3. Módulo 3. Adequada avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com transtornos de humor: depressão e ansiedade; influência dos tratamento medicamentoso sobre a capacidade de exercício.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas teóricas
Aulas expositivas dialogadas com o auxílio de recursos audiovisuais, aprendizagem baseada em problemas, leitura e preparação de seminários em sala de aula.

Aulas práticas
Não há

ATIVIDADES DISCENTES
Participação ativa aulas expositivas e em tarefas propostas em sala de aula; ler os textos indicados; realizar as provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A aprendizagem dos alunos será avaliada a partir de um conjunto de critérios que incluem as avaliações escritas ao final de cada módulo, a participação nas atividades em sala de aula, trabalhos realizados em sala de aula.
Critério
A média semestral será obtida por média aritmética das notas: NOTA 1+NOTA 2, sendo a NOTA 1 a média das notas das avaliações escritas e a NOTA 2 a participação sala de aula considerando inclusive os trabalhos realizados em sala de aula.
Norma de Recuperação
Será realizada recuperação no período previsto pela Instituição. A recuperação poderá ser uma prova ou trabalho manuscrito compreendendo o conteúdo do módulo no qual o aluno não obteve aproveitamento mínimo. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 744 p. 
ERLANDSON KM, et al. Physical function improvements with moderate or high-intensity exercise among older adults with or without HIV infection. AIDS. 2018 Oct 23;32(16):2317-2326. doi: 10.1097/QAD.0000000000001984. 
LeMURA LM; von DUVILLARD. Fisiologia do Exercício Clínico: aplicação e princípios fisiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 576 p. 
LIPSETT A, et al. The impact of exercise during adjuvant radiotherapy for breast cancer on fatigue and quality of life: A systematic review and meta-analysis. Breast. 2017 Apr;32:144-155. doi: 10.1016/j.breast.2017.02.002. 
MIKKELSEN K, et al. Exercise and mental health. Maturitas. 2017 Dec;106:48-56. doi: 10.1016/j.maturitas.2017.09.003. 
PETERSEN AM, PEDERSEN BK. The anti-inflammatory effect of exercise. J Appl Physiol (1985). 2005 Apr;98(4):1154-62. doi: 10.1152/japplphysiol.00164.2004. PMID: 15772055.
RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013. 
SOARES, WTE. Parâmetros, Considerações e Modulação de Programas de Exercício Físico para Pacientes Oncológicos – Uma Revisão Sistemática. Rev Bras Med Esporte, 17(4): 284-289, 2011.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a prática de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e aids / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 86 p.: il. – (Série F. Comunicação e educação em saúde.
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Bem-estar, qualidade de vida e redução do estresse durante o tratamento quimioterápico: orientações aos usuários / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. - Rio de Janeiro, 2019. 20 p.: il. color
 

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