Geral da Disciplina: Apresentar as características da população adulta que podem influenciar a prática regular de exercício físico ou de atividade física no lazer. Fazer com que os alunos sejam capazes de planejar e executar programas de Educação Física para adultos. Específicos da Disciplina: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar as características biológicas, psicológicas e sociais da fase adulta e como estas podem influenciar na prática de exercício físico ou de atividade física no lazer. Ainda, a partir da análise dessas características, e utilizando os conhecimentos técnicos da Educação Física, deverá ser capaz de planejar, coordenar e avaliar programas de Educação Física para adultos em diferentes locais e contextos como a prática visando a melhora da aptidão física ou a prática por lazer.
Características bio-psico-sociais da idade adulta. Utilização de instrumentos para avaliação diagnóstica. Motivação e barreiras percebidas para a prática de exercício físico. Planejamento e implementação de programas de Educação Física para adultos. Atividade física no lazer: motivações e possibilidades. Análise crítica de diferentes cenários para inserção dos programas de Educação Física para adultos.
1. Características biológicas do adulto jovem (dos 20 aos 40 anos) e do adulto de meia-idade (dos 41 aos 60 anos). 2. Características psicossociais do adulto jovem e do adulto de meia idade. 3. Planejamento de programas de atividade física para adultos: a) Análise sociodemográfica e triagem de saúde do público alvo; b) Análise das características urbanas do ambiente para a prática; c) Apresentações de propostas para o programa de atividade física; d) Análise crítica das propostas apresentadas. 4. Atividade física no lazer: motivações para a prática e possibilidades de atuação do profissional de educação física em diferentes contextos. 5. Tópicos especiais em atividade física para adultos: a) exercício físico e ciclo reprodutivo; b) exercício físico e função cognitiva. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas Aulas expositivas dialogadas com o auxílio de recursos audiovisuais, aprendizagem baseada em problemas. Aulas práticas Visitas técnicas à espaços públicos e privados de prática de atividade física com a redação de relatório das visitas que devem integrar os aspectos teóricos trabalhados em sala de aula com a observação da prática. ATIVIDADES DISCENTES Participação ativa aulas expositivas e em aulas práticas; elaboração de relatórios das visitas; ler os textos indicados; realizar as provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS ACSM (American College of Sports Medicine). Manual de Pesquisa das Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. NIEMAN, DC. Exercício e saúde: Teste e prescrição de exercícios. 6ª.ed. Barueri: Manole, 2010. RASO, V.; GREVE, J.M.D; POLITO, M. D. (Org). Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri: Manole, 2013. DE ANDRADE BASTOS, A. et al. Motives for participation in physical activity by Brazilian adults. Perceptual and Motor Skills, v. 102, n. 2, 358–367, 2006. CASTRO, M.S. et al. Motivos de Ingresso nos Programas de Exercícios Físicos Oferecidos pelo Serviço Social do Comércio – SESC-DF. Movimento, v.15, n.2, p.87-102, 2009. FREITAS, F.F.; CARVALHO, Y.M. Lazer: discussões acerca da formação do profissional de EF. Motrivivência, a.XVII, n.25, p.151-162, 2005. GELINSKI, C.R.O.G.; SEIBEL, E.J. Formulação de políticas publicas: questões metodológicas relevantes. Revista de Ciencias Humanas/Florianópolis/EDUFSC, v.42, n.1 e 2, p.227-240, 2008. MARCELLINO, N.C. O lazer na atualidade brasileira: perspectivas na formação/atuação profissional. Licere, v.3, n.1, p.125- 133, 2000. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES ANTUNES, HKM; SANTOS, R; CASSILHAS, R; SANTOS, RVT; BUENO, OFA; MELLO MT. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, 12(2): 108-114, 2006. CHUNG, E; LEINWAND, LA. Pregnancy as a cardiac stress model. Cardiovasc Res, 101: 561–570, 2014. NASCIMENTO, SL; GODOY, AC; SURITA, FG; PINTO e SILVA JL. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet, 36(9): 423-31, 2014.