Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0131 - Introdução aos Esportes Individuais
Introduction of Individual Sports

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
OBJETIVOS GERAL DA DISCIPLINA
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais. 

ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA 
- Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre modalidades esportivas individuais; 
- Conhecer os diferentes segmentos das provas do atletismo e suas possibilidades de prática e de ensino; 
- Conhecer os diferentes esportes ginásticos e suas possibilidades de prática e ensino;
- Conhecer os diferentes segmentos de esportes de raquete e suas possibilidades de prática e de ensino; 
- Conhecer os diferentes segmentos de lutas e suas possibilidades de prática e de ensino; 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5186511 - Enrico Fuini Puggina
1385068 - Myrian Nunomura
 
Programa Resumido
História e evolução das modalidades esportivas individuais. Fundamentos do Atletismo. Fundamentos das Ginásticas. Fundamentos de Lutas de contato direto e intermitente. Fundamentos de esportes de Raquete. 
 
 
 
Programa
1. Introdução ao Atletismo: Corridas, saltos, lançamentos e arremesso; 
2. Introdução às Ginásticas: Aterrissagens, Posições Estacionárias, Rotações, Deslocamentos, Saltos e Balanços
3. Introdução às Lutas: Judô; Jiu Jitsu; Karatê; Muai Thai. 
4. Introdução aos Esportes de Raquete: Tenis; Squach; Badminton; Beach Tennis; Frescobol. 

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais, textos, vídeos, estudos dirigidos e seminários. 

Aulas Práticas
Serão realizadas aulas práticas com a finalidade de ilustrar o conteúdo teórico, assim como operacionalizar o conhecimento produzido pelos alunos em sala de aula e aprender técnicas e fundamentos básicos relacionados às modalidades esportivas individuais. 

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; elaboração de trabalhos; leitura de material bibliográfico disponibilizado e participação nos seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Frequencia e Participação nas atividades práticas; - 01 (um) trabalho prático realizado pelos alunos; - 01 (um) trabalho escrito em grupos.
Critério
Participação nas atividades práticas: 3,0; Trabalho Prático; 3,0 Trabalho Escrito: 4,0
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BÁSICAS
BALBINOTTI, C. O Ensino do Tênis: Novas Perspectivas de Aprendizagem, Artmed, 2017. 
GYMNASTICS CANADA GYMNASTIQUE. (2008). Athlete Long-Term Development: Gymnastics. Disponível Online: http://www.gymcan.org/uploads/gcg_ltad_en.pdf.
JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 1 – corridas e saltos – treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. 
JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 2 – lançamentos e Provas combinadas –treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. 
MEC-SEED. Caderno técnico didático – atletismo, Brasília, MEC, 1977. 
NUNOMURA, M. (Org.) (2016). Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí: Editora Fontoura, 258p.
POLIAKOFF, M. B. Combat Sports in the Ancient World – Competition, Violence & Culture, Yale University Press, 1995. 
ROTH, K.; KROGER, C.; MEMMERT, D. Escola da Bola. Jogos de Rede e Raquete, Phorte, 2017. 
RUFINO, L. G. B. A Pedagogia das Lutas: Caminhos e Possibilidades, Paco Editorial, 2012. 
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a Educação Física, Penso, 2015.
WERNER, P.H.; WILLIAMS, L.H.; HALL, T.J. (2015). Ensinando Ginástica para Crianças. Barueri: Editora Manole, 234p.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
BELKA, D.E. (1994). Teaching Children Games: becoming a master teacher. Human Kinetics. 131p.
CARR, G. Fundamentals of Track and Field, 2nd, Human Kinetics Publishers, 1999. 
Coletivo de Autores. Tênis, Tênis de Mesa e Badminton, SESI-SP, 2012. 
LEGUET, J. (1987). As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Editora Manole. 230p.
RUSSELL, K. (2008). Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Ruschkin Publishing. Tradução Federação Portuguesa de Ginástica.
SANDS, W. (1999). Why Gymnastics? Technique, v.19, n.3, p.5-16. 
USA Track and Field Level 1 Coach Education Manual. Track & Field Coaching Essentials. Human Kinetics Publishers, 2014. 
VIANA, J. A. Lutas, Editora Fontoura, 2015. 5- Novaes, C E. A Invenção dos Esportes. Crônicas Olímpicas, Moderna, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0131

Clique para consultar o oferecimento para REF0131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP