OBJETIVOS GERAL DA DISCIPLINA Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais. ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA - Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre modalidades esportivas individuais; - Conhecer os diferentes segmentos das provas do atletismo e suas possibilidades de prática e de ensino; - Conhecer os diferentes esportes ginásticos e suas possibilidades de prática e ensino; - Conhecer os diferentes segmentos de esportes de raquete e suas possibilidades de prática e de ensino; - Conhecer os diferentes segmentos de lutas e suas possibilidades de prática e de ensino;
História e evolução das modalidades esportivas individuais. Fundamentos do Atletismo. Fundamentos das Ginásticas. Fundamentos de Lutas de contato direto e intermitente. Fundamentos de esportes de Raquete.
1. Introdução ao Atletismo: Corridas, saltos, lançamentos e arremesso; 2. Introdução às Ginásticas: Aterrissagens, Posições Estacionárias, Rotações, Deslocamentos, Saltos e Balanços 3. Introdução às Lutas: Judô; Jiu Jitsu; Karatê; Muai Thai. 4. Introdução aos Esportes de Raquete: Tenis; Squach; Badminton; Beach Tennis; Frescobol. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais, textos, vídeos, estudos dirigidos e seminários. Aulas Práticas Serão realizadas aulas práticas com a finalidade de ilustrar o conteúdo teórico, assim como operacionalizar o conhecimento produzido pelos alunos em sala de aula e aprender técnicas e fundamentos básicos relacionados às modalidades esportivas individuais. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; elaboração de trabalhos; leitura de material bibliográfico disponibilizado e participação nos seminários.
REFERÊNCIAS BÁSICAS BALBINOTTI, C. O Ensino do Tênis: Novas Perspectivas de Aprendizagem, Artmed, 2017. GYMNASTICS CANADA GYMNASTIQUE. (2008). Athlete Long-Term Development: Gymnastics. Disponível Online: http://www.gymcan.org/uploads/gcg_ltad_en.pdf. JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 1 – corridas e saltos – treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 2 – lançamentos e Provas combinadas –treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. MEC-SEED. Caderno técnico didático – atletismo, Brasília, MEC, 1977. NUNOMURA, M. (Org.) (2016). Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí: Editora Fontoura, 258p. POLIAKOFF, M. B. Combat Sports in the Ancient World – Competition, Violence & Culture, Yale University Press, 1995. ROTH, K.; KROGER, C.; MEMMERT, D. Escola da Bola. Jogos de Rede e Raquete, Phorte, 2017. RUFINO, L. G. B. A Pedagogia das Lutas: Caminhos e Possibilidades, Paco Editorial, 2012. RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a Educação Física, Penso, 2015. WERNER, P.H.; WILLIAMS, L.H.; HALL, T.J. (2015). Ensinando Ginástica para Crianças. Barueri: Editora Manole, 234p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES BELKA, D.E. (1994). Teaching Children Games: becoming a master teacher. Human Kinetics. 131p. CARR, G. Fundamentals of Track and Field, 2nd, Human Kinetics Publishers, 1999. Coletivo de Autores. Tênis, Tênis de Mesa e Badminton, SESI-SP, 2012. LEGUET, J. (1987). As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Editora Manole. 230p. RUSSELL, K. (2008). Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Ruschkin Publishing. Tradução Federação Portuguesa de Ginástica. SANDS, W. (1999). Why Gymnastics? Technique, v.19, n.3, p.5-16. USA Track and Field Level 1 Coach Education Manual. Track & Field Coaching Essentials. Human Kinetics Publishers, 2014. VIANA, J. A. Lutas, Editora Fontoura, 2015. 5- Novaes, C E. A Invenção dos Esportes. Crônicas Olímpicas, Moderna, 2014.