Geral da Disciplina Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Específicos da Disciplina - Fornecer aos alunos conhecimentos dos diferentes segmentos das provas do atletismo; - Reconhecer as instalações esportivas adequadas à prática ao Atletismo, assim como possibilidades alternativas de prática; - Conhecer e praticar os segmentos de corridas, saltos, lançamentos e arremesso e interagir com os implementos atléticos correspondentes a cada prova; - Entender a estrutura organizacional e as principais regras que constam do código internacional do atletismo; - Oferecer aos alunos a oportunidade de elaborar programas de treinamento em diferentes níveis para as provas do atletismo.
Histórico e evolução das provas que compõe o Atletismo. Provas de corridas, saltos (horizontais e verticais), lançamentos e arremesso. Programas de treinamento das provas do Atletismo. Regras básicas do Atletismo.
1. Introdução ao Atletismo: a. Histórico, provas e entidades regulamentadoras; 2. Corridas (aprendizagem, treinamento e regras): a. Corridas de velocidade; b. Corridas de meio fundo e fundo; c. Corridas com barreiras e obstáculos; d. Revezamentos. 3. Saltos (aprendizagem, treinamento e regras): a. Salto em distância; b. Salto triplo; c. Salto em altura; d. Salto com vara. 4. Arremesso e Lançamentos (aprendizagem, treinamento e regras): a. Arremesso de peso; b. Lançamento de dardo; c. Lançamento de disco; d. Lançamento de martelo. 5. Provas combinadas (aprendizagem, treinamento e regras); a. Hepitatlo e decatlo. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e seminários. Aulas Práticas Serão realizadas aulas práticas com a finalidade de ilustrar o conteúdo teórico, assim como operacionalizar o conhecimento produzido pelos alunos em sala de aula e aprender as diferentes técnicas relacionadas aos segmentos de corridas, saltos, arremesso e lançamentos. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; elaboração de trabalhos; leitura de material bibliográfico disponibilizado e participação nos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- KIRSCH, A.; KOCH, K. Séries metodológicas de ejercicios en Atletismo. Buenos Aires, Kapelusz, 1973. 2- IAAF. Técnicas do Atletismo. Progressão do ensino. (apostila) IAAF, 1990. 3- JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 1 – corridas e saltos – treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. 4- JONATH, U.; HAAG, E.; KREM-PEL, R. Atletismo 2 – lançamentos e Provas combinadas –treino, técnica e tática. Lisboa, Casa do Livro, 1983. 5- KIRSCH, A. et alli. Antropologia do atletismo. Metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1984. 6- MEC-SEED. Caderno técnico didático – atletismo, Brasília, MEC, 1977. 7- Rojas, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo, InterSaberes, 2017. 8- SCHMOLINSKY, G. Atletismo, Lisboa, Estampa, 1982. 9- BARBANTI, V.J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo, CLR Balieiro, 1996. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1- CARR, G. Fundamentals of Track and Field, 2nd, Human Kinetics Publishers, 1999. 2- USA Track and Field Level 1 Coach Education Manual. Track & Field Coaching Essentials. Human Kinetics Publishers, 2014. 3- WEINECK, J. Treinamento Ideal. Editora Manole, São Paulo, 1999. 4- HOLLMANN, W. HETTINGER, T. Medicina do Esporte. Manole, São Paulo, 2005. 5- HAY, J.; REID, J. G. As Bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Prentice-Hall do Brasil, 1986.