Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0134 - Antropologia da Educação Física e Esporte
Anthropology of physical education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte pela perspectiva da antropologia cultural e de uma ética da alteridade, capacitando-os para interpretar os fenômenos da área em acordo com suas particularidades sócio-culturais.

Específicos da Disciplina
Ao efetivar o exercício antropológico e desenvolver as habilidades críticas do aluno para reconhecer e lidar antropologicamente com a alteridade cultural, a disciplina visa contribuir na capacitação ética do futuro profissional para diferenciar e identificar valores, meios e finalidades nos usos do corpo no campo da Educação Física e Esporte.
Antropologia, histórico, especificidade, questões éticas, abordagem e análise no âmbito da Educação Física e do Esporte. As técnicas Corporais.
Antropologia do corpo. Campo e o exercício antropológico referentes a práticas de atividade motoras específicas da Educação Física e do Esporte presentes em nossa cultura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2229603 - Cristiano Roque Antunes Barreira
 
Programa Resumido
Antropologia, histórico, questões éticas e especificidade.
 
 
 
Programa
1. Antropologia, histórico e especificidade.
2. A antropologia enquanto abordagem.
3. Análise antropológica da Educação Física e do Esporte.
4. As técnicas Corporais.
5. Antropologia do corpo.
6. Observação e registro antropológico.
7. Diário de Campo.
8. Análise antropológica de práticas de atividade motoras específicas da Educação Física e do Esporte presentes em nossa
cultura.

Métodos utilizados 
Aulas teóricas.
Pesquisa de campo: aulas práticas e entrevistas públicas com professores convidados.
Viagem didática

Atividades discentes
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de diários de campo; relatório; leitura dos textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os discentes serão avaliados por meio dos seguintes procedimentos: - Avaliação dissertativa individual; - Diários de campo individuais; - Relatórios coletivos; - Seminário coletivo; - Auto-avaliação coletiva
Critério
A avaliação dissertativa individual e diários de campo comporão 60% da nota final, enquanto as avaliações as avaliações das atividades coletivas comporá 40% da nota final.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e frequência maior que 70%. Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
BIZERRIL, José. O retorno à raiz: uma linguagem taoísta no Brasil. São Paulo: Attar Editora, 2007.
CSORDAS, Thomas J. Corpo/Significado/Cura. (J. S. da Fonseca e E. S. da Fonseca, trad.) Porto Alegre: Editora da UFRGS,2008.
DAOLIO, Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.
FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Ed. Perspectiva/EDUSP, 1971.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. (M.A. Chavel, Trad.). São Paulo: Brasiliense, 2005.
LE BRETON, David. Antropologia del cuerpo y modernidad. (P. Mahler, trad.). Buenos Aires: Nueva Vision, 2002.
MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. (P. Neves, Trad.). São Paulo: Cosac Naify, 2003.
RIVIÈRE, C. Religião, magia e ritos do esporte. Em: Os ritos profanos. (G. J. de F. Teixeira, trad.) Petrópolis: Vozes, 1996, 208-239.
WACQUANT, Loïc. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. (A. Ramalho, trad.) Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
 

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