Geral da Disciplina Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte pela perspectiva da antropologia cultural e de uma ética da alteridade, capacitando-os para interpretar os fenômenos da área em acordo com suas particularidades sócio-culturais. Específicos da Disciplina Ao efetivar o exercício antropológico e desenvolver as habilidades críticas do aluno para reconhecer e lidar antropologicamente com a alteridade cultural, a disciplina visa contribuir na capacitação ética do futuro profissional para diferenciar e identificar valores, meios e finalidades nos usos do corpo no campo da Educação Física e Esporte. Antropologia, histórico, especificidade, questões éticas, abordagem e análise no âmbito da Educação Física e do Esporte. As técnicas Corporais. Antropologia do corpo. Campo e o exercício antropológico referentes a práticas de atividade motoras específicas da Educação Física e do Esporte presentes em nossa cultura.
Antropologia, histórico, questões éticas e especificidade.
1. Antropologia, histórico e especificidade. 2. A antropologia enquanto abordagem. 3. Análise antropológica da Educação Física e do Esporte. 4. As técnicas Corporais. 5. Antropologia do corpo. 6. Observação e registro antropológico. 7. Diário de Campo. 8. Análise antropológica de práticas de atividade motoras específicas da Educação Física e do Esporte presentes em nossa cultura. Métodos utilizados Aulas teóricas. Pesquisa de campo: aulas práticas e entrevistas públicas com professores convidados. Pretende-se, sempre que possível, oportunizar a realização de viagens didáticas aos alunos para que possam ter experiência antropológica de campo em contexto variado de prática esportiva (como o militar ou de alto rendimento) executado no ambiente, bem como terem contato com as exposições permanentes e temporárias do Museu do Futebol (capital de São Paulo), onde a temática cultural é desenvolvida de modo emblemático para a área. Atividades discentes Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de diários de campo; relatório; leitura dos textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
BIZERRIL, José. O retorno à raiz: uma linguagem taoísta no Brasil. São Paulo: Attar Editora, 2007. CSORDAS, Thomas J. Corpo/Significado/Cura. (J. S. da Fonseca e E. S. da Fonseca, trad.) Porto Alegre: Editora da UFRGS,2008. DAOLIO, Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006. FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Ed. Perspectiva/EDUSP, 1971. LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. (M.A. Chavel, Trad.). São Paulo: Brasiliense, 2005. LE BRETON, David. Antropologia del cuerpo y modernidad. (P. Mahler, trad.). Buenos Aires: Nueva Vision, 2002. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. (P. Neves, Trad.). São Paulo: Cosac Naify, 2003. RIVIÈRE, C. Religião, magia e ritos do esporte. Em: Os ritos profanos. (G. J. de F. Teixeira, trad.) Petrópolis: Vozes, 1996, 208-239. WACQUANT, Loïc. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. (A. Ramalho, trad.) Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.