Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0135 - Psicologia do Esporte e do Exercício
Psychology of Sport and Exercise

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Preparar profissionais para compreender a Psicologia do Esporte e do Exercício, capacitando-os para aplicar conhecimentos da área em sua atuação.

Específicos da Disciplina
Oferecer aos alunos uma visão panorâmica da Psicologia do Esporte e do Exercício e de sua natureza ética capacitando-os a identificar, de maneira ativa e reflexiva, os principais fenômenos psicológicos envolvidos nos contextos esportivos e de exercício e a aplicar os conhecimentos de forma pertinente à atuação profissional.
Conceituação de Psicologia do Esporte e Exercício. A Psicologia do Esporte e do Exercício: pesquisa, aplicação e intervenção o profissional de Educação Física e Esporte e as especificidades da atuação do profissional de Psicologia. Principais fenômenos psicológicos no esporte e exercício: compreensão e aplicação do conhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2229603 - Cristiano Roque Antunes Barreira
 
Programa Resumido
Conceituação de Psicologia do Esporte e Exercício: a natureza ética da área.
 
 
 
Programa
1. Conceituação de Psicologia do Esporte e Exercício.

2. A psicologia do esporte e do exercício: pesquisa, aplicação e intervenção o profissional de Educação Física e Esporte e as  especificidades do profissional de Psicologia

3. Principais fenômenos psicológicos no esporte e exercício compreensão e aplicação do conhecimento.
3.1. Motivação.
3.2. Ativação, estresse e ansiedade.
3.3. Dinâmica e Coesão de Grupo e Equipe.
3.4. Liderança.
3.5. Comunicação.
3.6. Estabelecimento de Metas.
3.7. Comportamento e Adesão ao Exercício.
3.8. Lesões esportivas e psicologia.
3.9. Exercício e bem-estar psicológico: ansiedade e depressão.
3.10. Agressividade e violência.

Métodos utilizados
Aulas teóricas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Seminários. 

Atividades discente
Assistência às aulas expositivas; leitura dos textos indicados; responder às questões dos cenários, realizar as provas e participar dos seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os discentes serão avaliados pelos seguintes procedimentos: - Avaliação dissertativa individual; - Relatórios coletivos; - Seminário coletivo; - Auto-avaliação coletiva
Critério
A avaliação dissertativa individual comporá 60% da nota final. A avaliação das atividades coletivas comporá 40% da nota final.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e frequência maior que 70%.A recuperação constará de uma prova dissertativa, referente ao conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDERSON, A.G.; KNOWLES, Z. E.; GILBOURNE, D. (2004). Reflective Practice for Sport Psychologists: Concepts, Models, Practical Implications, and Thoughts on Dissemination. The Sport Psychologist, 188-203.
RÚBIO, K. (org.) Encontros e desencontros: descobrindo a psicologia do esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
RÚBIO, K. (org.) Psicologia do Esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre: Artmed. , 2001, 2a. Ed.
RUBIO, K.; CAMILO, J.A.O. Psicologia Social do Esporte. São Paulo: Képos, 2019.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0135

Clique para consultar o oferecimento para REF0135

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP