Geral da Disciplina Desenvolver a capacidade empreendedora, por meio da identificação problemas e oportunidades, para propor soluções baseadas em uma atuação inovadora no mercado, promovendo o protagonismo e conscientizando sobre a responsabilidade social. Específicos da Disciplina - Compreender conceitos relacionados ao empreendedorismo, bem como entender a importância do empreendedorismo para a sociedade; - Fortalecer as funções do gestor (planejar, organizar, liderar e avaliar) para o empreendedorismo e a inovação; - Promover agentes de mudança, fortalecendo a perspectiva de criação e remodelamento de ideias e negócios para solucionar problemas e melhorar a sociedade; - Elaborar um plano de negócios.
Empreendedorismo: conceitos e definições. Características do empreendedor. A importância do empreendedorismo para a sociedade. Ideias para negócios: valores agregados e diferencial. Plano de negócios. Planejamento Estratégico. Planejamento financeiro. Gestão de pessoas. Novas tecnologias. Marketing. Atuação inovadora em Educação Física e Esporte.
1 – Conceitos relacionados ao empreendedorismo. Características do empreendedor. Importância do empreendedorismo para a sociedade. 2 – Atualização do mercado em Educação Física e Esporte. Identificação de oportunidades de negócios. Solução de problemas. 3 – Estrutura do Plano de Negócios. Ferramentas para o desenvolvimento do Plano de Negócios. Planejamento estratégico. Planejamento Financeiro. Marketing. 4 – Recursos tecnológicos para a criação e remodelamento de produtos, processos e negócios. 5 – Operacionalização do Planejamento Estratégico 6 – Gestão de Pessoas 7 – Direitos e benefícios do microempreendedor individual (MEI). Posso ser um MEI? MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Palestras com convidados Poderão ser realizadas palestras com convidados em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Aulas práticas e visitas técnicas Poderão ser realizadas aulas práticas e visitas técnicas em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas e visitas técnicas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; desenvolver o plano de negócios e realizar a apresentação; participar da apresentação dos outros colegas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1 – MATTAR, M. F.; MATTAR, F. N. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 2 – MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2008. 3 – PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos do Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte, 2002. 4 – MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Ícone, 2012. 5 – MARTINS, P. S; PAGANELLA, M. A. Gestão de Clubes Esportivos. São Paulo, Ícone, 2016. 6 – ROCHA, C. M.; BASTOS, F. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, 91-103, 2011. 7 – CHELLADURAI, P. Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective (2nd. ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway, 2005. 8 – Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Barueri: Manole, 2012. 9 – SEBRAE. Cartilha do empreendedor. Salvador: SEBRAE BA, 2009. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/F896176A3D895B71832575510075D2DB/$File/NT0003DCB6.pdf. Acesso em 07 de outubro de 2020. 10 – SEBRAE. Guia essencial para novos empreendedores (Volume1: Descoberta; Volume 2: Ideação; Volume 3: Modelagem e experimentação; Volume 4: Implantação). Desenvolvimento: Cláudio Afrânio Rosa, Gustavo Marques Couto e Marcelo Gomes Lage. Belo Horizonte: SEBRAE MG, 2015. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/df/artigos/guia-essencial-para-empreendedores,4866b12a92b29610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 07 de outubro de 2020. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1 – JOHNSON, S. B. De onde vêm as boas ideias. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 2 – RIES, E. A startup enxuta. São Paulo: Leya, 2012. 3 – MATTOS, T. Vai lá e faz. Caxias do Sul: Belas Letras, 2017.