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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0137 - Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte
Special topics in Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Desenvolver a capacidade empreendedora, por meio da identificação problemas e oportunidades, para propor soluções baseadas em uma atuação inovadora no mercado, promovendo o protagonismo e conscientizando sobre a responsabilidade social.

Específicos da Disciplina
- Compreender conceitos relacionados ao empreendedorismo, bem como entender a importância do empreendedorismo para a sociedade;
- Fortalecer as funções do gestor (planejar, organizar, liderar e avaliar) para o empreendedorismo e a inovação;
- Promover agentes de mudança, fortalecendo a perspectiva de criação e remodelamento de ideias e negócios para solucionar problemas e melhorar a sociedade;
- Elaborar um plano de negócios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7365320 - Átila Alexandre Trapé
 
Programa Resumido
Empreendedorismo: conceitos e definições. Características do empreendedor. A importância do empreendedorismo para a sociedade. Ideias para negócios: valores agregados e diferencial. Plano de negócios. Planejamento Estratégico. Planejamento financeiro. Gestão de pessoas. Novas tecnologias. Marketing. Atuação inovadora em Educação Física e Esporte.
 
 
 
Programa
1 – Conceitos relacionados ao empreendedorismo. Características do empreendedor. Importância do empreendedorismo para a sociedade.
2 – Atualização do mercado em Educação Física e Esporte. Identificação de oportunidades de negócios. Solução de problemas.
3 – Estrutura do Plano de Negócios. Ferramentas para o desenvolvimento do Plano de Negócios. Planejamento estratégico. Planejamento Financeiro. Marketing.
4 – Recursos tecnológicos para a criação e remodelamento de produtos, processos e negócios. 
5 – Operacionalização do Planejamento Estratégico
6 – Gestão de Pessoas
7 – Direitos e benefícios do microempreendedor individual (MEI). Posso ser um MEI?

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários.

Palestras com convidados
Poderão ser realizadas palestras com convidados em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina.

Aulas práticas e visitas técnicas
Poderão ser realizadas aulas práticas e visitas técnicas em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas e visitas técnicas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; desenvolver o plano de negócios e realizar a apresentação; participar da apresentação dos outros colegas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (um) plano de negócios (impresso); - 01 (uma) apresentação do plano de negócios.
Critério
Para o cálculo da média final será realizada a média aritmética das notas obtidas nas duas avaliações.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela Instituição, com o conteúdo de todo o semestre. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

1 – MATTAR, M. F.; MATTAR, F. N. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
2 – MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2008.
3 – PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos do Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.
4 – MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Ícone, 2012.
5 – MARTINS, P. S; PAGANELLA, M. A. Gestão de Clubes Esportivos. São Paulo, Ícone, 2016.
6 – ROCHA, C. M.; BASTOS, F. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, 91-103, 2011.
7 – CHELLADURAI, P. Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective (2nd. ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway, 2005.
8 – Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Barueri: Manole, 2012. 
9 – SEBRAE. Cartilha do empreendedor. Salvador: SEBRAE BA, 2009. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/F896176A3D895B71832575510075D2DB/$File/NT0003DCB6.pdf. Acesso em 07 de outubro de 2020.
10 – SEBRAE. Guia essencial para novos empreendedores (Volume1: Descoberta; Volume 2: Ideação; Volume 3: Modelagem e experimentação; Volume 4: Implantação). Desenvolvimento: Cláudio Afrânio Rosa, Gustavo Marques Couto e Marcelo Gomes Lage. Belo Horizonte: SEBRAE MG, 2015. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/df/artigos/guia-essencial-para-empreendedores,4866b12a92b29610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 07 de outubro de 2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

1 – JOHNSON, S. B. De onde vêm as boas ideias. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
2 – RIES, E. A startup enxuta. São Paulo: Leya, 2012.
3 – MATTOS, T. Vai lá e faz. Caxias do Sul: Belas Letras, 2017.
 

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