Geral da Disciplina Possibilitar que os alunos tenham condições de prestar os primeiros socorros ao acidentado, visto que, na prática de atividades físicas, o futuro professor poderá enfrentar situação de urgência, seja com crianças, adultos ou idosos. Específicos da Disciplina Dominar a técnica de transporte e de imobilização do acidentado e evitar, principalmente, os procedimentos que não devem ser realizados ou que venha prejudicar as condições de saúde da vítima.
Noções básicas e práticas dos procedimentos iniciais no atendimento das emergências mais frequentes tanto nas da área de atuação profissional específico como nas da vida diária. Conhecimento dos primeiros socorros no atendimento dos acidentes (traumáticos ou não). Reconhecimento das situações de emergência. Acionamento do sistema público de resgate e início imediato das manobras preconizadas por protocolos internacionais de salvamento que devem ser aplicadas em todas as situações que representem ameaça à vida.
1. Princípios gerais sobre primeiros socorros: reconhecimento e primeiros socorros das lesões fechadas e abertas; controle das hemorragias; cuidados pré-hospitalares para evitar complicações; primeiros socorros nas condições extremas de temperatura; 2. Primeiros socorros ao queimado; 3. Primeiros socorros ao afogado; 4. Primeiros socorros nos acidentes por animais peçonhentos; 5. Primeiros socorros nas intoxicações exógenas; 6. Lesões mais frequentes na atividade física e no esporte: traumas oculares; traumas musculoesqueléticos; contusões, entorses; luxações; fraturas; imobilizações e transporte. 7. Suporte básico da vida: parada cardiorrespiratória; ressuscitação cardiopulmonar e transporte do acidentado. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos, seminários. Aulas Práticas Os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS AHA Basic Life Support. Emergency Cardiovascular Care Programs, USA, 1997-99. AHA. Guidelines 2000 for cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation 102, 2000. BERGERON J.D.E, BIZJAK G. First Responder 5th ed Brady Prentice Hall Inc New Jersey 1999. RESTROM, P. Clinical Practice of Sports Injuries Prevention and care. Blackwell Scientific Public Oxford 1994. HAFEN, B. Q., KARREN, K. K., LIMMER, D., MISTOVICH, J. J. Primeiros socorros para estudantes. Manole, 2002. FLEGEL, M.J. Primeiros socorros no esporte: o mais prático guia de primeiros socorros para o esporte. São Paulo: Manole, 2002. ESTEVES, D., PINHEIRO, P., BRÁS, R., OHARA, K., RICARDO RODRIGUES, R. Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência. Motricidade, v.11, n.1, p. 39-52, 2015. SILVA, L.S. ASCOLI, A. M. B. O educador físico e os primeiros socorros na educação infantil. Visão Universitária, v.1, p.17-31, 2018. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. SILVA, D.P., SANTOS, I.M.R., TORRES, P.M.F., DANTAS, H.L.L. MOREIRA, R.T.F. O conhecimento de estudantes de graduação em primeiros socorros: uma revisão integrativa. Health and Society Port. J., v.4, n1, p.1055 – 1061, 2019. KAWAKAME, P.M.G; MIYADAHIRA, A.M.K. Assessment of the teaching-learning process in students of the health area: cardiopulmonary resuscitation maneuvers. Rev Esc Enferm USP, v.49, n.4, p.652-658, 2015. COELHO, J.P.S.L ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, p. 1-4, 2015.