Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0139 - Crescimento e Desenvolvimento Humano
Human Growth and Development

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Desenvolver os conteúdos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, bem como os aspectos gerais dessa área de conhecimento e suas implicações para Educação Física e Esporte.

Específicos da Disciplina
- Conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento humano.
- Caracterizar os ciclos de vida nos processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas em cada etapa.
- Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento humano para o exercício e o esporte.
- Compreender o processo evolutivo do desempenho motor considerando os efeitos da maturação biológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396411 - Dalmo Roberto Lopes Machado
 
Programa Resumido
Características físicas, cognitivas, afetivas, sociais e fisiológicas de cada ciclo de vida no processo de crescimento e desenvolvimento e os fatores que podem influenciar este processo. As implicações deste conhecimento para compreensão das características e limites físicos-motores ante a prática de exercícios e esportes.
 
 
 
Programa
1. Conceitos e fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano.

2. Acompanhamento do crescimento
a. Princípios do crescimento
b. Curvas de crescimento (estatura, peso, IMC, estatura e peso/idade)
c. Estimativa de estatura adulta final

3. Maturação biológica
a. Fatores que afetam a maturação
b. Como medir maturação: instrumentos mais utilizados
c. Recursos da maturação aplicados à educação física e ao esporte
 
4.  Teorias do desenvolvimento humano
a. Crescimento e Comportamento - processos contínuos
b. Como mudamos: ciclos de vida

5. Desempenho motor: processo evolutivo/involutivo
a.  Crescimento Físico e Desempenho Motor
b. Processo de formação e desempenho motor
c. Desempenho motor e envelhecimento
 
MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
As aulas de caráter essencialmente teórico-expositivas, apresentam os fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano, instrumentos de monitoramento do crescimento humano e suas aplicações.

Aulas Práticas
A disciplina conta com carga horária de atividade-trabalho, desenvolvida como práticas curriculares mediante tarefas temáticas, com aplicação prática das ferramentas e instrumentos apresentados nas aulas teóricas.

ATIVIDADES DISCENTES
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Disciplina de caráter teórico muito embora inclua atividades que envolvem utilização de ferramentas de monitoramento do C&D com gráficos, tabelas e equações preditivas. As atividades essencialmente se caracterizam por aulas expositivas, exercícios em sala de aula, tarefas e discussão de textos.
Critério
Trabalhos e relatórios propostos durante a disciplina Apresentação de tarefas Avaliação escrita Participação das aulas (práticas e teóricas), discussões e reflexões com base nas leituras indicadas em aula debatidas no formato de fórum.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

BARBANTI, V. J. Formação de Esportistas. São Paulo, Manole, 2005.
DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, Artmed, 2. ed., 2009.
GALLAHUE, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo, Phorte, 2003.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo, Balieiro, 2002.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, Human Kinetics, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.

MALINA, R. M. Atividade Física do Atleta Jovem: Do Crescimento a Maturação. São Paulo, Roca, 2002.	
BORGES, G. A.; MACHADO, D. R. L. Análise da maturação. In: Paulo Henrique Santos da Fonseca. (Org.). Promoção e avaliação da atividade física em jovens brasileiros. 1ed.São Paulo: Phorte, 2012, v. 1, p. 121-151.
ABDALLA, P. P.; SANTOS, A. P.; VENTURINI, A. C. R.; ALVES, T. C.; MOTA, J.; OLIVEIRA, A. S.; MARINI, J. A. G.; MACHADO, D. R. L. Cut-off points of knee extension strength allometrically adjusted to identify sarcopenia risk in older adults: A cross-sectional study. Archives of Gerontology and Geriatrics, v. 89, p. 104100, 2020.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0139

Clique para consultar o oferecimento para REF0139

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP