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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0139 - Crescimento e Desenvolvimento Humano
Human Growth and Development

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Desenvolver os conteúdos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, bem como os aspectos gerais dessa área de conhecimento e suas implicações para Educação Física e Esporte.

Específicos da Disciplina
- Conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento humano.
- Caracterizar os ciclos de vida nos processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas em cada etapa.
- Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento humano para o exercício e o esporte.
- Compreender o processo evolutivo do desempenho motor considerando os efeitos da maturação biológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396411 - Dalmo Roberto Lopes Machado
 
Programa Resumido
Características físicas, cognitivas, afetivas, sociais e fisiológicas de cada ciclo de vida no processo de crescimento e desenvolvimento e os fatores que podem influenciar este processo. As implicações deste conhecimento para compreensão das características e limites físicos-motores ante a prática de exercícios e esportes.
 
 
 
Programa
1. Conceitos e fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano.

2. Acompanhamento do crescimento
a. Princípios do crescimento
b. Curvas de crescimento (estatura, peso, IMC, estatura e peso/idade)
c. Estimativa de estatura adulta final

3. Maturação biológica
a. Fatores que afetam a maturação
b. Como medir maturação: instrumentos mais utilizados
c. Recursos da maturação aplicados à educação física e ao esporte
 
4.  Teorias do desenvolvimento humano
a. Crescimento e Comportamento - processos contínuos
b. Como mudamos: ciclos de vida

5. Desempenho motor: processo evolutivo/involutivo
a.  Crescimento Físico e Desempenho Motor
b. Processo de formação e desempenho motor
c. Desempenho motor e envelhecimento
 
MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
As aulas de caráter essencialmente teórico-expositivas, apresentam os fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano, instrumentos de monitoramento do crescimento humano e suas aplicações.

Aulas Práticas
A disciplina conta com carga horária de atividade-trabalho, desenvolvida como práticas curriculares mediante tarefas temáticas, com aplicação prática das ferramentas e instrumentos apresentados nas aulas teóricas.

ATIVIDADES DISCENTES
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Disciplina de caráter teórico muito embora inclua atividades que envolvem utilização de ferramentas de monitoramento do C&D com gráficos, tabelas e equações preditivas. As atividades essencialmente se caracterizam por aulas expositivas, exercícios em sala de aula, tarefas e discussão de textos.
Critério
Trabalhos e relatórios propostos durante a disciplina Apresentação de tarefas Avaliação escrita Participação das aulas (práticas e teóricas), discussões e reflexões com base nas leituras indicadas em aula debatidas no formato de fórum.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

BARBANTI, V. J. Formação de Esportistas. São Paulo, Manole, 2005.
DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, Artmed, 2. ed., 2009.
GALLAHUE, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo, Phorte, 2003.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo, Balieiro, 2002.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, Human Kinetics, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.

MALINA, R. M. Atividade Física do Atleta Jovem: Do Crescimento a Maturação. São Paulo, Roca, 2002.	
BORGES, G. A.; MACHADO, D. R. L. Análise da maturação. In: Paulo Henrique Santos da Fonseca. (Org.). Promoção e avaliação da atividade física em jovens brasileiros. 1ed.São Paulo: Phorte, 2012, v. 1, p. 121-151.
ABDALLA, P. P.; SANTOS, A. P.; VENTURINI, A. C. R.; ALVES, T. C.; MOTA, J.; OLIVEIRA, A. S.; MARINI, J. A. G.; MACHADO, D. R. L. Cut-off points of knee extension strength allometrically adjusted to identify sarcopenia risk in older adults: A cross-sectional study. Archives of Gerontology and Geriatrics, v. 89, p. 104100, 2020.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Serão envolvidos nas atividades, os alunos das escolinhas de esportes da EEFERP-USP, caracterizados por encontrarem-se na primeira e segunda infâncias e pré-adolescência.
Objetivos da atividade
As atividades têm por finalidade mensurar e monitorizar o processo de crescimento e desenvolvimento dos participantes das escolinhas de esportes da EEFERP-USP, a fim de permitir o contato dos discentes do curso com ferramentas de mensuração antropométricas e de estado maturacional. Uma vez que as medidas foram obtidas, tabuladas e categorizadas, os avaliados receberão um relatório de suas características físicas contendo massa corporal, estatura, estimativa da porcentagem de gordura, IMC, estado maturacional, bem como suas comparações com valores de referência.
Descrição da atividade
Serão realizadas mensurações de massa corporal, estatura, estimativa da porcentagem de gordura, IMC, estado maturacional por meio de ferramentas disponíveis para tanto na EEFERP-USP. Inicialmente, tais estratégias serão discutiras em sala de aula, com posterior implementação por parte dos alunos.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades poderão ser acompanhadas por meio dos trabalhos realizados pelos discentes, bem como por meio do retorno oferecido aos participantes das escolinhas de esportes da EEFERP. Há que se mencionar a possibilidade de extensão da proposta para escolinhas de esportes do município de Ribeirão Preto, desde que haja estrutura física e material para tanto.

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