Geral da Disciplina Desenvolver os conteúdos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, bem como os aspectos gerais dessa área de conhecimento e suas implicações para Educação Física e Esporte. Específicos da Disciplina - Conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento humano. - Caracterizar os ciclos de vida nos processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas em cada etapa. - Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento humano para o exercício e o esporte. - Compreender o processo evolutivo do desempenho motor considerando os efeitos da maturação biológica.
Características físicas, cognitivas, afetivas, sociais e fisiológicas de cada ciclo de vida no processo de crescimento e desenvolvimento e os fatores que podem influenciar este processo. As implicações deste conhecimento para compreensão das características e limites físicos-motores ante a prática de exercícios e esportes.
1. Conceitos e fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano. 2. Acompanhamento do crescimento a. Princípios do crescimento b. Curvas de crescimento (estatura, peso, IMC, estatura e peso/idade) c. Estimativa de estatura adulta final 3. Maturação biológica a. Fatores que afetam a maturação b. Como medir maturação: instrumentos mais utilizados c. Recursos da maturação aplicados à educação física e ao esporte 4. Teorias do desenvolvimento humano a. Crescimento e Comportamento - processos contínuos b. Como mudamos: ciclos de vida 5. Desempenho motor: processo evolutivo/involutivo a. Crescimento Físico e Desempenho Motor b. Processo de formação e desempenho motor c. Desempenho motor e envelhecimento MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas As aulas de caráter essencialmente teórico-expositivas, apresentam os fundamentos do crescimento e desenvolvimento humano, instrumentos de monitoramento do crescimento humano e suas aplicações. Aulas Práticas A disciplina conta com carga horária de atividade-trabalho, desenvolvida como práticas curriculares mediante tarefas temáticas, com aplicação prática das ferramentas e instrumentos apresentados nas aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS BARBANTI, V. J. Formação de Esportistas. São Paulo, Manole, 2005. DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, Artmed, 2. ed., 2009. GALLAHUE, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo, Phorte, 2003. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo, Balieiro, 2002. MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, Human Kinetics, 2004. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. MALINA, R. M. Atividade Física do Atleta Jovem: Do Crescimento a Maturação. São Paulo, Roca, 2002. BORGES, G. A.; MACHADO, D. R. L. Análise da maturação. In: Paulo Henrique Santos da Fonseca. (Org.). Promoção e avaliação da atividade física em jovens brasileiros. 1ed.São Paulo: Phorte, 2012, v. 1, p. 121-151. ABDALLA, P. P.; SANTOS, A. P.; VENTURINI, A. C. R.; ALVES, T. C.; MOTA, J.; OLIVEIRA, A. S.; MARINI, J. A. G.; MACHADO, D. R. L. Cut-off points of knee extension strength allometrically adjusted to identify sarcopenia risk in older adults: A cross-sectional study. Archives of Gerontology and Geriatrics, v. 89, p. 104100, 2020.