Geral da Disciplina Proporcionar aos alunos o conhecimento dos esportes tornando-os capazes de utilizá-lo como recurso pedagógico em práticas de Educação Física para a promoção da saúde. Específicos da Disciplina - Vivenciar as principais modalidades esportivas e conhecer fundamentos, técnicas e regras; - Compreender e intervir no desenvolvimento das capacidades e habilidades necessárias para a prática esportiva; - Avaliação, planejamento e monitoramento do treino.
Baterias de avaliação para a saúde; Quantificação das cargas de treino; Organização e controle dos estímulos de treino em modalidades esportivas de diferentes características.
- Determinação dos limiares metabólicos por meio da lactacidemia, VFC, FC, VO2pico - Aplicação de testes motores e físicos - Diário de Treino - Esporte coletivo - Esporte individual - Luta - Participação em treinos e competições intraturma MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas As aulas teóricas buscarão ser expositivo-dialogadas, complementadas por leituras orientadas, discussões, debates e seminários. Aulas Práticas As aulas práticas tem o objetivo de proporcionar maior significado à aprendizagem dos alunos, por meio da elaboração e execução de treinos para sua equipe ATIVIDADES DISCENTES Participar das aulas teóricas; ler e discutir os textos previamente definidos; auxiliar na aplicação dos testes; elaborar plano de treinos da equipe; participar dos treinos propostos pela equipe e dos festivais esportivos da disciplina; preencher diário de treino; elaborar seminário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. BARBANTI, V. J. Treinamento Esportivo: As Capacidades Motoras dos Esportistas. Barueri: Manole, 2009. 2. BARBANTI, V. J. Esporte e Atividade Física – Interação entre Esporte e Saúde. Barueri: Manole, 2002. 3. BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dinalivro, 1994. 4. BORRESEN, J.; LAMBERT, M. I. Quantifying training load: a comparison of subjective and objective methods. International journal of sports physiology and performance, v. 3, n. 1, p. 16, 2008. 5. BOULLOSA, D.; LARA, L.; ATHAYDE, P. (org.). Treinamento esportivo: um olhar multidisciplinar. Natal: EDUFRN, 2020. (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE, v. 12). 6. FOSTER, C. et al. A new approach to monitoring exercise training. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 15, n. 1, p. 109-115, 2001. 7. GOMES, M. S. P. et al. O ensino das lutas - dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento (Porto Alegre. Online), v. 16, p. 207-227, 2010. 8. SCANLAN, Aaron T. et al. Physiological and Fatigue Responses Associated With Male and Mixed-Gender Ultimate Frisbee Game Play. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 29, n. 9, p. 2600-2607, 2015. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. As referências complementares são atualizadas periodicamente e baseadas em artigos científicos disponibilizados aos alunos em ambiente virtual (e.g. email, GDrive e Classroom).