Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0141 - Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte
Measurement and Evaluation in Physical Education and Sport

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Ensinar aos alunos a correta utilização dos testes e medidas na Avaliação Física e Desempenho Motor, como instrumentos necessários na prática profissional da Educação Física e Esporte nos diferentes ciclos de vida.

Específicos da Disciplina
- Informar os alunos sobre a importância do controle de erros de medidas, dos conhecimentos técnicos necessários para realizar medidas e avaliações com competência.
- Capacitar os alunos para elaboração de programas de Medidas e Avaliação em diferentes contextos da Educação Física e do Esporte.
- Oferecer subsídios e informações para a busca e atualização permanente do conhecimento e aplicação das Medidas e Avaliação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396411 - Dalmo Roberto Lopes Machado
 
Programa Resumido
Fundamentos da avaliação antropométrica, funcional e motora. Avaliação dos aspectos funcionais, metabólicos, neuromusculares, estruturais e de composição corporal. Rotinas de avaliação aplicadas à promoção da saúde e ao esporte.
 
 
 
Programa
1. Critérios de autenticidade científica em Medidas e Avaliação
2. Métodos preditivos da composição corporal
3. Medidas e avaliação do desempenho e aptidão motora
4. Procedimentos metodológicos em testes ergométricos e testes funcionais
5. Baterias de testes motores em Educação Física e Esporte
 
MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
As aulas de caráter essencialmente teórico-expositivas aplicadas, apresentam os fundamentos de medidas e avaliação, instrumentos e métodos de avaliação física e suas aplicações.

Aulas Práticas
A disciplina conta com carga horária de atividade-trabalho, desenvolvida como práticas curriculares mediante tarefas temáticas, com aplicação prática das ferramentas e instrumentos apresentados nas aulas teóricas.

ATIVIDADES DISCENTES
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Teóricas Aulas expositivas, execução de exercícios em classe, discussão de textos em grupo.
Critério
Nota de desempenho em trabalhos e eventos, segundo o conteúdo das unidades elaboradas. Participação das aulas (práticas e teóricas), discussões e reflexões com base nas leituras indicadas em aula Apresentação de tarefas Avaliação escrita
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Manual Prática para Avaliação em Educação Física. São Paulo: Manole. 2004.
HEYWARD, V.H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORROW Jr, J.R.; JACKSON A. W.; DISCH J.G.; MOOD D.P. Medida e Avaliação do Desempenho Humano. 2ª Edição. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2003.
POLLOCK, M.H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. São Paulo: Medsi, 1993.
TRITSCHLER K. Medida e Avaliação em Educação Física e Esportes. 5ª Edição. São Paulo: Manole. 2003.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal, Atividade Física e Nutrição. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Shape. 2003.
ABDALLA, P. P.; BORGES, G. A.; CARVALHO, A. S.; BORGES, F. G.; SIQUEIRA, V. A. A. A.; RAMOS, N. C.; MACHADO, D. R. L. Use of allometry and skinfold thicknesses to estimate the fat mass of circumpubertal boys. ANNALS OF HUMAN BIOLOGY, v. 47, p. 10-17, 2020.
MACHADO, D. R. L.; SILVA, A. M.; GOBBO, L. A.; ELIAS, P. C. L.; PAULA, F. J. A.; RAMOS, N. C. Anthropometric multicompartmental model to predict body composition In Brazilian girls. BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation, v. 9, p. 1-8, 2017.
MACHADO, DALMO ROBERTO LOPES; OIKAWA SÉRGIO MINORU ; BARBANTI, VALDIR JOSÉ . The Multicomponent Anthropometric Model for Assessing Body Composition in a Male Pediatric Population: A Simultaneous Prediction of Fat Mass, Bone Mineral Content, and Lean Soft Tissue. JOURNAL OF OBESITY (ONLINE), v. 2013, p. 1-8, 2013.

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Serão beneficiados pela atividade, todos os participantes de projetos de extensão da EEFERP-USP que envolvem o exercício sistemático e o esporte. Nesse contexto, pode-se elencar os projetos de Corrida e Caminhada, Levantamentos Olímpicos, Atividades Físicas para Adultos e Idosos, Danças e de Natação. Participam destas atividades, pessoas pertencentes à comunidade USP e cercanias, das mais variadas faixas etárias (desde jovens até idosos) e condições socioeconômicas.
Objetivos da atividade
Esta atividade tem por finalidade a avaliação das capacidades motoras condicionais e coordenativas dos participantes dos projetos de extensão da EEFERP-USP, de forma que no início, durante e ao término das atividades inerentes aos projetos, obter-se-ão informações variadas sobre o estado de condicionamento físico essas pessoas. Adicionalmente, pretende-se desenvolver a capacidade dos discentes do curso em utilizar ferramentas para tais fins, de forma a torna-los minimamente hábeis e aptos para seu uso no mercado de trabalho.
Descrição da atividade
As capacidades de resistência, força, velocidade e suas derivações, assim como de flexibilidade e coordenação dos envolvidos nos projetos de atividades físicas e esportivas da EEFERP-USP serão testadas no decorrer dos projetos pelos alunos da disciplina, de forma a permitir o contato, treinamento e capacidade de interpretação dos resultados por parte dos discentes. Os resultados obtidos serão retornados aos participantes sob forma de relatórios em que seus indicadores serão qualificados em função de dados de referência para as variáveis mensuradas.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades poderão ser acompanhadas por meio dos trabalhos realizados pelos discentes, bem como por meio do retorno oferecido aos participantes dos projetos de atividades físicas e esportes da EEFERP-USP.

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