Geral da Disciplina Ensinar aos alunos a correta utilização dos testes e medidas na Avaliação Física e Desempenho Motor, como instrumentos necessários na prática profissional da Educação Física e Esporte nos diferentes ciclos de vida. Específicos da Disciplina - Informar os alunos sobre a importância do controle de erros de medidas, dos conhecimentos técnicos necessários para realizar medidas e avaliações com competência. - Capacitar os alunos para elaboração de programas de Medidas e Avaliação em diferentes contextos da Educação Física e do Esporte. - Oferecer subsídios e informações para a busca e atualização permanente do conhecimento e aplicação das Medidas e Avaliação.
Fundamentos da avaliação antropométrica, funcional e motora. Avaliação dos aspectos funcionais, metabólicos, neuromusculares, estruturais e de composição corporal. Rotinas de avaliação aplicadas à promoção da saúde e ao esporte.
1. Critérios de autenticidade científica em Medidas e Avaliação 2. Métodos preditivos da composição corporal 3. Medidas e avaliação do desempenho e aptidão motora 4. Procedimentos metodológicos em testes ergométricos e testes funcionais 5. Baterias de testes motores em Educação Física e Esporte MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas As aulas de caráter essencialmente teórico-expositivas aplicadas, apresentam os fundamentos de medidas e avaliação, instrumentos e métodos de avaliação física e suas aplicações. Aulas Práticas A disciplina conta com carga horária de atividade-trabalho, desenvolvida como práticas curriculares mediante tarefas temáticas, com aplicação prática das ferramentas e instrumentos apresentados nas aulas teóricas. ATIVIDADES DISCENTES A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5), que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Manual Prática para Avaliação em Educação Física. São Paulo: Manole. 2004. HEYWARD, V.H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed, 2004. MORROW Jr, J.R.; JACKSON A. W.; DISCH J.G.; MOOD D.P. Medida e Avaliação do Desempenho Humano. 2ª Edição. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2003. POLLOCK, M.H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. São Paulo: Medsi, 1993. TRITSCHLER K. Medida e Avaliação em Educação Física e Esportes. 5ª Edição. São Paulo: Manole. 2003. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal, Atividade Física e Nutrição. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Shape. 2003. ABDALLA, P. P.; BORGES, G. A.; CARVALHO, A. S.; BORGES, F. G.; SIQUEIRA, V. A. A. A.; RAMOS, N. C.; MACHADO, D. R. L. Use of allometry and skinfold thicknesses to estimate the fat mass of circumpubertal boys. ANNALS OF HUMAN BIOLOGY, v. 47, p. 10-17, 2020. MACHADO, D. R. L.; SILVA, A. M.; GOBBO, L. A.; ELIAS, P. C. L.; PAULA, F. J. A.; RAMOS, N. C. Anthropometric multicompartmental model to predict body composition In Brazilian girls. BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation, v. 9, p. 1-8, 2017. MACHADO, DALMO ROBERTO LOPES; OIKAWA SÉRGIO MINORU ; BARBANTI, VALDIR JOSÉ . The Multicomponent Anthropometric Model for Assessing Body Composition in a Male Pediatric Population: A Simultaneous Prediction of Fat Mass, Bone Mineral Content, and Lean Soft Tissue. JOURNAL OF OBESITY (ONLINE), v. 2013, p. 1-8, 2013.