Gerais da Disciplina - Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. - Apresentar conceitos e aplicações práticas da gestão e do marketing para serviços na área do esporte e da atividade física. Específicos da Disciplina - Descrever e atuar na gestão esportiva com base em ações de coordenação entre a produção e o marketing de serviços esportivos. - Definir e aplicar as quatro funções administrativas básicas na carreira e em organizações esportivas: planejar, organizar, liderar e avaliar. - Compreender as relações entre as cinco grandes áreas da administração (produção, finanças, administração de recursos humanos, administração de recursos materiais e marketing) considerando o produto esporte e atividade física. - Incentivar o empreendedorismo. - Organizar uma competição esportiva. - Desenvolver um projeto esportivo.
Relações e diferenças entre gestão e marketing. Indústria do esporte. Gestão esportiva. Marketing esportivo. Funções do gestor. Eventos esportivos. Organizações esportivas. Gestão de recursos humanos. Comportamentos do consumidor do esporte. Leis de incentivo ao esporte. Marketing pessoal. Megaeventos esportivos.
1- Definição da área de gestão esportiva. Indústria do esporte. 2- Marketing esportivo: estratégico e tático. Estratégias de Marketing no setor esportivo. 3- Organização de eventos esportivos. Regulamentos. Tipos de competições esportivas. Sistemas de disputa. 4- Gestão esportiva no primeiro, segundo e terceiro setores. 5- Funções do gestor e classificação dos serviços esportivos. Gestão de recursos humanos em entidades esportivas. 6- Tópicos especiais em gestão de recursos humanos: liderança, motivação, justiça e comprometimento. 7- Elaboração de projetos esportivos. Plano de Negócios. Planejamento Financeiro. Leis federais e estaduais de incentivo ao esporte. 8- Comportamentos do consumidor do esporte. 9- Marketing pessoal para profissionais de Educação Física e Esporte. 10- Empreendedorismo. Identificação de oportunidades e responsabilidade social. 11- Oportunidades e ameaças na organização de megaeventos. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e seminários. Estudos de casos Estudos de casos serão utilizados no desenvovimento de reflexões e discussões para ajudar os alunos a pensarem sobre a solução de problemas práticos e a aplicarem a teoria em situações próximas a realidade. Palestras com convidados Poderão ser realizadas palestras com convidados em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Trabalho prático Organização de competições esportivas para a comunidade EEFERP (alunos, funcionários e docentes). Desenvolvimento de Projeto Esportivo Apresentação da criação ou remodelamento de ideias em processos e serviços em Educação Física e Esporte. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; leitura dos textos indicados; participação em aulas teóricas; preparação de relatórios e trabalhos; participação nos trabalhos dos outros grupos; realização das provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1 – CHELLADURAI, P. Managing organizations for sport and physical activity: a systems perspective (2nd. ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway, 2005. 2 – CHELLADURAI, P. Human resource management in sport and recreation (2nd. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers, 2006. 3 – FUNK, D. C.; MAHONY, D. F.; Ridinger, L. L. (2002). Characterizing consumer motivation as individual difference factors: Augmenting the Sport Interest Inventory (SII) to explain level of spectator support. Sport Marketing Quarterly, 11(1), 33-43. 4 – MARTINS, P. S; PAGANELLA, M. A. Gestão de Clubes Esportivos. São Paulo, Ícone, 2016. 5 – MATTAR, M. F.; MATTAR, F. N. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 6 – MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Ícone, 2012. 7 – MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2008. 8 – PITTS, B.; STOTLAR, D. (2002). Fundamentos do Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte. 9 – ROCHA, C. M.; BASTOS, F. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 91-103, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16846 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1 – BENELI, L.M; PRONI, M.W; MONTAGNER, P. C. Desafios para a pedagogia do esporte diante da influência do marketing no esporte contemporâneo. Revista da Educação Física UEM, v. 27, e2750, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410 2 – MARQUES, R.F.R.; GUTIERREZ, G.L.; MONTAGNER, P.C. Novas configurações socioeconômicas do Esporte contemporâneo. Maringá: Revista da Educação Física UEM, v. 20, n. 4, p. 637-648, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6090 3 – ZANATTA, T.C.; FREITAS, D.M.; Carelli, F.G.; TEOLDO DA COSTA, I. O perfil do gestor esportivo brasileiro: revisão sistemática da literatura. Movimento: Revista de educação Física da UFRGS, Porto Alegre: RS, v. 24, n. 1, p. 291-304, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/73803