Geral da Disciplina: Apresentar dimensões organizacionais, legais e de atuação em Educação Física e Esporte. Específicos da Disciplina: Apresentar e discutir delimitações conceituais em Educação Física e Esporte. Apresentar áreas de atuação, de conhecimento e pesquisa em Educação Física e do Esporte. Oportunizar vivências práticas de diferentes formas de manifestação e conteúdos da Educação Física e Esporte.
Conceituação de Educação Física e Esporte. Aspectos legais da profissão. Planejamento, áreas de atuação e conhecimento da profissão. Vivências práticas em Educação Física e Esporte.
1 - Conceituação de Educação Física e Esporte. 2- Vivências práticas em diferentes formas de manifestação do Esporte e conteúdos da Educação Física – exercício físico/ginástica, luta, dança, jogo, esporte. 3. Áreas de atuação do profissional de Educação Física e do Esporte. 4. Áreas de conhecimento e pesquisa em Educação Física e Esporte. 5. Legislação e código de ética relacionados à profissão. 6 Planejamento para o início da carreira MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e seminários. Aulas práticas Aulas práticas ministradas pelos professores e seminários práticos desenvolvidos pelos alunos. ATIVIDADES DISCENTES Participação ativa nas aulas expositivas e práticas; elaboração de estudos dirigidos e seminários; ler os textos indicados; realizar as avalições.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- BARBANTI, V.J. O que é Esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. P. 54-58, 2006. 2- BARBANTI, V.J. A importância da experiência na Educação física e esporte Texto para fins didáticos, 2010. 3- CONFEF – Intervenção profissional e formação superior em Educação Física e Esporte. 2015. 4 – CONFEF – Aspectos jurídicos da intervenção do professional de Educação Física. 2014 5 - LUMPKIN, A. Introduction to physical education, exercises science and sport studies. 8ed. Los Angeles: Connect Learn Succeed, 2011. 6- MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatório del deporte, v. 1, n. 1, p. 147–185, 2015. 7- MARQUES, R. F. R.; GUTIERREZ, G. L.; MONTAGNER, P. C. Novas configurações socioeconomicas do esporte na era da globalização. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 4, p. 637–648, 2009. 8- SOARES, C. L. et al. Metodologia de ensino da Educação Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1- COAKLEY, J. Assessing the sociology of sport: On cultural sensibilities and the great sport myth. International Review for the Sociology of Sport, v. 50, n. 4–5, p. 402–406, 2015. 2- MANOEL, E.J. e TANI, G. Preparação Profissional em Educação Física e Esporte: Passado, Presente e Desafios para o Futuro. Revista Paulista de Educação Física. V.13, p. 13-19, 1999. 2- TANI, Go. Cinesiología, educação física e Esporte: ordem emanante do caos na Estrutura académica. Revista de Divulgação Científica do Mestrado e Doutorado em Educação Física, 3:2, 9-50, 1996.