Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0144 - Programa de Esporte Coletivo II
Program of Team Sport I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Estimular o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno sobre os aspectos referentes à formação em longo prazo no basquetebol e no handebol, especialmente para formular, executar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Específicos da Disciplina
- Identificar e discutir os aspectos da dinâmica do basquetebol e do handebol ao longo do processo de ensino-aprendizagem, como regras, elementos técnico-táticos e sistemas de jogo;
- Definir e aplicar os principais conteúdos (técnicos e técnico-táticos) que envolvem o basquetebol e o handebol de acordo com as faixas etárias estipuladas nos regulamentos dessas modalidades;
- Aplicar os conceitos inerentes aos conteúdos de maneira alinhada às características dos participantes em uma perspectiva de longo prazo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8470538 - Rafael Pombo Menezes
 
Programa Resumido
Histórico e regras do basquetebol e do handebol. Ensino e treinamento dos elementos técnico-táticos (individuais e coletivos; ofensivos e defensivos), e dos sistemas de jogo do basquetebol e do handebol. Formação esportiva em longo prazo no basquetebol e no handebol.
 
 
 
Programa
1. Histórico e evolução do basquetebol e do handebol e seu desenvolvimento no Brasil;
2. Regras do basquetebol e do handebol e o desenvolvimento do jogo;
3. Iniciação esportiva ao basquetebol e ao handebol;
4. O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol e do handebol ao longo do tempo (categorias);
5. Elementos técnico-táticos do basquetebol e do handebol;
6. Sistemas de jogo (ofensivos e defensivos) do basquetebol e do handebol;
7. Planejamento em longo prazo no basquetebol e no handebol.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, complementadas pela discussão dos textos recomendados e seminários.

Aulas Práticas
Serão realizadas aulas práticas referentes às modalidades específicas desta disciplina, sejam essas ministradas pelo docente da disciplina ou a partir das propostas dos alunos nos momentos avaliativos.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistir e participar das aulas expositivas dialogadas; ler e discutir os textos previamente estipulados; participar das aulas práticas; participar da elaboração dos seminários e dos trabalhos propostos ao longo do semestre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação da aula prática ministrada pelos alunos em cada modalidade (basquetebol e handebol); - 01 (uma) avaliação da apresentação do seminário em cada modalidade (basquetebol e handebol).
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas avaliações.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. ALMEIDA, A.G.; DECHECHI, C.J. Handebol: conceitos e aplicações. Barueri: Manole, 2012.
2. DE ROSE, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
3. EHRET, A.; SPÄTE, D.; SCHUBERT, R.; ROTH, K. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo, Phorte, 2008.
4. FERREIRA, A.E.X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol técnicas e tática: uma abordagem didático pedagógica. EPU, 2003.
5. GRECO, P.J.; FERNÁNDEZ ROMERO, J.J. (org). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível.  São Paulo: Phorte, 2012.
6. MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, p.261-273, 2015.
7. PAES, R.R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H.B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Guanabara Koogan, 2009.
8. RODRIGUES, H.A.; DARIDO, S.C. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
9. TORRES MARTÍN, C.; INIESTA MOLINA, J.A. La formación del educador deportivo en balonmano: nivel I.  Sevilla, Wanceullen, 2009.
10. WEIS, G.F.; POSSAMAI, C.L. O basquetebol: da escola à universidade. Jundiaí: Fontoura, 2008.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1. DE ROSE JR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.
2. MENEZES, R.P.; BOFF, L.C.; FREIRE, V.D. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do sistema defensivo 3:3 no handebol diante de cruzamentos e trocas de postos específicos ofensivos. Arquivos em Movimento, 2015.
3. MENEZES, R.P.; FREIRE, V.D.; BOFF, L.C. Sistema defensivo 3:3 no handebol mediante o jogo do pivô: possibilidades pedagógicas. Conexões, v.12, p.69-90, 2014.
4. MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Ensino do handebol na categoria infantil: do mapeamento das variáveis à discussão da proposta pedagógica. Movimento, v.21, n.2, p.463-477, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0144

Clique para consultar o oferecimento para REF0144

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP