Geral da Disciplina Estimular o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno sobre os aspectos referentes à formação em longo prazo no basquetebol e no handebol, especialmente para formular, executar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Específicos da Disciplina - Identificar e discutir os aspectos da dinâmica do basquetebol e do handebol ao longo do processo de ensino-aprendizagem, como regras, elementos técnico-táticos e sistemas de jogo; - Definir e aplicar os principais conteúdos (técnicos e técnico-táticos) que envolvem o basquetebol e o handebol de acordo com as faixas etárias estipuladas nos regulamentos dessas modalidades; - Aplicar os conceitos inerentes aos conteúdos de maneira alinhada às características dos participantes em uma perspectiva de longo prazo.
Histórico e regras do basquetebol e do handebol. Ensino e treinamento dos elementos técnico-táticos (individuais e coletivos; ofensivos e defensivos), e dos sistemas de jogo do basquetebol e do handebol. Formação esportiva em longo prazo no basquetebol e no handebol.
1. Histórico e evolução do basquetebol e do handebol e seu desenvolvimento no Brasil; 2. Regras do basquetebol e do handebol e o desenvolvimento do jogo; 3. Iniciação esportiva ao basquetebol e ao handebol; 4. O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol e do handebol ao longo do tempo (categorias); 5. Elementos técnico-táticos do basquetebol e do handebol; 6. Sistemas de jogo (ofensivos e defensivos) do basquetebol e do handebol; 7. Planejamento em longo prazo no basquetebol e no handebol. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, complementadas pela discussão dos textos recomendados e seminários. Aulas Práticas Serão realizadas aulas práticas referentes às modalidades específicas desta disciplina, sejam essas ministradas pelo docente da disciplina ou a partir das propostas dos alunos nos momentos avaliativos. ATIVIDADES DISCENTES Assistir e participar das aulas expositivas dialogadas; ler e discutir os textos previamente estipulados; participar das aulas práticas; participar da elaboração dos seminários e dos trabalhos propostos ao longo do semestre.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. ALMEIDA, A.G.; DECHECHI, C.J. Handebol: conceitos e aplicações. Barueri: Manole, 2012. 2. DE ROSE, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 3. EHRET, A.; SPÄTE, D.; SCHUBERT, R.; ROTH, K. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo, Phorte, 2008. 4. FERREIRA, A.E.X.; DE ROSE JR, D. Basquetebol técnicas e tática: uma abordagem didático pedagógica. EPU, 2003. 5. GRECO, P.J.; FERNÁNDEZ ROMERO, J.J. (org). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012. 6. MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, p.261-273, 2015. 7. PAES, R.R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H.B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Guanabara Koogan, 2009. 8. RODRIGUES, H.A.; DARIDO, S.C. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 9. TORRES MARTÍN, C.; INIESTA MOLINA, J.A. La formación del educador deportivo en balonmano: nivel I. Sevilla, Wanceullen, 2009. 10. WEIS, G.F.; POSSAMAI, C.L. O basquetebol: da escola à universidade. Jundiaí: Fontoura, 2008. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1. DE ROSE JR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005. 2. MENEZES, R.P.; BOFF, L.C.; FREIRE, V.D. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do sistema defensivo 3:3 no handebol diante de cruzamentos e trocas de postos específicos ofensivos. Arquivos em Movimento, 2015. 3. MENEZES, R.P.; FREIRE, V.D.; BOFF, L.C. Sistema defensivo 3:3 no handebol mediante o jogo do pivô: possibilidades pedagógicas. Conexões, v.12, p.69-90, 2014. 4. MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Ensino do handebol na categoria infantil: do mapeamento das variáveis à discussão da proposta pedagógica. Movimento, v.21, n.2, p.463-477, 2015.