Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0145 - História da Educação Física e Esporte
History of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina: 
Capacitar o corpo discente para analisar e compreender os contextos históricos que compõem as atividades ligadas à Educação Física e Esporte. 

Específicos da Disciplina: 
a) apresentar diferentes abordagens da História da Educação Física e Esporte; b) promover diálogos e reflexões sobre diversos momentos históricos e civilizações que influenciaram a Educação Física e Esporte; c) Promover diálogos e reflexões sobre a história da  Educação Física e Esporte no Brasil. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Análise histórica da Educação Física e Esporte em diversas épocas e sociedades: Grécia Antiga; Império Romano; Idade Média; Renascimento; Iluminismo; Século XX e dias atuais. Institucionalização da Educação Física e Esporte no decorrer da história humana. Análise historiográfica da Educação Física e Esporte no Brasil.
 
 
 
Programa
1. O movimento humano e a Grécia Antiga;
2. O movimento humano e o Império Romano;
3. O movimento humano e a Idade Média;
4. O movimento humano e as relações com o pensamento filosófico do Renascimento e Iluminismo
5. O movimento humano e o Período Contemporâneo;
6. A gênese do esporte moderno;
7. Transformações socioeconômicas do esporte nos séculos XIX, XX, XXI;
8. Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos;
9. Desenvolvimento e transformações sociais de diversas modalidades esportivas;
10. Institucionalização da Educação Física no Brasil em diferentes períodos – Colônia; Império; República; Ditaduras; Final do Século XX e século XXI.

Métodos utilizados
Atividades discentes: Assistência às aulas expositivas; participação em aulas pautadas em reflexões e discussões; preparação de trabalhos; ler os textos indicados como preparação para as aulas; realizar avaliação escrita e participar dos seminários/debates.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação escrita; elaboração de seminário e debate sobre tópico específico de análise histórica sobre Educação Física e Esporte.
Critério
Soma das notas obtidas na avaliação teórica e no seminário/debate.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela instituição, com o conteúdo de todo o semestre. Será calculada a média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina. Se a média calculada não ultrapassar o valor 5,0, a nota final será o valor da média. Caso esta média ultrapasse o valor 5,0 a nota final do aluno será 5,0.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
BOOTH, D. Invitation to historians: the historiographical turn of a practicing (sport) historian. Rethinking history, 18, 4, 583-598, 2014.
BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, P. (Ed.). . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 136–153. 
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, Papirus. 1988.
ELIAS, N. & DUNNING, E. Em busca da excitação. Lisboa: Difusão Editorial, 1992, p. 223-256.
MELO, V. A. Por que devemos estudar história da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? Motriz, 3, 1, 1997.
MELO, V. A. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 24, 1, 107-120, 2010. 
PRONI, M. W. A metamorfose dos Jogos Olímpicos. Esporte e sociedade. V.3, n. 9, 2008.
RUBIO, K. Do olimpo ao olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física e Esporte. 16, 2, 130-143, 2002.

COMPLEMENTAR:
COLLINS, T. The ambiguities of amateurism. Sport in History. 26, 3, 386-405, 2006.
COLLINS, T. Early football and the emerge of modern soccer – 1840-1880. The International Journal of the HIstory of Sport., 32, 9, 1127-1142, 2015.
Eric Hobsbawn. A era das revoluções: 1789-1848. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1977
 Eric Hobsbawn. A era do capital: 1848-1875. 3ª ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1977.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0145

Clique para consultar o oferecimento para REF0145

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP