Geral da Disciplina: Capacitar o corpo discente para analisar e compreender os contextos históricos que compõem as atividades ligadas à Educação Física e Esporte. Específicos da Disciplina: a) apresentar diferentes abordagens da História da Educação Física e Esporte; b) promover diálogos e reflexões sobre diversos momentos históricos e civilizações que influenciaram a Educação Física e Esporte; c) Promover diálogos e reflexões sobre a história da Educação Física e Esporte no Brasil.
Análise histórica da Educação Física e Esporte em diversas épocas e sociedades: Grécia Antiga; Império Romano; Idade Média; Renascimento; Iluminismo; Século XX e dias atuais. Institucionalização da Educação Física e Esporte no decorrer da história humana. Análise historiográfica da Educação Física e Esporte no Brasil.
1. O movimento humano e a Grécia Antiga; 2. O movimento humano e o Império Romano; 3. O movimento humano e a Idade Média; 4. O movimento humano e as relações com o pensamento filosófico do Renascimento e Iluminismo 5. O movimento humano e o Período Contemporâneo; 6. A gênese do esporte moderno; 7. Transformações socioeconômicas do esporte nos séculos XIX, XX, XXI; 8. Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos; 9. Desenvolvimento e transformações sociais de diversas modalidades esportivas; 10. Institucionalização da Educação Física no Brasil em diferentes períodos – Colônia; Império; República; Ditaduras; Final do Século XX e século XXI. Métodos utilizados Atividades discentes: Assistência às aulas expositivas; participação em aulas pautadas em reflexões e discussões; preparação de trabalhos; ler os textos indicados como preparação para as aulas; realizar avaliação escrita e participar dos seminários/debates.
Bibliografia Básica: BOOTH, D. Invitation to historians: the historiographical turn of a practicing (sport) historian. Rethinking history, 18, 4, 583-598, 2014. BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, P. (Ed.). . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 136–153. CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, Papirus. 1988. ELIAS, N. & DUNNING, E. Em busca da excitação. Lisboa: Difusão Editorial, 1992, p. 223-256. MELO, V. A. Por que devemos estudar história da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? Motriz, 3, 1, 1997. MELO, V. A. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 24, 1, 107-120, 2010. PRONI, M. W. A metamorfose dos Jogos Olímpicos. Esporte e sociedade. V.3, n. 9, 2008. RUBIO, K. Do olimpo ao olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física e Esporte. 16, 2, 130-143, 2002. COMPLEMENTAR: COLLINS, T. The ambiguities of amateurism. Sport in History. 26, 3, 386-405, 2006. COLLINS, T. Early football and the emerge of modern soccer – 1840-1880. The International Journal of the HIstory of Sport., 32, 9, 1127-1142, 2015. Eric Hobsbawn. A era das revoluções: 1789-1848. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1977 Eric Hobsbawn. A era do capital: 1848-1875. 3ª ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1977.