Geral da Disciplina: Capacitar o corpo discente para analisar e compreender os contextos e formas de relações sociais que compõem as atividades ligadas à Educação Física e Esporte, considerando-os como fenômenos socioculturais. Específicos da Disciplina: a) apresentar fundamentos da sociologia clássica; b) apresentar diferentes abordagens da sociologia da Educação Física e Esporte; c) promover diálogos e reflexões sobre diversos tópicos de estudos sociológicos que fazem parte do universo social da Educação Física e Esporte.
Análises e reflexões sobre fundamentos e abordagens da Sociologia Clássica e da Sociologia da Educação Física e Esporte; Análises e reflexões sobre tópicos de estudos sociológicos sobre Educação Física e Esporte.
a) Categorias fundamentais da obra de Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu; b) Contribuições das obras dos autores mencionados para análises sociológicas sobre Educação Física e Esporte; c) Tópicos de análise sociológica em Educação Física e Esporte: Educação; Mídia; Gênero; Violência; Lazer; Economia; Política; Discriminação e inclusão. Métodos utilizados Atividades discentes: Assistência às aulas expositivas; participação em aulas pautadas em reflexões e discussões; preparação de trabalhos; ler os textos indicados como preparação para as aulas; realizar avaliação escrita e participar dos seminários/debates.
Bibliografia Básica: BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero, 1983, p. 89-94. BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, P. (Ed.). . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 136–153. DURKHEIM, E. A divisão do trabalho social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015, p.VI-X. ELIAS, N. & DUNNING, E. Em busca da excitação. Lisboa: Difusão Editorial, 1992, p. 223-256. MARQUES, R. F. R. Contribuições da obra de Pierre Bourdieu para a pesquisa em sociologia do esporte no século XXI. In: ALMEIDA, M. A. B. (Org.). Estudos Interdisciplinares em Sociologia do Esporte. São Paulo: EACH, 2015, p. 9-37. MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Edipro, 2015. PRONI, M. W. A metamorfose dos Jogos Olímpicos. Esporte e sociedade. V.3, n. 9, 2008. SILVA, C. A. F. & VOTRE S. J. Metáforas da discriminação no futebol brasileiro. Corpus et scientia. V.6, n.1, p.65-80, 2010. WEBER, M. Metodologia das Ciências Sociais. 5 ed. Campinas: Cortez, Editora da UNICAMP, 2016. COMPLEMENTAR: ALTMANN, H. et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Estudos Feministas, v. 26, n. 1, p. e44074, 2018. COAKLEY, J. Assessing the sociology of sport: On cultural sensibilities and the great sport myth. International Review for the Sociology of Sport, v. 50, n. 4–5, p. 402–406, 2015. GIGLIO, S. S.; RUBIO, K. Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 387–400, 2013. GRAEFF, B. et al. Capable, splendorous and unequal: international media portrayals of Brazil during the 2014 World Cup. Third World Quarterly, v. 40, n. 4, p. 796–814, 2019. MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatório del deporte, v. 1, n. 1, p. 147–185, 2015 RIGO, L. C.; SILVA, D. V.; RIAL, C. S. DE M. Formação de jogadores em clubes de uma cidade do interior: Circulação, escolarização einserção no futebol profissional. Movimento, v. 24, n. 1, p. 236–274, 2018.