Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0146 - Sociologia da Educação Física e Esporte
Sociology of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina: 
Capacitar o corpo discente para analisar e compreender os contextos e formas de relações sociais que compõem as atividades ligadas à Educação Física e Esporte, considerando-os como fenômenos socioculturais. 

Específicos da Disciplina: 
a) apresentar fundamentos da sociologia clássica; b) apresentar diferentes abordagens da sociologia da Educação Física e Esporte; c) promover diálogos e reflexões sobre diversos tópicos de estudos sociológicos que fazem parte do universo social da Educação Física e Esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Análises e reflexões sobre fundamentos e abordagens da Sociologia Clássica e da Sociologia da Educação Física e Esporte; Análises e reflexões sobre tópicos de estudos sociológicos sobre Educação Física e Esporte.
 
 
 
Programa
a) Categorias fundamentais da obra de Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu; 
b) Contribuições das obras dos autores mencionados para análises sociológicas sobre Educação Física e Esporte; 
c) Tópicos de análise sociológica em Educação Física e Esporte: Educação; Mídia; Gênero; Violência; Lazer; Economia; Política; Discriminação e inclusão.

Métodos utilizados
Atividades discentes: Assistência às aulas expositivas; participação em aulas pautadas em reflexões e discussões; preparação de trabalhos; ler os textos indicados como preparação para as aulas; realizar avaliação escrita e participar dos seminários/debates.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação escrita; elaboração de seminário e debate sobre tópico específico de análise sociológica sobre Educação Física e Esporte.
Critério
Soma das notas obtidas na avaliação teórica e no seminário/debate.
Norma de Recuperação
Será realizada avaliação no período previsto pela instituição, com o conteúdo de todo o semestre. Será calculada a média entre a nota de recuperação e a nota final obtida na disciplina. Se a média calculada não ultrapassar o valor 5,0, a nota final será o valor da média. Caso esta média ultrapasse o valor 5,0 a nota final do aluno será 5,0.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero, 1983, p. 89-94.
BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, P. (Ed.). . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 136–153. 
DURKHEIM, E. A divisão do trabalho social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015, p.VI-X.
ELIAS, N. & DUNNING, E. Em busca da excitação. Lisboa: Difusão Editorial, 1992, p. 223-256.
MARQUES, R. F. R. Contribuições da obra de Pierre Bourdieu para a pesquisa em sociologia do esporte no século XXI. In: ALMEIDA, M. A. B. (Org.). Estudos Interdisciplinares em Sociologia do Esporte. São Paulo: EACH, 2015, p. 9-37.  
MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Edipro, 2015.
PRONI, M. W. A metamorfose dos Jogos Olímpicos. Esporte e sociedade. V.3, n. 9, 2008.
SILVA, C. A. F. & VOTRE S. J. Metáforas da discriminação no futebol brasileiro. Corpus et scientia. V.6, n.1, p.65-80, 2010.
WEBER, M. Metodologia das Ciências Sociais. 5 ed. Campinas: Cortez, Editora da UNICAMP, 2016. 

COMPLEMENTAR:
ALTMANN, H. et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Estudos Feministas, v. 26, n. 1, p. e44074, 2018. 
COAKLEY, J. Assessing the sociology of sport: On cultural sensibilities and the great sport myth. International Review for the Sociology of Sport, v. 50, n. 4–5, p. 402–406, 2015. 
GIGLIO, S. S.; RUBIO, K. Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 387–400, 2013. 
GRAEFF, B. et al. Capable, splendorous and unequal: international media portrayals of Brazil during the 2014 World Cup. Third World Quarterly, v. 40, n. 4, p. 796–814, 2019.
MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatório del deporte, v. 1, n. 1, p. 147–185, 2015
RIGO, L. C.; SILVA, D. V.; RIAL, C. S. DE M. Formação de jogadores em clubes de uma cidade do interior: Circulação, escolarização einserção no futebol profissional. Movimento, v. 24, n. 1, p. 236–274, 2018. 
 

Clique para consultar os requisitos para REF0146

Clique para consultar o oferecimento para REF0146

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP