Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0147 - Introdução aos Esportes Coletivos
Introduction to Team Sports

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Estimular o desenvolvimento de discussões e vivências práticas dos alunos sobre os esportes coletivos. Estimular o planejamento de atividades esportivas para o desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores de crianças e adolescentes.

Específicos da Disciplina
- Identificar e discutir os aspectos inerentes às diferentes classificações dos esportes coletivos;
- Definir elementos comuns entre as diferentes modalidades, bem como identificar suas diferenças;
- Planejar e aplicar os conceitos inerentes às similaridades e às diferenças em programas de esportes coletivos para crianças e adolescentes
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8470538 - Rafael Pombo Menezes
 
Programa Resumido
Características dos esportes coletivos. Princípios de ação e regras de ação nos esportes coletivos. Modelos contemporâneos de ensino dos esportes coletivos. Planejamento de aulas de esportes para crianças e adolescentes.
 
 
 
Programa
1. Classificações e dinâmica dos esportes coletivos;
2. O contexto de desenvolvimento dos esportes coletivos;
3. Características dos modelos contemporâneos de ensino dos esportes coletivos;
4. Princípios pedagógicos dos modelos contemporâneos;
5. O jogo como perspectiva de ensino para crianças e adolescentes.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, complementadas pela discussão dos textos recomendados e seminários.

Aulas Práticas
Serão realizadas aulas práticas referentes às modalidades específicas desta disciplina, sejam essas ministradas pelo docente da disciplina ou a partir das propostas dos alunos nos momentos avaliativos.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistir e participar das aulas expositivas dialogadas; ler e discutir os textos previamente estipulados; participar das aulas práticas; participar da elaboração dos seminários e dos trabalhos propostos ao longo do semestre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação de aula prática ministrada pelos alunos; - 01 (uma) avaliação da apresentação de trabalho.
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas avaliações.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. BUNKER, B.; THORPE, R. The curriculum model. In: THORPE, R.; BUNKER, D.; ALMOND, L (ed.). Rethinking games teaching. Loughborough: University of Technology, 1986. p.7-10.
2. BUTLER, J.I. Teacher responses to Teaching Games for Understanding. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.67, n.9, p.17-20, 1996.
3. COSTA, I.T.; GRECO, P.J.; MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; GARGANTA, J. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v.10, p.69-77, 2010.
4. GRÉHAIGNE, J.F.; GODBOUT, P. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, n.47, p.490-505, 1995.
5. HASTIE, P. Applied Benefits of the Sport Education Model. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.69, n.4, p.24-26, 1998.
6. HOLT, N.; STREAN, W.B.; GARCÍA BENGOECHEA, E. Expanding the Teaching Games for Understanding model: new avenues for future research and practice. Journal of Teaching in Physical Education, v.21, p.162-176, 2002.
7. MENEZES, R.P. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, v.18 n.1, p.34-41, 2012.
8. MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014.
9. SIEDENTOP, D. What is Sport Education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.69, n.4, p.18-20, 1998.
10. WERNER, P.; THORPE, R.; BUNKER, D. Teaching Games for Understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.67, n.1, p.28-33, 1996.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1. DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.10, n.4, p.99-104, 2002.
2. GALATTI, L.R.; REVERDITO, R.S.; SCAGLIA, A.J.; PAES, R.R.; SEOANE, A.M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v.25, n.1, p.153-162, 2014. 
3. GRÉHAIGNE, J.F.; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, v.53, p.59-76, 2001.
4. MEMMERT, D.; HARVEY, S. Identification of non-specific tactical tasks in invasion games. Physical Education and Sport Pedagogy, v.15, n.3, p.287-305, 2010.
5. MEMMERT, D. et al. Top 10 Research Questions Related to Teaching Games for Understanding. Research Quarterly for Exercise and Sport, v.86, n.4, p.347-359, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0147

Clique para consultar o oferecimento para REF0147

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP