Geral da Disciplina Estimular o desenvolvimento de discussões e vivências práticas dos alunos sobre os esportes coletivos. Estimular o planejamento de atividades esportivas para o desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores de crianças e adolescentes. Específicos da Disciplina - Identificar e discutir os aspectos inerentes às diferentes classificações dos esportes coletivos; - Definir elementos comuns entre as diferentes modalidades, bem como identificar suas diferenças; - Planejar e aplicar os conceitos inerentes às similaridades e às diferenças em programas de esportes coletivos para crianças e adolescentes
Características dos esportes coletivos. Princípios de ação e regras de ação nos esportes coletivos. Modelos contemporâneos de ensino dos esportes coletivos. Planejamento de aulas de esportes para crianças e adolescentes.
1. Classificações e dinâmica dos esportes coletivos; 2. O contexto de desenvolvimento dos esportes coletivos; 3. Características dos modelos contemporâneos de ensino dos esportes coletivos; 4. Princípios pedagógicos dos modelos contemporâneos; 5. O jogo como perspectiva de ensino para crianças e adolescentes. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, complementadas pela discussão dos textos recomendados e seminários. Aulas Práticas Serão realizadas aulas práticas referentes às modalidades específicas desta disciplina, sejam essas ministradas pelo docente da disciplina ou a partir das propostas dos alunos nos momentos avaliativos. ATIVIDADES DISCENTES Assistir e participar das aulas expositivas dialogadas; ler e discutir os textos previamente estipulados; participar das aulas práticas; participar da elaboração dos seminários e dos trabalhos propostos ao longo do semestre.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. BUNKER, B.; THORPE, R. The curriculum model. In: THORPE, R.; BUNKER, D.; ALMOND, L (ed.). Rethinking games teaching. Loughborough: University of Technology, 1986. p.7-10. 2. BUTLER, J.I. Teacher responses to Teaching Games for Understanding. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.67, n.9, p.17-20, 1996. 3. COSTA, I.T.; GRECO, P.J.; MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; GARGANTA, J. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v.10, p.69-77, 2010. 4. GRÉHAIGNE, J.F.; GODBOUT, P. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, n.47, p.490-505, 1995. 5. HASTIE, P. Applied Benefits of the Sport Education Model. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.69, n.4, p.24-26, 1998. 6. HOLT, N.; STREAN, W.B.; GARCÍA BENGOECHEA, E. Expanding the Teaching Games for Understanding model: new avenues for future research and practice. Journal of Teaching in Physical Education, v.21, p.162-176, 2002. 7. MENEZES, R.P. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, v.18 n.1, p.34-41, 2012. 8. MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014. 9. SIEDENTOP, D. What is Sport Education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.69, n.4, p.18-20, 1998. 10. WERNER, P.; THORPE, R.; BUNKER, D. Teaching Games for Understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.67, n.1, p.28-33, 1996. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. 1. DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.10, n.4, p.99-104, 2002. 2. GALATTI, L.R.; REVERDITO, R.S.; SCAGLIA, A.J.; PAES, R.R.; SEOANE, A.M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v.25, n.1, p.153-162, 2014. 3. GRÉHAIGNE, J.F.; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, v.53, p.59-76, 2001. 4. MEMMERT, D.; HARVEY, S. Identification of non-specific tactical tasks in invasion games. Physical Education and Sport Pedagogy, v.15, n.3, p.287-305, 2010. 5. MEMMERT, D. et al. Top 10 Research Questions Related to Teaching Games for Understanding. Research Quarterly for Exercise and Sport, v.86, n.4, p.347-359, 2015.