Geral da Disciplina A disciplina Anatomia Humana 1 visa fornecer aos(às) alunos(as) conhecimentos básicos sobre a Morfologia dos Sistemas Orgânicos. Identificar, nomear e descrever as estruturas do corpo humano como base para o conhecimento da Anatomia Humana. Correlacionar função e forma dos órgãos do corpo humano. Específicos da Disciplina Apresentar os conceitos básicos da Anatomia Humana e relacioná-los com a profissão. Identificar e descrever os componentes dos sistemas do corpo humano.
Introdução à Anatomia, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema reprodutor masculino, sistema reprodutor feminino e sistema nervoso.
1 - Apresentação da disciplina Introdução Anatomia: conceitos, divisões e histórico, Terminologia Anatômica, princípios e histórico, termos gerais e planos e eixos do corpo humano, regiões e partes do corpo humano, fatores gerais de variação anatômica. 2 - Sistema Circulatório e Linfático: introdução; coração; artérias; veias; vasos linfáticos; órgãos linfáticos. 3 - Sistema Respiratório: introdução; nariz e cavidade do nariz; seios paranasais; faringe; laringe; traqueia; brônquios; pulmões e pleura. 4 - Sistema Digestório: introdução; boca; glândulas salivares; dentes; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado; intestino grosso; fígado; vesícula biliar; pâncreas. 5 - Sistema Urinário: introdução; rins; ureteres; bexiga urinária; uretra. 6 - Sistema Reprodutor masculino: introdução; anatomia do sistema reprodutor masculino. 8 - Sistema Reprodutor Feminino: introdução; anatomia do sistema reprodutor feminino. 9 - Sistema nervoso: introdução; divisões; tecido nervoso; sistema nervoso periférico: nervos espinais e cranianos, medula espinal; sistema nervoso central: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo. MÉTODOS UTILIZADOS Aulas Teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, debates e roteiros de estudos. Aulas Práticas Serão ministradas aulas práticas no laboratório onde os(as) alunos(as) deverão ter em mãos atlas de anatomia e/ou recurso tecnológico/mídia equivalente, podendo os estudos serem feitos individualmente ou em grupos. As aulas também poderão ser ministradas em conjunto diretamente no laboratório conforme a necessidade. Eventualmente, aulas práticas poderão ser ministradas em sala de aula com o auxílio de software de anatomia. *Importante o(a) aluno(a) só poderá frequentar as aulas práticas de jaleco, calça e sapato fechado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS DANGELO, JG; FATTINI, CA. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2007. GOSS, CM. Gray Anatomia. 29.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. GARDNER, ED; Gray, DJ; O’Hahilly, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. MOORE, KL; DALLEY, AF. Anatomia: orientada para clínica. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. NETTER, FH. Atlas de Anatomia Humana.6a.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. PUTZ, R; Pabst, R. Sobotta: atlas de anatomia humana. 22.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. SNELL, RS. Anatomia Clínica: para estudantes de medicina. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica: terminologia anatômica internacional. São Paulo: Manole, 1994. VAN DE GRAAFF, KM. Anatomia Humana. 6.ed. São Paulo: Manole, 2003. YOKOCHI, C; ROHEN, JW; LUTJEN-DRECO, L.L.E. Anatomia Humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 6.ed. São Paulo: Manole, 2007. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES. ABRAHAMS, PH; MARKS JR, SC; HUTCHINGS, RT. Atlas de Anatomia Humana de Mcminn. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FORNAZIEROI, C.C.; GORDANI, P.A.; CARVALHO, M.A.V.C.; ARAUJO, J.C.; AQUINO, J.C.B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica. v.34, n.2, p.290 – 297, 2010. SALBEGO, C.; OLIVEIRA, E.M.D.; SILVA, M.A.R.; P; BUGANÇA, P.R. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Rev. Bras. Educ. Med. v.39, n.1, p. 39 (1), p. 23 – 31, 2015.