Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0151 - Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte II
Supervised Internship in Physical Education and Sport II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 165 h ( Estágio: 150 h )
Carga Horária de Extensão: 55 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Oferecer aos alunos a oportunidade de acompanhar sistematicamente e eventualmente atuar em instituições que promovam a educação física e esporte, com a supervisão de profissionais qualificados.

Específicos da Disciplina
- Orientar os alunos com relação a organização e apresentação dos documentos exigidos para a realização do estágio; 
- Participar de seminários de práticas em Educação Física e Esporte; 
- Orientar os alunos para a elaboração e apresentação do relatório de atividades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7091496 - Paulo Roberto Pereira Santiago
 
Programa Resumido
Estratégias de apoio à preparação profissional do bacharel em educação física, através de diagnósticos, acompanhamento sistemático, participação e acompanhamento de experiências reais nas diversas áreas de atuação profissional.
 
 
 
Programa
1. Desenvolvimento do estágio - orientação documental;
2. Estruturação de exercícios em Educação Física e Esporte;
3. Seminários de práticas em Educação Física e Esporte;
4. Agenda de orientação relatório de atividades
 
MÉTODOS UTILIZADOS
- Entrega de relatório mensal de atividades;
- Aulas teóricas;
- Reuniões de supervisão e participação nos estágios.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita; - 01 (uma) avaliação do relatório de atividades;
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas duas avaliações.
Norma de Recuperação
Não há previsão para provas de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. FARIA JÚNIOR, A. G. Didática de educação física: formulação de objetivos. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981.
2. FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Editora Papirus, 1991.
3. JUNIOR, A.G. Prática de ensino em educação física, estágio supervisionado. Rio de Janeiro, Interamericana, 1982.
4. PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 6. ed. Editora Papirus, 2001.
5. PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática.2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
6. MARTINY, L. E.;  GOMES,S.; Pierre ,N. “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física. Rev. Educ. Fis. UEM., v.22, n.4, p.569-581, 2011.
7. ANTUNES, A.T. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, v.10, n.10, 2007.
8. RIBEIRO, V.T..; FOLLE, A.; FARIAS, G.O.; NAZARIO, P.F. Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio. Journal of Physical Education. v.26, n.1, 2015.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
1. FERNANDES, A.P.; ALMEIDA JR, A.S. Aprendizagens no estágio supervisionado: produzindo novas formas e sentidos para os registros. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 1, p. 53-64, 2013.
2. BENITES, L.C., NASCIMENTO, J.V.; MILISTETD, M.; FARIAS, G.O. Análise de conteúdo na investigação pedagógica em educação física: estudo sobre estagio curricular supervisionado. Movimento, v. 22, n. 1, p.35-50, 2016.
3. BACCON, A.L.P.; ARRUDA, S.M. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciênc. Educ. v.16, n.3, p. 507-524, 2010.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
As atividades de estágio caracterizam-se como um meio de aproximação do estudante de Educação Física com o mercado de trabalho. Isto posto, é notório o envolvimento do aluno com pessoas pertencentes a diferentes grupos sociais, de diferentes características físicas e motoras e de carências no que diz respeito à inserção da prática de exercícios em suas vidas. Adicionalmente, haverá a possibilidade de interação com outros profissionais, o que propiciará um ambiente de aprendizado único aos estudantes.
Objetivos da atividade
Essa atividade tem por finalidade apresentar os alunos do curso de Educação Física ao mercado de trabalho, assim como desenvolver habilidades interpessoais e de mínimo gerenciamento de carreira. Pretende-se também mostrar as possibilidades de atuação profissional e dar a oportunidade de aplicação dos conhecimentos acumulados durante o curso num ambiente real de prática profissional.
Descrição da atividade
Por meio das empresas conveniadas com a EEFERP-USP, os discentes terão a oportunidade de atuar em clubes, programas de saúde da família, academias, entidades esportivas e demais ambientes de inserção do profissional de Educação Física. Nesse contexto, o exercício, aplicado sob forma dos mais diversos objetivos (desde a formação esportiva, condicionamento físico e desempenho esportivo) poderão ser experienciados pelos alunos.
Indicadores de avaliação da atividade
Os indicadores de avaliação dessas atividades serão as fichas de avaliação recebidas pelos estagiários de seus respectivos supervisores, os relatórios produzidos pelos discentes no âmbito das atividades desenvolvidas, bem como a empregabilidade de nossos egressos.

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