Geral da Disciplina Oportunizar aos alunos vivenciar a atuação prática nos diferentes segmentos das organizações e grupos que desenvolvem atividades físicas e esportivas e ensinar a estruturar a intervenção da educação física e esporte, com a supervisão de profissionais qualificados. Específicos da Disciplina - Orientar os alunos com relação a organização e apresentação dos documentos exigidos para a realização do estágio; - Participar de seminários de práticas em Educação Física e Esporte; - Orientar os alunos para a elaboração e apresentação do relatório de atividades.
Estratégias de apoio à preparação profissional do bacharel em educação física por meio de atuação eventual, experiências reais e solução de problemas no contexto das diversas áreas de atuação profissional relacionadas com educação física e esporte.
1. Estágio: conceitos e fundamentos; 2. Locais apropriados para o estágio; 3. Desenvolvimento do estágio; 4. Roteiro para observação e acompanhamento de atividades; 5. Relatório de atividades desenvolvidas. MÉTODOS UTILIZADOS - Entrega de relatório mensal de atividades; - Aulas teóricas; - Reuniões de supervisão e participação nos estágios. ATIVIDADES DISCENTES Assistência às aulas expositivas; participação em aulas práticas; preparação de relatórios e trabalhos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1. FARIA JÚNIOR, A. G. Didática de educação física: formulação de objetivos. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981. 2. FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Editora Papirus, 1991. 3. JUNIOR, A.G. Prática de ensino em educação física, estágio supervisionado. Rio de Janeiro, Interamericana, 1982. 4. PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 6. ed. Editora Papirus, 2001. 5. PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática.2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 6. MARTINY, L. E.; GOMES,S.; Pierre ,N. “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física. Rev. Educ. Fis. UEM., v.22, n.4, p.569-581, 2011. 7. ANTUNES, A.T. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, v.10, n.10, 2007. 8. RIBEIRO, V.T..; FOLLE, A.; FARIAS, G.O.; NAZARIO, P.F. Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio. Journal of Physical Education. v.26, n.1, 2015. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1. FERNANDES, A.P.; ALMEIDA JR, A.S. Aprendizagens no estágio supervisionado: produzindo novas formas e sentidos para os registros. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 1, p. 53-64, 2013. 2. BENITES, L.C., NASCIMENTO, J.V.; MILISTETD, M.; FARIAS, G.O. Análise de conteúdo na investigação pedagógica em educação física: estudo sobre estagio curricular supervisionado. Movimento, v. 22, n. 1, p.35-50, 2016. 3. BACCON, A.L.P.; ARRUDA, S.M. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciênc. Educ. v.16, n.3, p. 507-524, 2010.