Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0154 - Tutoria Acadêmica em Educação Física e Esporte
Academic Tutoring in Physical Education and Sport

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Supervisionar a evolução do aluno ao longo do curso e acompanhar seu desempenho nas disciplinas.

Específicos da Disciplina
Orientar os alunos para as diferentes possibilidades de práticas acadêmicas que possam enriquecer sua formação ao longo do curso e discutir sobre as oportunidades profissionais apresentadas pelo mundo do trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5186511 - Enrico Fuini Puggina
2540480 - Hugo Tourinho Filho
 
Programa Resumido
Supervisão coletiva e individual do progresso acadêmico dos estudantes. Orientação profissional.
 
 
 
Programa
- Supervisão dos progressos acadêmicos dos estudantes no curso e seus desempenhos em disciplinas;
- Orientação sobre possíveis atividades de investigação em Educação Física e Esporte;
- Orientação sobre possíveis atividades de Cultura e Extensão em Educação Física e Esporte;
- Orientação sobre possíveis estágios em Educação Física e Esporte;
- Orientação referente ao mundo de trabalho e inserção profissional em Educação Física e Esporte;
- Indicação para realização das atividades complementares.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais e discussões em grupos e individuais sobre as perspectivas acadêmicas e profissionais na Educação Física e Esporte

ATIVIDADES DISCENTES
Participação nos encontros com os tutores e elaboração dos relatórios
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e participação em reuniões semanais; Redação relativa aos temas abordados durante o período.
Critério
Levantamento crítico dos temas abordados, indicando posicionamento quanto aos encaminhamentos pessoais referente ao progresso acadêmico e às possibilidades apresentadas com relação ao mundo do trabalho.
Norma de Recuperação
Não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1- DETSKY AS, BAERLOCHER MO. Academic Mentoring How to give it and how to get it. JAMA. v. 297, p. 2134-2136, 2007.
2 - TOBIN MJ. MENTORING: seven rols and some specifs. Am.J.Respir.Crit.Care., v. 170, p. 114-17, 2004.
3 - RAMANI S, GRUPPEN L, KACHUR EK. Twelve tips for developing effective mentors. Med.Teach., 28:404-408, 2006.
4- PALEPU A, FRIEDMAN RH, BARNETT RC, et al. Junior faculty members’ mentoring relationships and their professional development in US medical schools. Acad Med. v.73, p. 318-323, 1998.
5 - POLOLI LH, KNIGHT S, DENNIS K, FRANKEL RM. Helping medical school faculty realize their dreams. Acad Med. v.77, p.377-384, 2002.
6 - CAMERON SW, BLACKBURN RT. Sponsorship and academic career success. J Higher Educ. v.52, p. 369-377 ,1981.
7 - SCHAPIRA MM, KALET A, SCHWARTZ MD, GERRITY MS. Mentorship in general internal medicine: investment in our future. J Gen Intern Med. v. 7, p. 248-251, 1992.
8 - ALLEN TD, EBY LT, POTEET ML, LENTZ E. Career benefits associated with mentoring for proteges: a meta-analysis. J Appl Psychol. v. 89, p. 127-136, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
1- LEE JM, ANZAI Y, LANGLOTZ CP. Mentoring the mentors: aligning mentor and mentee expectations. Acad Radiol. v. 13, p. 556-561, 2006.
2- TOBIN MJ. Mentoring: seven roles and some specifics. Am J Respir Crit Care Med. v. 170, p. 14-117, 2004.
3 - RAMANI S, GRUPPEN L, KACHUR EK. Twelve tips for developing effective mentors. Med Teach. v. 28, p. 404-408, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0154

Clique para consultar o oferecimento para REF0154

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP