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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0159 - Pedagogia da Educação Física e do Esporte II
Physical Education and Sport Pedagogy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Capacitar o futuro profissional para planejar, gerenciar, executar e avaliar programas de práticas corporais e esportes coletivos em diferentes contextos. Desenvolver a capacidade de análise e crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas de profissionais de Educação Física e Esporte no âmbito das práticas coletivas.

Específicos da Disciplina
- Identificar e caracterizar as diferentes etapas de formação esportiva e suas implicações pedagógicas – Iniciação, especialização e alto rendimento.
- Identificar e aplicar os diferentes métodos de ensino ao longo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento de práticas corporais coletivas.
- Apresentar capacidade de reflexão crítica sobre aspectos socioculturais que envolvem a formação esportiva – participação de diferentes agentes sociais, como pais, treinadores, colegas, especialização esportiva precoce, seleção de talentos.
- Organizar processos didático-pedagógicos que envolvam práticas corporais coletivas.
- Discutir as diversas habilidades e competências pedagógicas necessárias ao exercício profissional na Educação Física e Esporte na orientação de práticas corporais coletivas em diferentes contextos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8470538 - Rafael Pombo Menezes
7844237 - Renato Francisco Rodrigues Marques
 
Programa Resumido
Fundamentos didáticos e pedagógicos na orientação de práticas corporais e esportivas coletivas. Intervenção do profissional no processo de Formação Esportiva em diferentes ambientes e contextos. Métodos de Ensino dos esportes coletivos. Competências Pedagógicas do profissional de Educação Física e Esporte no contexto das atividades coletivas.
 
 
 
Programa
1. O jogo como conteúdo da cultura de movimento
2. Formas de manifestação do esporte
3. Processo de formação esportiva em longo prazo
4. Implicações pedagógicas e formação esportiva: iniciação, especialização, investimento, alto rendimento e especialização precoce
5. Implicações pedagógicas e participação de pais na prática esportiva
6. Processos de organização didático-pedagógica em práticas corporais coletivas
7. Métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos
8. Vivências práticas em processos didático-pedagógicos de práticas corporais coletivas

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, complementadas pela discussão dos textos recomendados e seminários.

Aulas Práticas
Serão realizadas aulas práticas referentes às práticas corporais coletivas, sejam essas ministradas pelo docente da disciplina ou a partir das propostas dos alunos nos momentos avaliativos.

ATIVIDADES DISCENTES
Assistir e participar das aulas expositivas dialogadas; ler e discutir os textos previamente estipulados; participar das aulas práticas; participar da elaboração dos seminários e dos trabalhos propostos ao longo do semestre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) avaliação dissertativa, para a qual será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez); - 01 (uma) avaliação prática no final do semestre, do desenvolvimento e aplicação de uma proposta de ensino. Esta avaliação será composta por duas notas: 1) aplicação da proposta; 2) fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento da aula. Para cada uma dessas será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
Critério
A nota final do aluno será constituída pela média aritmética das três avaliações apontadas anteriormente.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma avaliação escrita de valor 10,0. A nota obtida neste momento será somada com a média final do aluno, sendo este produto divido por 2 – (Média final + Nota recuperação)*0,5 = Média da recuperação. O processo de recuperação respeitará as normativas vigentes da PRG-USP.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

AQUINO, R. L. Q. T. DE et al. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: Desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 115–128, 2015. 
BARKER, D. et al. ‘Just do a little more’: examining expertise in high performance sport from a sociocultural learning perspective. Reflective Practice, v. 15, n. 1, p. 92–105, 2014. 
CÔTÉ, J.; VIERIMAA, M. The developmental model of sport participation: 15 years after its first conceptualization. Science and Sports, v. 29, n. October 2014, p. S63–S69, 2014. 
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Rev. bras. ciênc. mov, p. 99–103, 2002. 
GALATTI, L. R. et al. Determinantes de excelência no basquetebol feminino: As conquistas da seleção Brasileira na perspectiva das atletas. Revista da Educacao Fisica, v. 26, n. 4, p. 621–632, 2015. 
MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia Do Esporte E O Referencial Histórico-Cultural: Interlocução Entre Teoria E Prática. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 414–430, 2014. 
MARQUES, R. F. R.; GUTIERREZ, G. L.; ALMEIDA, M. A. B. DE. O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte. Conexões, v. 6, n. 2, p. 42–61, 2008. 
MARQUES, R. F. R.; JANUÁRIO, J. DOS A. O talento esportivo sob uma perspectiva sociológica : reflexão sobre a oferta de oportunidades de aprendizagem e a influencia da herança cultural. Revista de Ciencias Sociales, v. 27, n. 40, p. 79–102, 2018. 
MENEZES, R.P. Ensino do handebol em longo prazo: estudo a partir da opinião de treinadores. Educación Física y Ciencia, v.20, p.e048, 2018.
MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351–373, 2014. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES.
	
CÔTE, J.; LIDOR, R.; HACKFORT, D. ISSP position stand: To sample or to specialize? Seven postulates about youth sport activities that lead to continued participation and elite performance. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 7, n. 1, p. 7–17, 2009. 
GALATTI, L.R.; SERRANO, P.; SEOANE, A.M.; PAES, R.R. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, v.8, n.2, p.79-93, 2012.
GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, v. 53, n. 1, p. 59–76, 2001. 
HODKINSON, P.; BIESTA, G.; JAMES, D. Understanding Learning Culturally: Overcoming the Dualism Between Social and Individual Views of Learning. Vocations and Learning, v. 1, n. 1, p. 27–47, 2008. 
MATIAS, C.J.A.S.; GRECO, P.J. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.252-271, 2010.
MENEZES, R.P.; REIS, H.H.B.; TOURINHO FILHO, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v.21, p.261-273, 2015
MODOLO, F.; MADEIRA, M.G.; SANTOS, W.R.; DALMEIDA, M.P.; MENEZES, R.P. Contextos e situações de aprendizagem de treinadores de handebol em âmbito escolar de um município do Estado de São Paulo. Movimento, v.23, p.1203-1216, 2017.
 

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