Geral da Disciplina: Conhecer os elementos fundamentais para a elaboração e desenvolvimento de programas de Educação Física para adultos. Específicos da Disciplina: - Conhecer os elementos fundamentais de programas de Educação Física para adultos; - Conhecer os tipos de exercícios recomendados para programas de Educação Física para adultos e seus benefícios para esta população; - Compreender as formas de mensuração e controle da intensidade dos exercícios cardiorrespiratórios, de força, de flexibilidade e neuromotores; - Saber empregar as principais estratégias utilizadas para adesão e manutenção em programas de Educação Física para adultos; - Desenvolver a capacidade crítico-analítica sobre os diferentes tipos de programas de Educação Física para adultos; - Desenvolver a capacidade de elaborar e desenvolver aulas de Educação Física para adultos;
Elementos de programas de Educação Física para adultos. Elaboração de aulas de Educação Física para adultos. Observação de programas de Educação Física para adultos. Tipos de programas de Educação Física para adultos.
1. Elementos de programas de Educação Física para adultos: 1.1 - Tipos de exercícios físicos e seus benefícios 1.2 - Anamnese e avaliação física 1.3 – Estratégias para adesão e manutenção 1.4 – Investimento para implementação e manutenção 2. Elaboração de aulas de Educação Física para adultos: 2.1 – Objetivos 2.2 – Planejamento e organização 2.3 – Formas de mensuração e controle da intensidade 2.4 – Orientação, supervisão, motivação, feedback 3. Observação de programas de Educação Física para adultos: 3.1 – Características gerais do programa 3.2 – Planejamento dos exercícios incluídos no programa 3.3 – Organização dos exercícios durante a aula 3.3 – Formas de orientação, supervisão, motivação, feedback 3.4 – Estratégias utilizadas para adesão e manutenção MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, estudos dirigidos e seminários. Aulas práticas Os alunos deverão elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante as aulas teóricas. Além disso, os alunos realizarão visitas técnicas para acompanhar programas de Educação Física para adultos e apresentarão seminários sobre o que observaram nas visitas integrando os aspectos teóricos/práticos desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas. ATIVIDADES DISCENTES Participação ativa nas aulas expositivas e práticas; elaboração de relatórios e estudos dirigidos; ler os textos indicados; realizar as provas e participar dos seminários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS 1- American College of Sports Medicine. Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory, Musculoskeletal, and Neuromotor Fitness in Apparently Healthy Adults: Guidance for Prescribing Exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2011. 2- American College of Sports Medicine (ACSM). Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição, Guanabara Koogan, 2010. 3- CONFEF. Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física na atenção básica à saúde. 2017. 4 - Heyward, V. H. Avaliação física e prescrição de exercício, técnicas avançadas, Artmed, 2013. 5 – Howley, E. T.; Don Franks, B. Manual do condicionamento físico, Armed, 2008. 6- McArdle, W. D. (2008). Fisiologia do exercício, Guanabara Koogan. 7 - Pitanga, F. J. Epidemiologia da atividade física, do exercício físico e saúde, Phorte, 2010. 8 - Saba, F. Gestão em atendimento, Manole, 2012. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES 1 – Castro, M. S. et al. Motivos de Ingresso nos Programas de Exercícios Físicos Oferecidos pelo Serviço Social do Comércio – SESC-DF. Movimento, v. 15, p. 87-102, 2009. 2- Castro, M. S. et al. Motivos de permanência dos praticantes nos programas de exercícios físicos oferecidos pelo Serviço Social do Comércio – Brasil. Motricidade, v.6, p.23-33. 3 – Castanho et al. Custo-benefício de programa de exercício físico para redução de peso em adultos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 16, p. 316-321, 2011. 4- Ekelund, U., et al. Does physical activity attenuate, or even eliminate, the detrimental association of sitting time with mortality? A harmonised meta-analysis of data from more than 1 million men and women. Lancet, v. 338, p. 1302-10, 2016.